segunda-feira, 28 de novembro de 2016

CORO OSVALDO LACERDA E MADRIGAL LE NUOVE MUSICHE - Encerramento da Temporada 2016

CONHEÇA O PROJETO DO CORO OSVALDO LACERDA E A TEMPORADA 2016 COM SUAS ÚLTIMAS INFORMAÇÕES.
*Redação

No dia 03 de dezembro o Coro Osvaldo Lacerda e o Madrigal Le Nueve Musiche encerram sua Temporada 2016 com um concerto na Igreja Imaculado Coração de Maria em São Paulo.

O concerto de encerramento reúne os dois núcleos do projeto com um programa que passa por vários períodos da história da música, com obras de Bach (Barroco), Mozart (Classicismo), Bruckner (Romantismo), Duruflé (Século XX) e alguns outros. O concerto terá, ainda, a estreia de uma peça composta pelo maestro e compositor Nibaldo Araneda especialmente para o grupo.

Sobre a temporada 2016...
A temporada contou com 9 concertos e teve a participação de artistas de renome no cenário musical, como a pianista Eudóxia de Barros, a maestrina Naomi Munakata, regente honorária do Coro da OSESP e diretora artística do Coral Paulistano Mário de Andrade, e os cantores Marina Pereira, Solange Ferreira, Marcos Thadeu e Sabah Teixeira do Coro da OSESP.

Durante o ano de 2016, o coro e o madrigal se apresentaram em diversos lugares da cidade de São Paulo, como a Sala do Conservatório na Praça das Artes, Centro Brasileiro Britânico, CEU Jaguaré, Igreja Presbiteriana do Butantã, Paróquia Santa Cecília, Igreja Evangélica Luterana de São Paulo, Igreja das Chagas do Seráphico Pai São Francisco, Catedral Anglicana de São Paulo e Igreja do Imaculado Coração de Maria.


Projeto Independente...
O grupo completou 2 anos de atividades em setembro e está com uma campanha aberta para conseguir apoiadores. Com contribuições a partir de 20 reais mensais qualquer pessoa pode se tornar um apoiador e contribuir para a  continuidade desse trabalho. É só se cadastrar através do site e escolher uma forma de doação, por transferência bancária/depósito. É simples, fácil e você contribui com nossa missão de promover a cultura coral na nossa cidade.


Madrigal Le Nuove Musiche
Madrigal Le Nuove Musiche - Concerto de Estreia - Divulgação

O grupo, que é um dos núcleos do Coro Osvaldo Lacerda, surgiu em 2015, formado por quinze cantores com experiência em práticas corais, que se reuniram para fazer um estudo aprofundado do repertório de música antiga em paralelo ao contemporâneo, tendo como objetivo a aproximação entre esses dois repertórios.

O nome reflete essa iniciativa: Le Nuove Musiche (A Nova Música) é uma coleção de canções compostas por Giulio Caccini (1551-1618), compositor do início do período barroco. O livro, que também serviu como um tratado de interpretação musical, trazia uma clara descrição de como se devia cantar a música da época, e por isso tinha um teor de novidade. O grupo utiliza então o nome Le Nuove Musiche para unir as práticas vocais do renascimento e início do barroco e a música vocal contemporânea (a nova música).

Programa:
If ye love me  - Thomas Tallis
Komm süsser Tod - J.S.Bach
Ave verum corpus - W.A.Mozart
Locus Iste - Anton Bruckner
Ubi Caritas - Maurice Duruflé
Indianas  - Carlos Guastavino              
Nothern Lights - Ola Gjeilo
Laudate Dominum (estreia) - Nibaldo Araneda
O magnum mysterium - Javier Busto
Didn't my Lord deliver Daniel- Moses Hogan

Coro Osvaldo Lacerda
Coro Osvaldo Lacerda regido por Naomi Munakata - Junho 2015 - Foto Divulgação

Criado em 2014 com o nome Madrigal Tutti Amici, o Coro Osvaldo Lacerda surgiu da proposta de amigos estudantes de música se reunirem e levar para os palcos a vivência extraída da sala de aula. Realizou sua primeira apresentação no encontro de coros promovido pelo Coral Cultura Inglesa em setembro do mesmo ano onde recebeu o convite para participar ao lado do Coral Cultura Inglesa do concerto de encerramento da temporada da Orquestra Sinfônica de Heliópolis executando a sinfonia n º 2 de Gustav Mahler sob regência de Isaac Karabtchevsky, em dezembro na Sala São Paulo.

Em 2015 o grupo cresceu e passou a se chamar Coro Osvaldo Lacerda, em homenagem ao compositor paulistano. Participou da Virada Cultural Coral, cantando em dois pontos do centro da cidade: Sala dos Arcos do Theatro Municipal e Cripta da Sé, em encontros como XVII Encontro de Coros do Tribunal de Justiça e Festival de Música Sacra da Igreja São Luis, além de realizar em setembro o Concerto Oficial de Estreia, e em dezembro o Concerto de Natal na Paróquia São Luís. Em suas diferentes formações, o grupo explora um repertório eclético que vai do renascimento à música contemporânea, tendo sempre em seu programa obras do compositor homenageado.

Em 2016 o grupo realizou 3 concertos pelo projeto São Paulo Cidade Coral, promovido pelo Coral Paulistano Mário de Andrade e Prefeitura de São Paulo,em locais como a Sala do Conservatório na Praça das Artes, CEU Jaguaré e Igreja Presbiteriana do Butantã. Em junho recebeu a maestrina Naomi Munakata que conduziu a interpretação da Missa em Ré de Antonin Dvorak. Realizou concertos em algumas igrejas da capital como a Paróquia Santa Terezinha, Igreja Evangélica Luterana de São Paulo e Igreja das Chagas do Seráphico Pai São Francisco. Em dezembro o grupo encerra a temporada 2016 com um concerto de música sacra, apresentando peças de diversos períodos da história da música, incluindo a estreia de uma peça de Nibaldo Araneda.

Serviço:
Concerto de encerramento da Temporada 2016
Coro Osvaldo Lacerda de do Madrigal Le Nuove Musiche
Regentes: Bruno Costa e Guilherme Rocha
Pianista convidado: Lawrence Longhi
Quando: Dia 03/12/2016, às 15h
Onde: Igreja Imaculado Coração de Maria - R. Jaguaribe, 735 - Vila Buarque, São Paulo
Quanto: Entrada Franca
Livre a todos os públicos

SAIBA MAIS:



Nenhum comentário:

Postar um comentário