segunda-feira, 27 de novembro de 2017

A MÚSICA COMO PROFISSÃO

PARA SER MÚSICO NÃO BASTA SOMENTE TER TALENTO.  TAMBÉM NÃO É  NECESSÁRIO  TER  DIPLOMA,  PORÉM ENVOLVE   INÚMEROS  FATORES  COMO  DEDICAÇÃO, ESTUDO E PESQUISA.   

   * Por Hamilton de Oliveira

A música é uma das artes mais antigas e respeitadas na antiguidade. Na Grécia antiga ela fazia parte do “quadrivium”, que era o nome dado ao conjunto de quatro matérias (aritmética, geometria, astronomia e música) ensinadas nas universidades helênicas na fase inicial do percurso educativo. Passou por diversas transformações ao longo do tempo e chegou ao nosso cotidiano recheada de influências de todos os cantos do mundo.

Com o avanço da tecnologia, a iniciação musical está mais acessível à todas as camadas da população brasileira. Hoje em dia, para ser músico não basta somente ter talento e dedicação. É preciso também ter um bom marketing pessoal para entrar no mercado de trabalho. Alem desses fatores, o músico ainda precisa ter bom ouvido, habilidade manual, ser perfeccionista, gostar de pesquisar e trabalhar em equipe, e ter disposição para estudar e praticar bastante.

Para seguir carreira, não é necessário ter diploma. Pode-se cursar um conservatório, frequentar escolas de música ou ter um instrutor particular. Mas para quem quer se aprofundar nos estudos, a universidade é de grande importância para que o músico aprimore suas habilidades no instrumento.


A área de atuação musical no Brasil é bem extensa. Vai desde arranjador, regente, solista e músico de orquestras sinfônicas, de jazz ou bandas militares, até professor, historiador musical, coralista, preparador vocal, produtor musical, produtor de jingles publicitários, músico de estúdio, entre outros.  

Com tudo isso, será que é possível viver de música no Brasil? Com uma boa dose de dedicação e muito estudo, eu diria que sim, é possível viver de música, mesmo com uma crise mundial que assola em cheio nosso país. Para aqueles que se propõem a dar aulas, a graduação leva de três a quatro anos e oferece duas habilitações: o universitário, que pode optar pela licenciatura em música, permitindo que ele ensine, ou o bacharelado em instrumentos (sopro, corda, teclado e percussão), que vai possibilitar ao graduado atuar no canto, compor partituras e reger orquestras. Tem também a pós-graduação em docência no ensino superior, onde ministrará aulas em universidades e faculdades em todo Brasil na sua disciplina específica.

Pesquisas recentes mostram que o músico tem carreira muito longa, que começa, em média, aos 18 anos e pode ir além dos 70 anos.  

Portanto, se você pensa em ser um músico profissional e ganhar dinheiro com isso, não espere a oportunidade chegar sem que você esteja preparado.

Até breve.

__________________
* Hamilton de Oliveira iniciou seus estudos no Curso de MPB/Jazz no Conservatório de Tatuí, formou-se em Licenciatura pela UNISO no curso de Música e Pós-graduou-se pelo SENAC em Docência no Ensino Superior. É maestro, tecladista, pianista, acordeonista, arranjador, produtor musical, professor e colaborador da Revista Keyboard Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário