sexta-feira, 22 de janeiro de 2016



As Etapas de Uma Produção Musical - Parte 1 -

* Por Murilo Muraah


ENTENDA PORQUE É MUITO ÚTIL COMPREENDER 
O QUE PODE SER FEITO NAS ETAPAS DE UMA 
PRODUÇÃO MUSICAL E COMO ELAS SE RELACIONAM. 


Na coluna do mês passado, tivemos uma breve introdução à produção musical, para entender melhor aspectos básicos dessa área. Já sabemos que produtores diferentes encaram a produção musical de formas diferentes - e visões diferentes também podem existir quando falamos sobre como o trabalho pode ser construído, quais ferramentas serão utilizadas, de quais maneiras, em quais momentos, para quais fins.

Para podermos entender de forma mais fácil e objetiva como uma produção musical pode partir da ideia inicial do compositor e chegar até o produto final apresentado ao público, nas próximas duas colunas veremos aqui uma forma mais tradicional e bastante linear de como esse trabalho pode ser realizado. É muito útil compreender o que pode ser feito nestas etapas e como elas se relacionam. Podemos pensar que ocorrem na seguinte ordem: Pré-Produção, Gravação, Edição, Mixagem e Masterização.

Pensar nas etapas dessa forma linear pode nos ajudar a fazer escolhas em momentos mais apropriados, para não cair naquele velho papo de que é melhor resolver um problema que se apresenta agora em alguma etapa seguinte. Nos ajuda também a focar nossa atenção de forma mais apropriada ao trabalho que está sendo realizado em cada momento. Se estamos fazendo uma mixagem e precisamos nos preocupar com problemas que poderiam ter sido resolvidos na edição, por exemplo, muitas vezes teremos que deixar de lado um estado mental mais criativo para fazer um trabalho mais mecânico - além do cansaço que virá, essa troca de foco pode dificultar a volta ao trabalho criativo.

Por outro lado, devemos lembrar que o trabalho que caracteriza cada uma destas etapas nem sempre ocorre de forma linear. Por exemplo: a gravação de um instrumento virtual presente em uma música pode ter ocorrido durante a Pré-Produção, às vezes antecipando até o uso de ferramentas e técnicas que geralmente são utilizadas nas etapas de edição e mixagem.

Mas, afinal, o que acontece nestas etapas?

Pré produção
Todo o trabalho realizado antes de iniciarmos a gravação. Essa etapa é muitas vezes negligenciada, fazendo com que as etapas seguintes sejam mais problemáticas do que deveriam ser. Durante a pré-produção, podemos planejar qual é e como será utilizado o orçamento da nossa produção, o cronograma de execução das diferentes atividades necessárias ao projeto, qual é o público que pretendemos atingir, etc.

Além de questões burocráticas, também podemos trabalhar aspectos técnicos e artísticos muito importantes nessa etapa: qual é a estética que buscamos nesta produção, quais músicas do repertório do(s) compositor(es) serão gravadas, como essas músicas podem ser arranjadas e muitas vezes até modificadas para se aproximarem mais da estética e dos objetivos desejados, etc.

Uma pré-produção bem feita nos dará a possibilidade de compreender, desde muito cedo, o que esperamos do trabalho que estamos produzindo e quais caminhos podemos seguir para chegar onde queremos, além de identificar possíveis pontos fortes e fracos do projeto, nos permitindo fazer escolhas mais conscientes durante toda a produção.


Durante esta etapa, toda a preparação para a gravação também pode ser feita, garantindo que a próxima etapa ocorra de forma mais segura, rápida e com maior qualidade. Podemos não apenas planejar quando as gravações vão acontecer, quanto tempo nos dedicaremos a elas e que salas, equipamentos e técnicas de captação poderemos utilizar, mas também garantir que todos os músicos envolvidos no projeto estarão bem preparados para executar suas partes.

Gravação
Nesta etapa, buscamos gravar todos os sons que estarão presentes na produção com a maior qualidade possível. Lembrando que a qualidade está totalmente ligada à estética desejada para a produção - o mesmo instrumento captado de forma limpa, transparente, pode representar um som de alta qualidade em um projeto e péssima qualidade em outro, caso a estética buscada exija, por exemplo, algo sujo, artificial, distorcido. Nesse exemplo, estaríamos perdendo a chance de buscar o som desejado já na gravação, deixando para tentar criá-lo nas etapas seguintes - algo que nem sempre trará resultados satisfatórios.


Para  garantir  que  uma  boa  gravação  ocorra,  não  basta plugar  ou  microfonar  um instrumento de qualquer jeito e apertar o REC. Muitas vezes precisamos gastar muito mais tempo testando formas diferentes de gravar um instrumento do que de fato realizando a captação da execução do músico. Isso acontece porque, dependendo do local e equipamentos que temos à disposição, podemos testar como o instrumento soa não apenas em salas diferentes, mas em locais diferentes dentro de uma mesma sala.

Podemos testar também quais equipamentos serão utilizados para realizar a captação (microfones, DIs, pré-amplificadores, etc.), como posiciona-remos os microfones para captar o som que desejamos, quais bibliotecas de samples serão utilizadas para gravar os instrumentos virtuais, etc.

Percebam que muitas destas atividades envolvendo a exploração de instrumentos, equipamentos e ambientes podem ocorrer ainda na Pré-Produção, principalmente quando gravamos o projeto em nosso próprio home studio. Isso pode facilitar demais o trabalho que será realizado durante a gravação, pois os músicos e técnicos envolvidos poderão focar sua energia principalmente na captação da melhor execução musical possível.

Se os sons forem gravados com boa qualidade, as etapas seguintes também terão menos complicações.  Sobre  elas  falaremos na próxima  coluna. Aproveito  para  desejar  a  todos  os leitores um grande ano, com muita música e muitas produções!


_________________________
*Murilo Muraah é Bacharel em Comunicação Social pela FAAP e proprietário da Muraah Produções, onde atua como professor de áudio analógico e digital, produtor musical, compositor de trilhas sonoras e músico. Possui vasta formação, com cursos realizados dentro e fora do Brasil, incluindo: Diploma de Música (Southbank Institute of Technology - Brisbane/AUS), Formação de Apresentadores de Rádio (Rádio 4EB FM – Brisbane/AUS), Radialista – Sonoplastia (SENAC), além de diversos cursos de composição, produção musical, áudio e acústica em escolas onde atuou também como professor. Atualmente vem apresentando cursos, palestras e workshops em importantes eventos e instituições de ensino, como a Campus Party Brasil, a Faculdade de Música do Centro Universitário FIAM-FAAM e a SAIBADESIGN, além de atuar como técnico de áudio no estúdio da Fábrica de Cultura Jardim São Luis.


Murilo Muraah






Nenhum comentário:

Postar um comentário