segunda-feira, 2 de outubro de 2017

FÁBIO CARAMURU LANÇA PROJETO ECO MÚSICA Rio

PROJETO ECOMÚSICA RIO UNE PIANO, PROJEÇÕES E SONS DA NATUREZA EM CONCERTOS COM A TEMÁTICA DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. AS APRESENTAÇÕES NO RIO SERÃO GRATUITAS E CONTARÃO COM A PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DO CORO DE ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL MAURICIO AZEDO, DO CAJU.

O projeto EcoMúsica Rio consiste na realização de 3 concertos gratuitos, nos quais o pianista e compositor Fábio Caramuru irá se apresentar acompanhado por um coro de alunos da Escola Estadual Mauricio Azedo. Tendo como inspiração um videoclipe inédito gravado no alto do Forte do Leme, os concertos são interativos, com projeções de imagens da natureza e uso de sons da fauna brasileira, lançando foco sobre a temática da preservação ambiental. O projeto pretende estabelecer interações inovadoras entre a música e a natureza,tendo o Rio de Janeiro como protagonista.

O concerto intitulado EcoMúsica – Conversas de um Piano com a Fauna Brasileira serão realizadas no dia 25 de agosto, no Forte Duque de Caxias, no Leme, dia 13 de setembro, no Teatro I do CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil, na Rua Primeiro de Março, e no dia 15 de setembro, no CCJF – Centro Cultural Justiça Federal, na Cinelândia. As apresentações no CCBB e no CCJF fazem parte da programação artística Música no Museu, considerada a maior série de música clássica do Brasil.

O EcoMúsica Rio foi beneficiado pela Lei do ISS da Prefeitura do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, tendo como incentivador a Libra Terminais Rio. Todas as atividades são gratuitas. O EcoMúsica Rio é uma parceria entre a Echo Promoções Artísticas e a Kommitment Produções.

O MÚSICO...
Desde 2009, o pianista e compositor Fábio Caramuru desenvolve atividades para abordar a temática da preservação ambiental de uma forma impactante. 

Os primeiros concertos do projeto EcoMúsica foram apresentados em abril de 2013, no Memorial da América Latina, em São Paulo, abordando os sons e imagens dos cenários naturais da mata atlântica do litoral paulista. 

Em 2015, foi lançado o CD “EcoMúsica | Conversas de um piano com a fauna brasileira”, já em sua terceira tiragem (a segunda, bilíngue, foi encomendada pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro, e a terceira, pelo selo japonês Flau), trazendo um registro sonoro inovador, no qual o pianista apresenta um diálogo entre o piano e os sons de aves, insetos e um anfíbio, obtidos na Fonoteca Neotropical Jacques Vielliard (FNJV), da Unicamp. 

Em abril de 2016, o videoclipe “Cigarra”, gravado no interior do Estado de São Paulo, foi lançado com muito sucesso em um concerto realizado na Sala São Paulo no dia 10 de abril de 2016 e também nas redes sociais. 

Em abril de 2017, o pianista realizou um concerto no Auditório Ibirapuera, seguido de uma turnê por oito cidades do Japão para divulgar os CDs EcoMúsica e Tom Jobim, lançados em território japonês.

ECOMÚSICA...



A ideia para o concerto EcoMúsica surgiu depois de uma pesquisa na Fonoteca Neotropical Jacques Vielliard, na Unicamp, na qual Fábio selecionou alguns registros de sons de animais sobre os quais trabalhou para a criação de 14 temas musicais, que originaram o CD Ecomúsica  – Conversas de um Piano com a Fauna Brasileira, lançado em 2015.

Echo Promoções Artísticas...
A Echo Promoções Artísticas foi criada em 1988 pelo pianista Fábio Caramuru, atual diretor. A empresa se destaca no mercado pela idealização e realização de importantes projetos de natureza cultural, nos mais variados segmentos, no Brasil e no exterior. Atualmente, a Echo desenvolve projetos incentivados (Lei Rouanet e ProAC), eventos corporativos e iniciativas patrocinadas por empresas estatais.

Kommitment Produções Artísticas...
A Kommitment Produções Artísticas desenvolve projetos de amplitude nacional que privilegiam a música, o teatro e a dança há sete anos. Na bagagem de realizações estão festivais, turnês e programas de cunho sócio educativo realizados em parceria com empresas consolidadas no desenvolvimento de metodologias educacionais para o público infanto-juvenil. Dentre os projetos já consolidados estão o Festival Música na Estrada (região norte e centro-oeste), que caminha para sua 7ª edição em 2017, e o Circuito Cultural da Cidadania que chega a sua 3ª edição neste ano na região sudeste.

Música no museu...
Música no Museu, iniciado em 1997, tornou-se a maior Série de música clássica do Brasil, reconhecido pelo RankBrasil, a versão brasileira do Guinness Book. Seus números são impressionantes chegando a fazer mais de 500 concertos por ano, de norte a sul do Brasil, ocupando cerca de 2.500 músicos/ ano, além de uma vertente internacional, desde 2006 em cidades de Portugal, Espanha, França, USA (inclusive no Carnegie Hall em Nova Iorque), Republica Tcheca, Marrocos, Índia, Itália, Alemanha, Áustria, Chile, Argentina, Vietnã  e Austrália, levando músicos e a musica brasileira para o exterior.

Dupla Escola...
A Escola Estadual Maurício Azedo, localizada no Caju, faz parte do Programa Dupla Escola da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. O Programa Dupla Escola tem como objetivo transformar a unidade escolar convencional em um espaço de oportunidade para o aluno, onde ele entenda que o investimento nos estudos é importante para o seu futuro. Dupla Escola significa duas vezes escola: jornada dupla. E, para manter um adolescente na escola em tempo integral, é importante que o espaço seja atrativo. Assim, é necessário que a política de educação entenda o que o jovem quer e atenda aos seus anseios. Algumas das unidades que ofertam cursos de formação profissional contam com parceiros da iniciativa privada, como é o caso do Grupo Libra.
________
AGENDA:
25 DE AGOSTO – SEXTA-FEIRA – 20H
Forte Duque de Caxias (Auditório)
Local: Praça Almirante Júlio de Noronha, s/nº – 
Leme, Rio de Janeiro
Tel.: (21) 3223-5076
Classificação: Livre
Entrada Gratuita
Distribuição de senhas: 1 hora antes 
Obs: Não é permitida a entrada de pessoas de 
chinelo, roupa de banho, short, saia e/ou vestido 
curto (10cm, ou mais, acima do joelho) e roupa 
com a barriga de fora ou transparente.

13 DE SETEMBRO – QUARTA-FEIRA – 12H30
CCBB – Centro Cultural do Banco do Brasil
Local: Rua 1º. de Março 66 – TEATRO I – Centro
Tel.: (21) 3808-2020
Classificação: Livre
Entrada Gratuita
Distribuição de senhas: 1 hora antes 

15 DE SETEMBRO – SEXTA-FEIRA – 15H
CCJF – Centro Cultural Justiça Federal
Local: Avenida Rio Branco, 241 – Centro
Tel.: (21) 3261-2550
Classificação: Livre
Entrada Gratuita
Distribuição de senhas: 1 hora antes 

SAIBA MAIS SOBRE FÁBIO CARAMURU:






Nenhum comentário:

Postar um comentário