sexta-feira, 25 de março de 2016

MÚSICA! MÚSICA! MÚSICA!

“MÚSICA É REVELAÇÃO”. ESTA FRASE FOI DITA PELO FANTÁSTICO E INCONTESTÁVEL BEETHOVEN. PORÉM, COMPLEMENTEI COM “ACIMA DE QUALQUER FILOSOFIA OU CIÊNCIA”. PARECE UMA COISA SIMPLES. ENTRETANTO,  NESTE CONTEXTO, NUMA ÚNICA PALAVRA, ESTÁ INSERIDA UMA SABEDORIA UNIVERSAL: REVELAÇÃO. ENTENDA O QUE EU QUERO DIZER LENDO A SEGUIR!
* Por Luiz Carlos Rigo Uhlik

Quando você toca um instrumento, você se revela. É como o ato de escrever. Os traços que você determina quando escreve indicam a sua personalidade. É fácil de visualizar a escrita de quem está tenso, de quem está tranquilo, de quem tem muito para ensinar, de quem tem muito a aprender.

Com a música é a mesma coisa: revelação da alma, revelação do espírito, revelação da personalidade da pessoa. Isto é fantástico! Entretanto, todos os caminhos que levam ao conhecimento musical são confusos, não é verdade? Parece uma coisa que vai muito além da nossa compreensão. 
Muitas pessoas dizem por aí:
- Ele tem ouvido, toca como ninguém!
- Não tenho vocação para a música!
- Não consigo tocar uma nota!
- Acho que música não é para mim!
- Só pode ser coisa de Deus...
- Já tentei e não cheguei a lugar algum!

Na verdade, o aprendizado musical, exatamente como está enunciado por aí, envolve muita teoria, muito conhecimento que, somado, na maioria das vezes, não causa efeito algum; não faz a pessoa se revelar.

Conheço uma quantidade imensa de músicos, aliás, a grande maioria, que toca música muito bem mas nem sabe o que realmente está fazendo.

Nem eu sei explicar o que acontece com estas pessoas. São focadas no aprendizado da leitura musical, desenvolveram uma habilidade incrível entre leitura, memorização e 'tocabilidade', que você nem percebe que de música, no verdadeiro sentido da palavra, no contexto da revelação, não tem nada.

É só um processo repetitivo. A pessoa aprende a ler uma partitura, repete esta partitura infinitas vezes e pronto. A música está feita. Mas é um processo repetitivo. Só isso! E a revelação? Onde está?

Infelizmente, apesar de estarmos vivendo no século XXI, ano de 2016, com os recursos impressionantes à nossa disposição, as academias, escolas, conservatórios, professores e afins não tratam a música ou o conhecimento musical, como realmente deveria ser.

Percebo, ao conversar com os amigos, que a grande maioria das pessoas que se interessa por música se sentem frustradas por não terem tido a oportunidade de conhecê-la na sua essência. Mais uma vez: Impressionante! Como alguém consegue adentrar o mundo da música sem se permitir conhecê-la?

Música é Revelação! Através da música, como através da escrita, você determina os traços da sua personalidade. Isso é fantástico! Por quê? Através desta revelação tudo pode acontecer. Quem consegue se revelar através da música não precisa de nenhum tipo de subterfúgio para viver melhor. É uma questão de qualidade de vida. Terapias? Tratamentos? Exercícios para aliviar o stress? Que nada! Música, música, música! Esta é a real solução.

Se existe uma linguagem que é entendida por Deus, com certeza ela se chama Música. Portanto, nem as mais profundas orações, tampouco os mais complexos e perspicazes mantras, atingem o âmago da sabedoria universal, do que através da música. Deveria ser obrigatório. Sim! Assim como aprendemos a falar, deveríamos aprender a tocar, pelo menos, um instrumento. Aliás, quem conhece música pela música, toca qualquer instrumento. É uma questão, somente de coordenação. 

Quem “realmente” toca piano, por exemplo, aprende com extrema facilidade a tocar trompete. As notas são as mesmas. É exatamente isso o que acontece na Química, por exemplo. A Tabela Periódica dos Elementos Químicos é exatamente igual aqui, na Europa, nos Estados Unidos, em Marte, em Saturno, na Galáxia de Andrômeda. A Química é igual! É a mesma coisa! Com a música acontece o mesmo.

Não me surpreendo quando vejo pessoas que tocam vários instrumentos. O conhecimento é igual para todos. A questão é a sonoridade, o “feeling”, a identidade com o instrumento, a interpretação e, principalmente, a Revelação. Conheço bateristas, contrabaixistas que são exímios arranjadores. Incrível, não? Conhecem profundamente harmonia, melodia e ritmo como se tivessem estudado instrumentos que incorporam estes três elementos num único, como é o caso do piano. E olha que o trompete toca somente “melodias”, contrabaixo somente a linha base da harmonia, bateria somente o ritmo...

Você quer realmente aprender música? Eu tenho a fórmula. E ela é extremamente simples, fácil e não requer nenhum tipo de esforço. Só música! Onde se deve trilhar o caminho do conhecimento musical? Ouvir, observar onde está a melodia da música, a harmonia, o ritmo, repetir as partes em separado várias vezes, tocar o tema em vários tons.

Música relaxa! Música faz bem! Música promove o interrelacionamento com as pessoas! Música atrai pessoas! Música impressiona! Música é Revelação! Se você aliar alguns dos elementos citados acima com pequenos períodos de contato com a música, diariamente, com certeza a sua destreza, o seu entendimento, a sua Revelação se fará presente. Revele-se! Não era isso que você estava procurando? Avante!
_______________________
Luiz Carlos Rigo Uhlik é amante da música desde o dia da sua concepção, no ano de 1961, é especialista de produtos e Consultor em Trade Marketing da Yamaha do Brasil. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário