sábado, 26 de março de 2016

O QUE ESTAMOS FAZENDO COM A CLASSE MÉDIA?PARTE FINAL  

O QUE TEMOS EM COMUM COM OS SOFISTAS GREGOS DO PASSADO? LEIA A SEGUNDA PARTE DO TEXTO DO PROFESSOR BERSOU!

* Por Luiz Bersou

A RESPOSTA À 7ª PERGUNTA
A 7ª pergunta foi: qual é a questão mais forte e de mais impacto entre todas as coisas da vida? A resposta de Tales foi: ‘‘A necessidade, pois é por causa dela que enfrentamos e superamos todas as dificuldades com as quais nos defrontamos’’.

O que Tales de Mileto nos deixou há mais 2.500 anos é que o enfrentamento das dificuldades forma o caráter e o mantém no tempo. Ao longo da história essa verdade sempre se confirmou. Quem não conhece a história do avó empresário pioneiro, rude e vigoroso, enfrentou todas as dificuldades, pai bem sucedido mas obediente e confortável, pouco compro-missado e neto mimado fracassado, revoltado e perdido na vida por que não aprendeu a lutar?

Cabe aqui uma conexão de pensamentos. Tal como os sofistas gregos, onde a beleza do discurso era o que importava, os socialistas acreditam que a obediência do gado torna a manada rica.

Não entra nesse discurso a luta individual de cada um para superar a si próprio, superar as dificuldades e ir para a construção de um caráter de sociedade que luta pelo que acredita, lastreada no caráter do indivíduo.

ESPAÇO VITAL
Recebi arquivo com um gráfico que fala da importância do Brasil no contexto mundial, argumentando que não temos o reconhecimento dos valores do nosso posicionamento.

A base do raciocínio exposto no gráfico é o conceito de espaço vital e importância do tamanho da população. Cabe lembrar então que muitas guerras aconteceram até recentemente por conta da visão de espaço vital. Os governantes queriam territórios e população. Eram a razão do seu poder.

Vem à memória a batalha de Sebastopol na guerra da Crimeia, onde tropas de diferentes países combateram. A história conta que o general inglês, dentro de sua estratégia de combate, enviou milhares de seus soldados para a morte certa. Ele não tinha nenhum apego por eles, simplesmente por que o papel deles ali era morrer. Como sempre não contaram nadado que ia acontecer para as mães deles.

Nesse raciocínio nos vem então os valores da época: territórios grandes e população para trabalhar e manobrar. Trabalho bruto. Visão de espaço vital antiga.

Hoje em dia o conceito de espaço vital não está mais no território e tamanho da população. Espaço vital está associado à capacidade de produzir conhecimento e o transformar em riqueza e capacidade de investimento. Outro jogo. Entra a classe média.

A EMERGÊNCIA DA CLASSE MÉDIA
É pouco comentado que no seio da classe média aconteceu mudança fundamental em todas as nações. Foi nela que a sociedade começou a evoluir do trabalho físico bruto para o trabalho inteligente. Ela foi o espaço vital dessa transformação.

Foi na classe média, na burguesia, que os filhos iam estudar onde houvesse escola e por conta do conhecimento armazenado na família, foram dados os grandes saltos da humanidade em termos de conhecimento. Foram os fundadores das primeiras universidades.

Percebemos que foi lá que a noção de liberdade e independência do cidadão promoveu a melhor luta para a superação das dificuldades. É na classe média que se verifica o valor de um discurso de Paulo Guedes, quando ele diz que no progresso não é o capital que interessa, mas a capacidade de cooperação e apoio mutuo livre entre os atores da sociedade.

De uma base sólida de conhecimento na classe média países como Japão, Coreia do Sul, Finlândia e Estados Unidos alimentam as grandes universidades e fazem a sua caminhada para a Sociedade do Conhecimento, Sociedade da Inteligência e Sociedade da Sustentabilidade.


Lembro então a conversa com políticos experientes aqui no Brasil. A classe média era formadora de opinião. Tinha esse “status” pelo reconhecimento de valores e méritos. Tinha condição de elaborar o pensamento independente. Incomoda, atrapalha os planos de condução da manada em eleições.

CONDUZIR MANADAS, A 7ª PERGUNTA, A CLASSE MÉDIA E MARILENA CHAUÍ
Na resposta da 7ª pergunta, vem a mensagem: Faz das dificuldades o teu caminho para a superação e para o progresso. Luta. Mostra a tua independência e capacidade de superar desafios.

Assistimos então o discurso de Marilena Chauí aplaudida por Lula. Odeio a classe média!Joga os mais simples e mais pobres contra uma classe média que é justamente o espaço vital onde se transita do trabalho bruto para o trabalho inteligente e muito melhor remunerado. Algo que é de todo interesse do mais simples e mais pobre. Uma enorme contradição, mais uma vez um discurso vazio, falso de uma sofista oportunista.

100 MILHÕES DE MORTOS
Registros nos apontam que na formação da União Soviética, os russos mataram mais de 100 milhões de habitantes da classe conservadora da classe média. A razão é muito simples, socialismos, petismo e comunismo, tudo uma ideologia só, não convivem com quem tem inteligência e liberdade de pensamento para agir de forma livre. Vamos permitir que os sofistas, vazios como sempre, permaneçam e se perpetuem no poder?

_____________________
Atualmente dirigindo a BCA ConsultoriaLuiz Bersou possui formação em engenharia naval, marketing e finanças. É escritor, palestrante, autor de teses, além de ser pianista e esportista. Participa ativamente em inúmeros projetos de engenharia, finanças, recuperação de empresas, lançamento de produtos no mercado, implantação de tecnologias e marcas no Brasil e no exterior. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário