sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

CONCEPÇÃO ESTRUTURAL:
Método Teórico-Prático para Violão e Guitarra

CONHEÇA O MÚSICO THIAGO LIMA E SEU ELOGIADO LIVRO QUE CONTA COM RESENHAS POSITIVAS DE ALGUNS DOS MELHORES GUITARRISTAS DO BRASIL, COMO RAFAEL BITTENCOURT, WESLEY LELY CAESAR, EDU ARDANUY, MICHEL LEME, CIRO VISCONTI, MÁRCIO ALVEZ, LUPA SANTIAGO, MARCELO BARBOSA, ENTRE OUTROS.

Biografia...
Músico paulistano, Thiago Lima se interessou pela música no início da adolescência, tendo seus primeiros contatos com bandas como Deep Purple, Led Zeppelin, Queen, Pink Floyd, entre outros. Após um longo período como autodidata, integrando diversas bandas pelas noites paulistanas, resolveu estudar música a sério e ingressou no Conservatório Souza Lima & Berklee tendo aulas com o guitarrista Denison Fernandes. 

No Conservatório, Thiago teve a oportunidade de estudar com alguns dos melhores professores de guitarra do Brasil como Eduardo Ardanuy, Marcio Alvez, Michel Leme, Ciro Visconti e Mozart Mello. Outros professores como Lupa Santiago, Carlos Ezequiel, Daniel Maudonnet, Ana Drummond, Cidinha Simões e Miguel Laprano também foram fundamentais para sua formação musical, pois aprendeu assuntos como História da Música, Fundamentos da Improvisação, Composição, Percepção, Teoria, Arranjo e Harmonia, fazendo-o desenvolver diferentes aptidões dentro da música.

Já formado, Thiago foi convidado juntamente com a Orquestra de Guitarras Souza Lima para uma série de concertos na maior faculdade de música do mundo, a Berklee College Of Music, em Boston (Estados Unidos da América), onde também pode aprofundar seus estudos musicais. Com a Orquestra, além de muitos concertos pelo Brasil, também se apresentou em diversas emissoras de TV.

Como docente, integrou o quadro de professores do Conservatório Souza Lima dentro do Colégio Domus Sapientiae.

Atualmente, Thiago Lima é professor do tradicional Colégio Dante Alighieri, integrante da banda do espetáculo RENT, um grande clássico da Broadway, além de paralelamente trabalhar nas composições do seu primeiro disco solo.

Quarteto Tesla...

Quarteto Tesla: Leandro de César, Thiago Lima, Marcelo Borges e Guilherme da Matta.

Thiago é integrante do Quarteto Tesla. O grupo lançou, em 2016, o “Electric Mozart” disco esse com o repertório integralmente baseado no compositor austríaco W. A. Mozart. Em paralelo à elaboração do disco, foi gravado um documentário contando a história de produção até sua finalização, com previsão de lançamento para início desse ano. 

A singularidade do grupo se dá pela desterritorialização da instrumentação original das obras, reterritorializando-a na esfera estética das guitarras elétricas: não apenas no tocante ao colorido instrumental, mas, sobretudo, pela proposta de re-interpretação musical a partir de uma lente-ouvido contemporânea: buscar pontos peculiares de intersecção e equilíbrio entre momentos musicais longínquos: eis que irrompe uma arte híbrida; de síntese; de transfiguração. 

O grupo é formado por guitarristas profissionais que possuem suas carreiras individuais, porém, com algo forte incomum: o amor pela música eru-dita e a vontade de trazer de volta um repertório tradicional com excelência. 

Cazuza-tour...

Recentemente Thiago integrou a orquestra do premiado espetáculo Cazuza – Pro dia Nascer Feliz, atuando como guitarrista, violonista, bandolinista e regente, realizando três temporadas: duas no Rio de Janeiro (Teatro Net Rio) e uma em São Paulo (Teatro Procópio Ferreira); duas turnês nacionais passando por 14 Estados e o Distrito Federal, espetáculo esse visto por mais de 300 mil pessoas. 

Participou do icônico show no Circo Voador montado no Arpoador/RJ, celebrando os 30 anos do lançamento de Exagerado do Cazuza, dividindo o palco com músicos como Dado Villa-Lobos (Legião Urbana), João Barone (Paralamas do Sucesso), Willy Verdaguer (Secos e Molhados) e Liminha (Mutantes e um dos maiores produtores brasileiros).

Concepção Estrutural – Método Teórico-Prático para Violão e Guitarra


Editora: MusiMed
Autor: Thiago Lima
Número de Páginas: 160

O Método para Violão e Guitarra – Concepção Estrutural – escrito por Thiago Lima constitui uma importante ferramenta para o desenvolvimento musical de alunos de diversos níveis de aprendizagem. Os tópicos incluídos no livro formam tanto a estrutura teórica/harmônica básica que é necessária para o enriquecimento musical dos improvisos, arranjos, acompanhamentos e análises de um instrumentista em formação, como a rotina diária dos exercícios de aperfeiçoamento da técnica e da mecânica de digitações, palhetadas, ligaduras, ornamentos e sincronização da ação das mãos. O ponto forte do livro é a clareza e a profundidade em que os mais diversos assuntos são expostos pelo autor. Escalas, modos, arpejos, acordes e outros conceitos fundamentais para o estudo do instrumento são abordados com uma didática incomum para publicações desse gênero. Essa qualidade é fundamental para que esse método seja utilizado tanto em aulas – constituindo um material de apoio ao professor – como em um estudo autodirigido. O livro pode ser adquirido diretamente no site do músico.

PARA ADQUIRIR O LIVRO:
http://www.thiagolima.net/store

SAIBA MAIS SOBRE THIAGO LIMA:







Nenhum comentário:

Postar um comentário