segunda-feira, 25 de julho de 2016



DICAS PARA UM CORAL DA TERCEIRA IDADE

O TRABALHO COM PESSOAS DA TERCEIRA IDADE TEM SIDO UM TEMA MUITO DEBATIDO NOS DIAS DE HOJE EM RAZÃO DO AUMENTO DA EXPECTATIVA DO TEMPO DE VIDA. NESSA FAIXA ETÁRIA, ALGUMAS ATIVIDADES SÃO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL. DENTRE AS ATIVIDADES REALIZADAS ESTÁ A MÚSICA CANTADA, QUE TEM COMO OBJETIVO, ALÉM DE PREVENIR A SAÚDE VOCAL DO APARELHO FONADOR, DESENVOLVER A CRIATIVIDADE E A LIVRE EXPRESSÃO, COMO É O CASO DA PRÁTICA CORAL. 


* Por Hamilton de Oliveira

Em 2013 escrevi um TCC em forma de artigo na conclusão do meu curso de Licenciatura em Música pela Uniso (Universidade de Soocaba) que tinha como foco a importância da preparação vocal antes e depois de um ensaio de um coral da terceira idade. Esse trabalho foi relevante para mim, pois a pesquisa foi realizada com o coral “Prof. Eloir Rodrigues” da ACM (Associação Cristã de Moços) de Sorocaba, o qual faço parte como regente e arranjador.

A voz é primordial para a expressividade, a comunicação, a interação, a socialização e a qualidade de vida das pessoas. Em um coral da terceira idade, uma voz saudável, aquecida corretamente, obterá o efeito desejado no que diz respeito à afinação, emissão de ar, boa dicção vocal, além de outros benefícios que vão ajudar no ensaio das músicas sem prejudicar as pregas vocais. Hoje em dia, pouco se sabe a respeito de como os idosos cuidam da voz ou de como a percebem. O processo de envelhecimento humano implica em transformações estruturais e funcionais que afetam a qualidade da voz, daí a importância de um bom aquecimento e desaquecimento vocal.

A atividade com o coral da terceira idade tem dado resultados satisfatórios no que diz respeito à saúde, ao bem-estar social e emocional dos integrantes. Uma das principais melhorias obtidas é o cuidado com a voz antes e depois dos ensaios periódicos que envolvem seu aquecimento e desaquecimento. Trata-se de procedimentos que ajudam para um melhor rendimento vocal dos cantores antes de começar o ensaio propriamente dito e tem como objetivo preservar a saúde do aparelho fonador.

Em uma entrevista realizada durante a pesquisa, Dra. Mara Behlau ressaltou que é possível retardar o processo de envelhecimento vocal ou atenuar o impacto deste na qualidade da voz do idoso. Os idosos que possuem demanda vocal intensa como, por exemplo, aqueles que integram um coral, necessitam desenvolver a atenção e a percepção sobre a própria voz e os cuidados de saúde vocal a fim de possibilitar a busca precoce de orientação e apoio especializado para o aprimoramento vocal, bem como de prevenir ou retardar o impacto negativo das alterações vocais decorrentes do processo de envelhecimento.

Durante as aulas a educação vocal se realiza, basicamente, em três níveis: controle de fluxo aéreo (exercícios respiratórios), vocalizações (exercícios específicos com vogais) e técnica vocal propriamente dita – canto (impostação e articulação). A voz cantada e sua produção em grupo estabelecem um processo de ensino/aprendizagem dos procedimentos vocais com alto grau de rendimento, pois na convivência com vários modelos vocais é possível desenvolver técnicas de propriocepção e imitação altamente eficazes para uma produção de música coral de qualidade.

O aquecimento vocal corresponde à realização de uma série de exercícios respiratórios e vocais, cuja finalidade é aquecer a musculatura das pregas vocais antes de uma atividade mais intensa para evitar sobrecarga, o uso inadequado ou um quadro de fadiga vocal. O objetivo do aquecimento vocal é preservar a saúde do aparelho fonador, por isso a importância de um bom professor de canto, que é o profissional que possui conhecimentos relativos à arte. Ele estuda e ensina técnicas vocais específicas para a voz cantada com o objetivo de treinar o aluno para adquirir espontaneidade, serenidade, maleabilidade, aprimorando toda sua sonoridade vocal.  É necessário que tenha pelo menos conhecimentos básicos de fisiologia da voz para que não utilize técnicas que possam ser prejudiciais ou inadequadas sob esse ponto de vista.

Beber água e comer maçã são benefícios importantes no que diz respeito ao cuidado com a voz. A água hidrata o organismo, inclusive as pregas vocais, fazendo-as vibrar com mais facilidade, diminuindo o esforço. Já a maçã possui propriedades adstringentes que ajudam na limpeza da boca e da faringe, melhorando a ressonância da voz. A mastigação da maçã também auxilia na musculatura em torno da boca que resulta na melhor articulação das palavras.

Depois de aquecida corretamente a voz é hora de cantar as músicas previamente selecionadas e fazer do ensaio musical um momento único que une técnica, afinação, repertório e muita animação dos coralistas da terceira idade que tanto merecem nosso respeito e admiração.

Quem quiser saber mais sobre o meu trabalho de conclusão de curso pode acessar a página http://docplayer.com.br/7204282-Coral-da-terceira-idade-da-acm-de-sorocaba.html


Bons ensaios e até breve!!!


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* Hamilton de Oliveira iniciou seus estudos no Curso de MPB/Jazz no Conservatório de Tatuí, formou-se em Licenciatura pela UNISO no curso de Música e Pós-graduou-se pelo SENAC em Docência no Ensino Superior. É maestro, tecladista, pianista, acordeonista, arranjador, produtor musical, professor e colaborador da Revista Keyboard Brasil.


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