segunda-feira, 25 de janeiro de 2016




O QUE É PRECISO PARA SER UM MÚSICO PROFISSIONAL?


HUMILDADE, PONTUALIDADE, MATURIDADE ENTRE OUTROS FATORES, DEVEM SER LEVADOS A SÉRIO SE QUISER TORNAR-SE UM MÚSICO COMPETENTE, PROFISSIONAL!

* Por Daniel Baaran


Como todo mundo sabe, eu sempre deixei bem claro que o meu começo na música foi na igreja. Quando tinha 14 anos, eu já admirava dois tecladistas que tocavam na igreja, chamavam-se Lincoln e Reynaldo Daudt. Tocavam muito bem e encantavam a todos com uma bela harmonia vinda da música Gospel. Meu interesse era muito grande sobre como funcionava um piano ou teclado, como eles geravam esses sons e qual combinação era necessária para formar essa harmonia.  

Quando tinha 14 anos, eu já admirava dois tecladistas que tocavam na igreja, chamavam-se Lincoln e Reynaldo Daudt. Tocavam muito bem e encantavam a todos com uma bela harmonia vinda da música Gospel. Meu interesse era muito grande sobre como funcionava um piano ou teclado, como eles geravam esses sons e qual combinação era necessária para formar essa harmonia.

Certo dia, um amigo chamado Victor do Carmo que, atualmente é músico profissional, ia tocar um hino antes de começar o culto, “o que chamamos de prelúdio”, e me chamou para acompanhá-lo ao piano. Eu pensei: “Como vou acompanhá-lo se não sei tocar?” Porém, seu professor me ensinou meus 3 primeiros acordes. Por esse motivo, comecei uma jornada que mudaria a minha vida para sempre.

Fiquei tocando na igreja durante 8 anos, sabendo o necessário para suprir o que os hinos e os louvores pediam. Contudo, chegou uma hora em que a música pedia mais do que somente tocar aos domingos. E, aí veio a grande pergunta: “- O que é preciso para ser um músico profissional?”

Hoje, vou falar sobre os 10 principais pontos necessários para que você se torne um músico profissional de sucesso.

1º Estude muito – quando você toca na igreja ou como um hobby, você não tem a necessidade de sempre acertar. Pode ser que às vezes você dê uma “erradinha” e ninguém note. Porém, quando se é profissional, não se pode errar. Cada erro gera um comentário entre os músicos e isso pode acarretar uma má fama! No site da Editora KEYBOARD você encontra vários cursos que o maestro disponibiliza com preços acessíveis. Então, aproveite e estude muito para se tornar um profissional competente.



2º Tire as músicas com antecedência – muitas vezes na igreja, o pessoal nem passava o repertório com antecedência. Usávamos o ensaio para tirar algumas músicas e as outras já tínhamos na ponta da língua, esse método não funciona quando se está no meio de profissionais. O ensaio dos músicos profissionais “quando tem ensaio”, na verdade, é para passar a música e acertar detalhes e não para tirar a música na hora. Caso você não tenha se dedicado à tirar sua parte antes do ensaio da banda, provavelmente seus companheiros ficarão muito bravos com você.

3º Menos é mais – no meu primeiro ensaio com músicos profissionais, aprendi uma lição muito importante: menos é mais! Como todo bom tecladista, gostava de mexer um pouco na harmonia, colocava uma tensão ou fazia o acorde mais cheio. Porém, isso não funciona em bandas profissionais. Quando cheguei nesse ensaio e comecei a mostrar minha bela harmonia fui logo levando uma bronca  dos meus companheiros de trabalho. A grande pergunta que eles fazia era:  “-O que você está fazendo? Que nota é essa? Estava no CD?” O mais certo a fazer é sempre deixar a música mais parecida o possível com a original. Se a música pede uma nota “dó” faça apenas um “dó”. Não precisa dar uma cara mais Soul ou complicar mais para parecer bonito.

4º Não se atrase! – Encarar a música com seriedade é demonstrar que você têm responsabilidade. Que cumpre horários assim como em qualquer outro trabalho. Quando ensaiava na igreja pagávamos por 2 horas de ensaio em um estúdio de música. Isso nos ajudava a não causar atrasos, fosse na pontualidade ou na montagem dos instrumentos. Quando você é profissional, não pode se dar ao luxo de atrasar, porque isso é um desrespeito com seus companheiros e tempo é dinheiro!

5º Conheça seu equipamento – outro fator importante é conhecer o seu equipa-mento, independente se é um teclado ou  um acessório, a leitura do manual do usuário e a busca por tutoriais na internet, trarão um resultado mais satisfatório quanto à exploração do seu equipamento de trabalho. Já vi várias vezes pessoas chegando com teclados simples porém bem timbrados e impressionando muito tecladista de Nord, Kronos, Fantom ou Motif por aí. O conhecimento do seu teclado vai te trazer resultados melhores e mais saudáveis para tocar sem tanto esforço. Procure sempre aprender e explorar cada dia mais o seu equipamento.

6º Invista no que há de melhor – no início, o músico pode começar com um equipamento mais simples e cachês mais baixos. Porém, quando você atinge uma maturidade profissional é importante pegar parte do lucro que obteve e investir em um novo equipamento. Quanto melhor seu equipamento, mais respeito você terá à primeira vista. Então, invista em teclados melhores, assim conseguirá cachês maiores.

7º seja profissional – não é porque você trabalha no que gosta que a sua vida será uma maravilha. Muitas vezes, ter que tocar na hora que não queria ou a música que não queria e no lugar que não queria. Porém, coloque-se no seu lugar e seja profissional. Entregar entretenimento não é necessariamente se divertir, faça tudo com excelência e aprenderá a ser um profissional maduro. 

8º Não tenha preconceitos – conheço vários músicos que só tocam o que gostam como Jazz, Soul, música instrumental. Isso é legal para ter como convicção e estilo de vida. Porém, não vejo nenhum deles com dinheiro na mão. Ser um profissional vai além de tocar o que gosta, se esses amigos tocassem outros estilos, estariam muito bem financeiramente. Por isso, um conselho: deixe seu orgulho de lado e entre de cabeça nos estilos que dão mais lucro. Tenho certeza que nas horas vagas, você poderá tocar o que quiser com seu equipamento de ponta e em um lugar legal, porque seu trabalho  proporcionou isso.

9º Não perca a humildade – muitos músicos após alguns anos de trabalho, obtém o reconhecimento. Isso pode trazer o que chamamos de ego inchado, conhecido também pela frase “subiu pra cabeça”. Muitas vezes, esses músicos de origem simples tornam-se soberbos, arrogantes. Para eles, eu cito uma frase da Bíblia, muito verdadeira, que diz: “o orgulho precede a queda”. Por isso, não deixe que o seu “EU” fale mais alto que a razão. 

10º Divirta-se – mesmo seguindo os passos acima esteja certo que trabalhar com música, sem dúvida alguma, é muito divertido. Então, aproveite! Ria, toque com alegria, aproveite ao máximo porque você tem um trabalho que pessoas dariam a vida para ter e não conseguiram chegar onde você chegou.


Espero que essas dicas ajudem você na conquista de ser um profissional de qualidade na área da música. Tamu Junto!!!! 

______________________________

*Daniel Baaran é músico autodidata e colaborador da Revista Keyboard Brasil.







Nenhum comentário:

Postar um comentário