sexta-feira, 24 de novembro de 2017

*Como ter uma experiência excepcional de comunicação em salas de videoconferência

QUANDO COMUNICAMOS UMA MENSAGEM, ESTAMOS TRANSMITINDO UMA INFORMAÇÃO. NEM SEMPRE ESSA INFORMAÇÃO É COMPREENDIDA CONFORME GOSTARÍAMOS.

Por Didiê Cunha

Para que a nossa comunicação seja eficaz e surta o efeito desejado não basta comunicar. É fundamental que os destinatários entendam aquilo que dizemos e compreendam aquilo que queremos dizer de forma simples e clara.

Para que esse objetivo seja atingido, e para conseguirmos ter uma experiência excepcional de comunicação nos ambientes de videoconferência criei uma lista que nos dará um norte de como chegar lá. E tudo começa com o comportamento e postura do usuário.

Dicas de etiqueta em reuniões via conferência de AV 

Dentro da sala:
- Respeitar e manter silêncio quando outra pessoa estiver falando.
- Discussões entre mais de 2 pessoas são difíceis de ser compreendidas pelo outro lado. 

Espere sua vez para falar.
- Fale em tom normal, claro e com pausas, procure articular bem as palavras e falar de forma a facilitar a compreensão.
- Não gerar ruídos ambientes como cliques de caneta ou batidas na mesa.
- Café é bom, mas as batidas da colher na xícara, ou da xícara no pires, podem ser extremamente incômodas para o outro lado da videoconferência.
- Não embaralhe papéis ou outras atividades de distração que sejam barulhentas.
- Evite abrir embalagens de balas, bombons, barra de cereal e afins durante a videoconferência, estas geram um ruído muito desconfortável.
- Desligue, ou coloque o celular no silencioso

Remotamente em dispositivo móvel?
- Sempre colocar o microfone em mudo quando não estiver falando.
- Procure lugares silenciosos e com boa acústica.
- Procure estar em lugar com bom sinal de celular ou Wi-Fi para evitar drop outs.

Evite:
- Entrar em reuniões remotas em ambientes muito barulhentos, será ruim de ouvir e de ser ouvido.
- Lugares muito reverberantes.
- Usar o modo alto-falante do celular se possível, este pode interferir com a qualidade da chamada.

E se possível:
- Escolha equipamentos de áudio com funções avançadas de mixagem automática e autogating, como o microfone de teto MXA910 da Shure por exemplo.
- Procure testar os equipamentos antes de entrar na chamada de VC. Teste seu lado e o oposto também. Cada chamada poderá ser diferente pois cada farend pode trazer surpresas inesperadas.

Em conclusão, estaremos perante uma comunicação perfeita quando os destinatários da nossa mensagem compreenderem exatamente aquilo que dizemos e aquilo que queremos dizer.

Certamente, seguindo essas recomendações teremos uma experiência mais qualificada de nossas reuniões.


*Por Didiê Cunha, Especialista em Desenvolvimento de Mercado, Som Instalado, da SHURE DO BRASIL

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SOBRE A SHURE  https://br.shure.com/

Fundada em 1925, a Shure Incorporated (www.shure.com) é reconhecida como a maior fabricante mundial de microfones e produtos eletrônicos de áudio. Sua linha diversificada de produtos inclui microfones com fio, sistemas de microfone sem fio, sistemas de monitoramento pessoal intraauricular, sistemas de conferência e discussão, sistemas de áudio em rede, premiados earphones e headphones, além de cartuchos fonográficos da mais alta qualidade. Sediada em Niles, Illinois (EUA),  possui sedes regionais de vendas e marketing em Eppingen (Alemanha) e Hong Kong (China) e 30 outras unidades de fabricação e escritórios regionais de vendas nas Américas, Europa, Oriente Médio, África e Ásia. 










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