quarta-feira, 29 de junho de 2016

80 ANOS DE HERMETO PASCOAL

AOS 80 ANOS E POSSUINDO MAIS DE 8 MIL MÚSICAS, HERMETO É UM EXEMPLO DE ARTISTA COMPLETO: DOMINA VÁRIOS INSTRUMENTOS E DE QUALQUER OBJETO ARRANCA MELODIAS.
*Da Redação

Hermeto Pascoal nasceu em Lagoa da Canoa, Alagoas. Aos 10 anos começou a tocar acordeom e pandeiro com seu irmão José Neto em festas e casamentos. No início da década de 1950, Hermeto mudou-se para Recife e começou a tocar na Rádio Tamandaré. Logo foi levado por Sivuca, que já era um conhecido músico, para integrar a Rádio Jornal.  Em 1958 mudou-se para o Rio de Janeiro onde começou a tocar acordeom em hotéis e boates. Em São Paulo, na década seguinte, despontou nos festivais de música da Record. Com seu recém-formado Quarteto Novo, grupo que misturava o baião ao jazz, venceu a edição de 1967 interpretando “Ponteio”, ao lado de Edu Lobo e Marília Medalha. Em 1979, foi destaque do Festival de Montreux, na Suíça, na apresentação que deu origem ao álbum duplo “Hermeto Pascoal Ao Vivo”. O show chegou a seu ápice num momento catártico ao lado de Elis Regina e ao som de “Corcovado” - a jam session entrou para a história da música.

Autodidata, Hermeto aprendeu vários instrumentos ao longo de sua vida e sempre explorou as possibilidades de musicalidade. O músico afirma que apenas aos 41 começou a ler e registrar suas músicas nas partituras permitindo, assim, compor muito mais. Dentre seu repertório estão forrós, frevos, maxixes, sambas, jazz, choros e outros estilos misturados livremente. Nesse tempo, fez coisas que ninguém pensaria em fazer... Tocou gigantescos instrumentos lúdicos, apresentou-se de dentro de uma piscina montada num palco, levou porcos a um estúdio de gravação, lutou boxe com Miles Davis, e, durante um ano inteiro, registrou uma composição por dia - reunidas no “Calendário do Som”, livro de 414 páginas lançado em 1999. 

Aos 80 anos, o músico reveza apresentações com cinco formações diferentes: Hermeto Pascoal e Grupo, Hermeto Pascoal e Aline Morena, Hermeto Pascoal Solo, Hermeto Pascoal e Big Band e Hermeto Pascoal e Orquestra SinfônicaPara comemorar os 80 anos está sendo realizado um calendário de eventos no Rio de Janeiro, Estado onde mora atualmente, para homenagear este que é um dos maiores instrumentistas do país.



FONTES: 
www.nexojornal.com.br
causaoperaria.org.br

SAIBA MAIS SOBRE HERMETO PASCOAL:
http://www.hermetopascoal.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário