segunda-feira, 25 de julho de 2016

ROGERIO TUTTI - O virtuoso maestro e pianista brasileiro que tem conquistado o mundo!

ROGERIO TUTTI É UM MAESTRO RECONHECIDO MUNDIALMENTE POR SER UM VIRTUOSO DO PIANO E TAMBÉM UM SHOWMAN. SEUS CONCERTOS – SOLO OU COM SUA PRÓPRIA ORQUESTRA – EMOCIONAM E ENCANTAM PLATEIAS DO MUNDO TODO. EM SUA RECENTE TURNÊ PELA EUROPA PASSOU POR MAIS DE 20 PAÍSES, LOTANDO TEATROS E SENDO APLAUDIDO EM PÉ EM TODAS AS SUAS PERFORMANCES. EM 2017, TUTTI FARÁ UMA TURNÊ COM SUA ORQUESTRA PELAS PRINCIPAIS CIDADES DOS ESTADOS UNIDOS. ATUALMENTE RESIDENTE EM NOVA YORK, COM AGENDA LOTADA ATÉ O FINAL DO PRÓXIMO ANO, E ENTRE TANTAS VIAGENS, ROGERIO TUTTI - NOSSA MATÉRIA DE CAPA - DÁ UMA PAUSA PARA 
NOS CONCEDER UMA ENTREVISTA ESPECIAL. 

* Por Heloísa Godoy Fagundes
"A música tem o
poder de levar
alegria e felicidade
para as pessoas e,
assim, construir um
mundo melhor."

– Rogerio Tutti

 TRAJETÓRIA....

(1) DVD Concerto de Piano
Intérprete: Rogerio Tutti
Gravadora: Klavier, 2007

(2) CD Chopin and Debussy  
Intérprete: Rogério Tutti
Gravadora: Klavier, 2014

(3) CD Brilliance 
Chopin and Lizst - Etudes  
Intérprete: Rogério Tutti
Gravadora: Klavier, 2015


Rogerio Tutti iniciou sua carreira pianística aos 11 anos, em Bauru no interior de São Paulo. Em pouco tempo teve grande destaque em concursos concursos nacionais e internacionais, o que lhe gerou ótimas oportunidades de estudar piano clássico nas principais escolas do mundo, como o Conservatório de Tchaikovsky, na Rússia e o New England Conservatory, em Boston. Aos 16 anos já tinha estabelecido uma carreira internacional, apresentando-se em algumas das principais salas do mundo todo, em concertos solo e com algumas das mais prestigiadas orquestras e regentes. 

Em 2007, Tutti lançou seu DVD intitulado “Concerto de Piano”, que projetou ainda mais sua carreira internacional, pois foi transmitido em mais de 40 países. No mesmo ano, apresentou um programa de TV sobre música clássica na Rede Vida de Televisão. Desde então, o músico tem feito aparições constantes na TV, onde conquista o público com seu carisma e personalidade. 

Em maio de 2015, Rogerio Tutti gravou seu segundo DVD no Citibank Hall em São Paulo, considerada uma das mais importantes casas de shows do país, apresentando o seu show “Crossover Performance”. O espetáculo, apresentado para mais de 3000 pessoas, misturou jazz, rock, pop e música clássica. Inteiramente idealizado, escrito e dirigido pelo pianista, contou com participações especiais, de solistas e dançarinos. Na superprodução, o maestro surpreendeu o público com duas de suas composições.  

Atualmente, Tutti é convidado para fazer shows para grandes públicos em teatros do mundo todo, onde tem se apresentado com sua própria orquestra. Nestas apresentações, ele é o pianista solista e também regente. 


Rogerio Tutti In Concert 




O maestro, pianista e compositor Rogerio  Tutti apresenta seu segundo DVD, intitulado Roge-rio Tutti in Concert, gravado ao vivo no Citibank Hall, em São Paulo, em maio do ano passado. O show, apresen-tado  para mais de 3000 pessoas, misturou jazz, pop, rock e música clássica e foi inteira-mente idealizado, escrito e dirigido pelo músico. Ao lado de sua orquestra, o artista apresentou arranjos que misturaram clássicos de Tchaikovsky, Beethoven e Liszt a sucessos do pop e rock, como She, de Charles Aznavour, Highway to Hell de ACDC e Luar do Sertão. Além disso, o espetáculo contou com  participações especiais de grandes virtuoses da música, como o saxofonista Derico, do quarteto do Jô e o guitarrista Marcos Pópolo, além de intervenções de dançarinos de tango e sapateado. Além de escrever a orquestração de  todas as músicas, Tutti apresentou ao público composições próprias inéditas. Para o músico, este DVD é a sua manifestação mais completa como artista, pois sua performance vai além do papel de pianista clássico excepcionalmente virtuoso. Neste show, Tutti apresenta-se também como regente, compositor e anfitrião.




ENTREVISTA...


"Gosto muito desta 
frase de Confúcio 
e acredito que ela 
reflete muito o meu 
ideal de vida: 
'Escolha um 
trabalho que 
você ame e não 
terá que trabalhar 
um único dia de 
sua vida.'" 

– Rogerio Tutti




Revista Keyboard Brasil: Como a música surgiu em sua vida? O que você ouvia na infância?
Rogerio Tutti: Acredito que a música sempre fez parte da minha vida. Não consigo me lembrar de um momento em que ela não estivesse presente. Apesar de não ter nenhum músico na família, meu pai sempre gostou muito de ouvir orquestras e big bands e eu adorava. Minha mãe conta que com 4 anos de idade pedi para ela um “casaco de rabinho”, que provavelmente devo ter visto ao assistir o Tom (do desenho Tom & Jerry) tocando a Rapsódia Húngara n. 2 naquele desenho famoso, sabe? Aquele em que o Tom tenta tocar todo sério e o Jerry fica dentro do piano “fazendo arte”. 

Revista Keyboard Brasil: Qual sua recordação mais marcante onde você teve a certeza dizendo: - é isso que eu quero!

Rogerio Tutti: Aos 11 anos comecei a estudar piano, e foi como um amor à primeira vista. Lembro que com apenas 3 meses de estudo, tive contato com algumas músicas mais complexas do repertório pianístico e fiquei muito impressionado. E fui perguntar ao meu professor como deveria fazer para tocar aquelas músicas e ele me disse, com muita naturalidade: “É só sentar naquele banquinho e estudar”. Aquela frase marcou a minha vida e foi como um grande insight. Foi isso o que eu fiz: sentei e estudei. E faço isso até hoje (risos). 

Revista Keyboard Brasil: Como começou a tocar piano? Conte-nos sobre a sua formação.
Rogerio Tutti: Meu pai sempre teve vontade de tocar um instrumento e comprou um teclado. Então, eu, meu irmão e meu pai começamos a fazer aulas de piano. Em pouco tempo, eles pararam e eu continuei. Primeiramente, estudei com professores particulares. Depois fiz técnico, graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado em piano performance. Estudei em Cuba, na Rússia e nos Estados Unidos. No total foram 19 anos de estudo em instituições. Posso dizer que ainda estou “em formação” e acredito que vou continuar estudando até morrer (risos).    

Revista Keyboard Brasil: Quais foram os pianistas que mais influenciaram a sua maneira de tocar?

Rogerio Tutti: Posso citar o nome de diversos pianistas clássicos consagrados que me influenciaram e a lista ficaria bem grande, mas aqui quero lembrar um pianista muito especial pra mim, que eu nunca vi tocar, que é Franz Liszt. Ele foi o primeiro pianista showman, que ajudou a perpetuar a ideia do solista virtuose. Uma curiosidade sobre ele é que foi o primeiro a colocar o teclado virado para a plateia em suas apresentações, de forma que o público pudesse acompanhar sua performance. Como compositor, desenvolveu a técnica pianística ao máximo e fez muitos arranjos, transcrições para piano solo de músicas famosas de seu tempo.  

Revista Keyboard Brasil: Diferentemente de seu primeiro DVD, intitulado "Concerto de Piano", de 2007, seu segundo DVD, "In Concert", foi uma superprodução, onde você misturou diversos estilos, como o rock, o jazz e a música clássica em formato instrumental com solos de piano acompanhado de uma grande orquestra. Essa superprodução foi acompanhada por bailarinos, efeitos visuais e artistas consagrados, seguindo os passos de André Rieu e David Garret. Pergunto: Como surgiu essa ideia?  
Rogerio Tutti: Os dois DVDs mostram o caminho da minha carreira. Comecei como pianista concertista clássico. Esse segundo DVD é resultado natural do processo de meu desenvolvimento como artista. Hoje, considero que nos meus shows me expresso de uma forma bem mais completa como artista: não só como pianista concertista, mas também como compositor, arranjador e regente. Além disso, sou também anfitrião e apresentador. Meu papel, portanto, é bem mais desafiador. Além de ter que estudar muitas horas diárias para os solos do piano, tenho que pensar e compor toda a orquestração, além de cuidar da concepção temática e da direção artística de todos os aspectos do show, como iluminação artística, vídeo-arte projetado, as participações especiais, etc. Quanto ao repertório, escolho as músicas que me tocam o coração e a alma. A mistura de gêneros, assim, acaba acontecendo de forma natural, pois com a formação acadêmica sólida que tenho me sinto livre para tocar qualquer estilo. O meu show procura mostrar o lado virtuosístico e performático do piano, sem limitações quanto ao repertório, claro que sempre procurando as belas melodias que tocam o coração.

RKB: Em seu show, você apresenta diversos arranjos e composições próprias. Como se dá o seu processo criativo?
RT: Muitas de minhas ideias vêm de reflexões que faço imaginando um determinado compositor em um cenário completamente diferente. Penso no que levou determinado compositor a escrever de certa forma, o que o inspirou, o que o influenciou. E se Beethoven tivesse nascido em Porto Rico? Daí nasceu uma composição minha chamada “Moonlight Salsa” (risos). Também penso se os compositores estivessem vivos hoje, num tempo completamente diferente. Por exemplo, que transcrições Liszt faria se estivesse vivo hoje? Além disso, gosto de misturar diferentes compositores, em uma mesma música, como se eles fossem um. Ideias como esta surgem quase todos os dias e assim vou criando meus arranjos. Quanto às minhas composições, às vezes parto de um tema, de uma progressão harmônica, ou mesmo de uma célula rítmica e aí desenvolvo. 

RKB: Como é sua rotina diária de estudos?
RT: Eu continuo estudando com a mesma intensidade de quando comecei. Quando não estou em turnê, fico o dia inteiro no piano. Em turnê, procuro manter pelo menos 4 horas de estudo. 

RKB: Continue a frase: a música tem o  poder de...
RT: levar alegria e felicidade para as pessoas e, assim, construir um mundo melhor. 

RKB: Você é pianista, compositor, regente, estuda diariamente, e mantém uma agenda de shows lotada. Não se sente sobrecarregado? 
RT: Eu amo o que eu faço, então toda a minha dedicação e o meu esforço são, na verdade, um prazer pra mim. Gosto muito desta frase de Confúcio e acredito que ela reflete muito o meu ideal de vida: “Escolha um trabalho que você ame e não terá que trabalhar um único dia de sua vida”. Além do trabalho, também gosto muito de viajar, conhecer lugares diferentes e ter contato com pessoas do mundo todo. Sou muito grato à vida por ter a oportunidade de viver de música. 

RKB: Quais seus projetos futuros?
RT: Nesse momento, estou em turnê divulgando este novo trabalho, meu DVD e CD “In Concert” e meu próximo ano está comprometido com isso. Claro que estou sempre escrevendo coisas novas, e um próximo álbum já está na mira para o segundo semestre do ano que vem. 

RKB: Muito obrigada pela entrevista!
RT: Eu que agradeço pela oportunidade. O prazer foi meu!


SAIBA MAIS SOBRE ROGERIO TUTTI:
 ________________________
* Heloísa Godoy Fagundes é pesquisadora, ghost writer e esportista. Amante da boa música, está há 10 anos no mercado musical de revistas. Já trabalhou na extinta Revista Weril e atualmente é publisher e uma das idealizadoras da Revista Keyboard Brasil.


  




Nenhum comentário:

Postar um comentário