sexta-feira, 24 de novembro de 2017

A MÚSICA DO PONTO DE VISTA EVANGÉLICO

A MÚSICA RELIGIOSA INICIA-SE NA INTENÇÃO DE SUA EXISTÊNCIA. O PROPÓSITO PARA O QUAL ESTÁ SENDO COMPOSTA E MUITO MAIS À QUEM SERÁ OFERECIDA. ESTÁ DENTRO DO CAMPO DO “POR QUE?” DO “PARA QUE?” E “PARA QUEM?”. É DESSA MANEIRA QUE SE DIFERE A MÚSICA DENOMINADA SECULAR DA MÚSICA RELIGIOSA. NESTA EDIÇÃO, VAMOS ENTENDER MAIS AFUNDO SOBRE ESSE TEMA TÃO ATUAL.

* Por Evaristo Fernandes


É uma grande satisfação participar deste espaço para falar sobre música do ponto de vista evangélico. Importante esclarecer que a música executada em quaisquer que sejam as religiões e crenças professadas é composta pelos mesmos elementos, a saber: “harmonia”, “melodia” e “ritmo” e o som que esta produz contém os mesmos ingredientes:“intensidade”, “duração”, “altura” e “timbre”, ou seja “música é música em qualquer lugar”. O Samba, o Pop, o Rock, o Rap, o Clássico, enfim, os mais variados estilos se repetem tanto nas casas de show, quanto nos templos. As construções harmônicas e melódicas se assemelham e se repetem. Não seria exagero dizer que muitas vezes se tornam “mais do mesmo”.

Uma resposta óbvia e provável seria: “A LETRA”, ou seja, o conteúdo. De fato, esta resposta é bastante coerente, no entanto, gostaria de pedir um pouco mais de atenção! Ainda estamos falando de “música” e não de poesia. A música possui uma mensagem em sua estrutura, mensagem esta que vem antes da letra. A música emociona, alegra, produz as mais variadas sensações e não é incomum que associemos nossas lembranças a música do momento. Quantas músicas não temos em nossa memória que nos remetem apenas nas primeiras notas que ouvimos às mais diferentes situações? Logo,a música religiosa começa antes da parte A, onde o cantor inicia sua participação.

Aliás, a diferença da música religiosa para a música secular inicia-se antes mesmo do audível, ou seja, antes do instrumental; Antes da contagem do compasso; A música religiosa inicia-se na intenção de sua existência. O propósito para o qual está sendo composta e muito mais à quem será oferecida. Está dentro do campo do “Por que?” do “Para que?” e “Para quem?”. 

Durante estes mais de 30 anos como músico atuando no evangelho percebi muitos equívocos pelo simples fato do não atentar destas questões. E é sobre este pano de fundo que proponho conversarmos neste espaço. Acredito que será muito interessante, por este motivo, convido a todos que acompanhem esta coluna e divulguem aos seus amigos. E enviem seus e-mails com questionamentos, críticas, etc. Terei imenso prazer em interagir com todos vocês. 

É isso! Deus continue abençoando a todos vocês e até já! 
__________________
* Evaristo Fernandes é multi-instrumentista, compositor, produtor e escritor. O músico também ministra o workshop “Talento, Técnica e Unção”, por todo o país. Tecladista da Banda Voz da Verdade há mais de 30 anos, atualmente é artista das marcas: Roland, Power Stomp Pedals, Power Play Fontes e Key Pro Stand e, juntamente com Zeca Quintanilha e Rafael Sanit é colaborador da Revista Keyboard Brasil na seção Espaço Gospel.














Nenhum comentário:

Postar um comentário