quarta-feira, 28 de setembro de 2016

O jovem poeta TOM DRUMMOND

 DESDE MUITO PEQUENO, O MULTI-INSTRUMENTISTA TOM DRUMMOND MOSTROU TER APTIDÃO NA COMPOSIÇÃO DE MÚSICAS E APROVEITOU SUA FORMAÇÃO PARA PRODUZIR UM TRABALHO MAGISTRAL, COM COMPOSIÇÕES BEM ARRANJADAS. TOM DRUMMOND É FILHO DA MÚSICA. UM DOS POUCOS A ESCREVER LETRAS COM TAMANHO ENCANTAMENTO, TAMANHA PERFEIÇÃO.

* Por Heloísa Godoy Fagundes


Desde muito cedo Tom Drummond mostrou aptidão para a música. Filho da musicista Elvira Drummond, o cantor e compositor cearense começou seus estudos em 1993, aos seis anos de idade, através do piano no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, e não parou mais: flauta, violão e, finalmente, no ano de 2001, o violoncelo, sua paixão atual. Nesse instrumento, teve aulas com o professor brasileiro, residente na França, Fernando Lage; Jorge Lima, componente da Orquestra Eleazar de Carvalho e Walter-Michael Volhardt, violoncelista da Filarmônica de Friburgo (Alemanha).

Seu bacharelado em Música pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba) foi dedicado ao violoncelo. “Nem me arrisco a dizer onde começou ou terminou a influência da minha família no meu trabalho, porque desde pequeno estou neste ambiente musical”, disse certa vez.

Foi vencedor dos prêmios 1º Festival de Música da Rádio Universitária FM (2010) na categoria Música com Letra com a canção “Seu Santo” e, em 2012, a música “Ai de Mim” de sua autoria foi premiada com o 2º lugar do 1º Festival de Música da Assembleia Legislativa do Ceará.

Lançou seu primeiro trabalho intitulado Andarilho em 2015, onde aproveita sua sólida formação musical e produz canções que se diferenciam pela rica delicadeza de detalhes nas harmonias, melodias, letras e arranjos.
Além de grande compositor, o jovem Tom toca violoncelo na Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba. 

[...] Andarilho não seria a beleza que é se letra e música não se equilibrassem em esmero. É como se o Drummond zelasse pela poesia, e o Tom, pelas melodias [...] Tom Drummond faz-me pensar no jovem Chico Buarque. Faz-me pensar nos primeiros discos do Boca Livre. Faz-me pensar no trovador inglês Nick Drake, que cometeu suicídio aos 26 anos, em 1974. Três exemplos bem distintos de complexidade de formas e profundidade de sentimentos em música popular [...] 
–  Arthur Dapieve, jornalista e crítico musical para O Globo.



SAIBA MAIS SOBRE TOM DRUMMOND:
________________________
* Heloísa Godoy Fagundes é pesquisadora, ghost writer e esportista. Amante da boa música, está há 10 anos no mercado musical de revistas. Já trabalhou na extinta Revista Weril e atualmente é publisher e uma das idealizadoras da Revista Keyboard Brasil.

2 comentários:

  1. Ouvi o Tom zapiando vídeos de repente, parei, e ouvi o Tom, e ouvi, ouvi e ouvi muitas músicas. Alegria poesia e talento.Parabéns meu velho amigo.
    Edmilson Cordeiro Cortez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que foi exatamente isso que aconteceu comigo... Então, entrei em contato com esse talento para mostrar a quem ainda não conhecia o quão poeta é esse jovem! Obrigada pelo comentário. :)

      Excluir