sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Salomão Soares

ROMPENDO PARADIGMAS E CONTRIBUINDO PARA O RECONHECIMENTO DA CULTURA POPULAR E DA MÚSICA INSTRUMENTAL BRASILEIRA, SALOMÃO SOARES TEM GANHADO CADA VEZ MAIS NOTORIEDADE NA CENA MUSICAL PAULISTANA, SENDO SEU TRABALHO MUITO REQUISITADO EM FESTIVAIS, SHOWS E GRAVAÇÕES, ENVOLVENDO TAMBÉM AS MAIS DIVERSAS ESFERAS CULTURAIS DO ENTRETENIMENTO, COMO O TEATRO, A TELEVISÃO, O RÁDIO E A INTERNET. 


* Por Mateus Schanoski 




Nascido e criado no interior paraibano, o pianista e arranjador radicado na cidade de São Paulo, Salomão Soares, apesar dos seus vinte quatro anos, carrega uma vasta experiência em suas criações musicais. Durante sua infância e adolescência, sempre ouviu boa música em casa e respirou bons ares interioranos em Cruz do Espírito Santo, aflorando sua musicalidade desde muito cedo por influência de seus pais. O pai, seu José, sempre foi um apaixonado pela música brasileira de Luiz Gonzaga, Paulinho da Viola e Elis Regina. A mãe, Maria José, muito cuidadosa, tinha todas aquelas melodias antigas na ponta da língua, além de dedilhar algumas das quais gostava ao violão. Notável terra musical que é, o menino cresceu nesse pedaço de nordeste ouvindo histórias do sertão paraibano, tocando saxofone na banda marcial da cidade, batendo triângulo, zabumba e pandeiro embalado pelas festas de São João.

De 2008 pra cá, mergulhou profundamente aos estudos, à pesquisa e ao seu desenvolvimento como instrumentista, arranjador e compositor. Como consequência dessa busca, Salomão segue com destino à São Paulo com intuito de expandir suas fronteiras e se forma em Piano Popular pelo conceituado Conservatório Dramático e Musical de Tatuí, sendo orientado pelo pianista André Marques (Hermeto Pascoal e Grupo). Daí em diante, seu caminho tomou ainda mais prumo, seus passos ficaram mais largos e seus desejos puderam tomar de conta do seu fazer musical.

Envolto de talento e sensibilidade incríveis, o pianista paraibano domina diversas linguagens da música popular, que lhe permitem uma versatilidade muito grande em seus trabalhos. Suas performances são notáveis e já foram realizadas ao lado de alguns nomes marcantes música brasileira como Hermeto Pascoal, Filó Machado, Nenê, Vinicius Dorin, Fábio Leal, Arismar do Espírito Santo, Altay Veloso e Lilian Carmona. Excursiona com o Rodrigo Digão Braz Trio, participando de festivais pelo Brasil inteiro. O trio gravou, no final de 2014, o seu primeiro disco intitulado “Carvão”. Salomão Soares também produziu e arranjou o disco “Casa que é mundo" da cantora paraibana Rinah, que será lançado em 2016.

Salomão Soares se mostra claramente como um dos destaques da nova geração do piano brasileiro e já foi apadrinhado pelo músico Itiberê Zwarg (Hermeto Pascoal e Grupo), que o convidou para ministrar um curso sobre música universal e realizar um show ao seu lado no teatro do Sesc Pinheiros em São Paulo. A qualidade de seus arranjos e produções tem ganhado cada vez mais notoriedade na cena musical paulistana e, constantemente, o seu trabalho vem sendo requisitado para participações em festivais, shows e gravações, envolvendo também as mais diversas esferas culturais do entretenimento, englobando o teatro, a televisão, o rádio e a internet. É um músico que rompe paradigmas e contribui para o reconhecimento da cultura
popular de seu país, do compositor e da música instrumental brasileira.


Salomão Soares toca com 
Hermeto Pascoal e Grupo. 


Saiba mais sobre Salomão Soares clicando em: 

____________________
*Mateus Schanoski é graduado em Piano Erudito (Conservatório Bandeirantes), Piano Popular (CLAM e ULM), Teclado e Tecnologia (IT&T).  É tecladista,  pianista,  organista,   sideman, arranjador, produtor musical, professor e colaborador da  Revista Keyboard Brasil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário