segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Primeiro CD de Luiz Castelões conta com intérpretes internacionais e pianista de Juiz de Fora

PROFESSOR E COMPOSITOR PREMIADO PELA FUNARTE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO E BOSTON UNIVERSITY, LANÇA TRABALHO COM UM TIME DE INTÉRPRETES INTERNACIONAIS. CONFIRA!

*Redação

Primeiro CD do compositor e professor do Departamento de Música da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) Luiz Castelões tem pré-lançamento online neste início de 2017 e traz uma seleção de interpretações gravadas ao longo de 10 anos e um time de intérpretes internacionais. Executam obras suas o Quartetto Maurice de Turim, um dos quartetos italianos mais atuantes e premiados da música atual, a pianista romena radicada nos EUA Bianca Oglice e a jovem pianista juiz-forana Grazi Elis.

AS OBRAS...
Destacam-se  neste  CD  quatro  grandes  interpretações:  ambos  os  quartetos  de  cordas  de  Castelões, compostos entre 2014 e 2016 a partir de expansões e distorções sobre canções de Noel Rosa, nas excelentes gravações do prestigiado Quartetto Maurice, de Turim; a premiada interpretação da “Pop Suite” (de 2007) pela pianista romena Bianca Oglice (obra que já foi tocada também por pianistas da Alemanha, Austrália e Brasil, em 4 continentes) e a delicadíssima interpretação da pianista juiz-forana Grazi Elis para a partitura sobrehumana de “3 Transcrições” (de 2011), cuja preparação exigiu tanto a leitura cirúrgica da partitura quanto a audição dos áudios que geraram a obra. Além disso, o CD também inclui uma vinheta eletrônica resultante de colaboração interdisciplinar envolvendo dança, design, arquitetura, semiótica e novas tecnologias, com os colegas João Queiroz (do IAD/UFJF) e Daniella Aguiar (da UFU). De um modo geral, o CD passeia entre um popular vigoroso (com danças, muito  swing e polifonia) e um contemporâneo em embalagem Pop, ou quase.

AS COLABORAÇÕES...
Trata-se  sobretudo  de  um  CD  que  evidencia  as  parcerias  –  testemunhando  o  quanto  as colaborações compositor-intérprete são vitais para uma continuidade visceral e afirmativa da música atual. Invenção e performance, interagindo de modo a gerar música viva, vibrante, pulsante. Todas as interpretações do CD refletem colaborações de longo prazo (7 anos com Bianca Oglice e 4 anos com o Quartetto Maurice, por exemplo) e acabam por revelar um trabalho musical cuidadoso, muito distante do efêmero e do improvisado. 

O AUTOR... 
Luiz Castelões é compositor e professor de Composição Musical no IAD/UFJF desde 2009. Pós-doc (Birmingham Conservatoire, 2015-16), DMA (Boston University, 2009), Mestre e Bacharel em Composição Musical (UNIRIO, 2004, 2001). Prêmios, residências, estágios e bolsas do Ibermúsicas, CMMAS/México, IRCAM, Boston University, XIV Bienal de música contemporânea brasileira, Iº Concurso Nacional de Composição da Escola de Música da UFRJ e Festival Primeiro Plano. Destaques de performances/gravações recentes incluem: Quartetto Maurice, Mivos Quartet, Ensemble Arsenale, Orquestra da Unicamp, Duo Amrein-Henneberger e Freisinger Chamber Orchestra. Artigos/ capítulos seus foram publicados no IRASM, Sonic Ideas, OM Composer's Book Vol. 3, entre outros. Sua música mescla composição algorítmica, conversão imagem-música, música popular e outras contemporaneidades.


SAIBA MAIS SOBRE LUÍZ CASTELÕES:









Nenhum comentário:

Postar um comentário