segunda-feira, 27 de novembro de 2017

PORCUPINE TREE

PROJETO QUE CONSIDERO UM DOS MELHORES  DA ATUALIDADE, OUSADO, CHEIO DE PESO E ATMOSFERAS DE SINTETIZADORES E VOCAIS PSICODÉLICOS. CONHEÇA A BANDA BRITÂNICA  PORCUPINE TREE.

  * Por Amyr Cantusio Jr. 



Liderados pela genialidade do músico Steve Wilson, sua música pode ser considerada como rock progressivo, rock psicadélico, experimentalismo avantgarde e heavy metal, com uma tendência mais “dark” e gótica.

Aliada também aos elementos da música eletrônica e space rock, o som do Porcupine Tree lembra, de leve, o Pink Floyd e o Hawkwind em alguns momentos. Mas  Steve tem sua própria marca registrada. A entrada do baterista fenomenal (um dos melhores do mundo) Gavin Harrison no álbum “In Absentia” trás uma carga de artilharia mais técnica e pesada ao som.

O Porcupine Tree conta já com mais de uma dezena de álbuns maravilhosos, e ainda com projetos “solo” de Steve Wilson.

Steve participou de álbuns do vocalista do Marillion, Mr.Fish em várias ocasiões e foi um reeditor/remaster dos álbuns do King Crimson contratado diretamente pelo mestre Robert Fripp. Ou seja, Steve Wilson hoje já é uma marca registrada dentro da música/rock de vanguarda mundial.

Atualmente, a banda se encontra parada já que seu líder Steven Wilson está focado em sua carreira solo. Porém, atente em ouvir os álbuns, que considero a obra prima do rock atual. Outras similaridades vão para o grupo inglês Ozric Tentacles. Mas são só algumas por se tratar de space rock recheado com sintetizadores, sitars, guitarras pesadas e flutuantes.

As temáticas rebatem a física nuclear, a ficção científica, a metafísica e o ocultismo, por isso é mais que indicadíssimo!

Integrantes:
Steven Wilson – voz, guitarra, piano, teclado e baixo
Richard Barbieri – sintetizador e teclado
Colin Edwin – baixo
Gavin Harrison – bateria e percussão
John Wesley (concertos somente) – voz e guitarra

Discografia básica:
On the Sunday of Life... - 1991
Up the Downstair - 1993
The Sky Moves Sideways - 1995
Signify - 1996
Stupid Dream - 1999
Lightbulb Sun - 2000
In Absentia - set 2002
Deadwing - 2005
Fear of a Blank Planet - 2007
The Incident - 2009

_______________________

*Amyr Cantusio Jr. é músico (piano, teclados e sintetizadores) compositor, produtor, arranjador, programador de sintetizadores, teósofo, psicanalista ambiental, historiador de música formado pela extensão universitária da Unicamp e colaborador da Revista Keyboard Brasil.








Nenhum comentário:

Postar um comentário