quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016


A “BRIGA” ENTRE O PIANO ACÚSTICO E O DIGITAL


AO CONTRÁRIO DE OUTROS INSTRUMENTOS DE CORDA, OU MESMO DE BONS VINHOS, UM PIANO NÃO GANHA EM QUALIDADE COM O PASSAR DO TEMPO.

* Por Luiz Carlos Rigo Uhlik 



Peguei você, hein? Duvido que você tinha este tipo de informação. Começo a minha matéria argumentando o óbvio, e que, infelizmente, não acontece no Brasil. Piano bom é piano novo. O resto é piano morto.

Cada vez que escuto um “tecladista” comentar sobre a qualidade do som de piano do seu teclado, ou Piano Digital, fico me perguntado: que referência “pianística” ele tem para dizer que este, ou aquele piano, é o melhor? Portanto, um Piano Digital só vai ter qualidade, realmente, se você souber diferenciar o som de um bom Piano Acústico. 


UMA COISA NÃO EXISTE SEM A OUTRA

Mas, vamos lá: na verdade não existe uma “briga” entre Piano Digital e Acústico. Se pudesse escolher, ficaria com os dois. Ambos tem características fantásticas, que só ampliam o potencial de inspiração e música. Aliás, não é isso que interessa?

Entretanto, há evidências que fazem do Piano Digital uma excelente opção para quem quer estudar piano e teclas sem o investimento portentoso que existe na aquisição de um bom Piano Acústico.

Se você puder estudar piano, entender os elementos melodia, harmonia e ritmo, certamente o resultado será fantástico num Piano Digital. Portanto, a “briga” já tem um vencedor: a Música!


O PIANO DIGITAL, HOJE, TEM CARACTERÍSTICAS INSUPERÁVEIS

Existem modelos com preço extremamente atraente, tem a sensibilidade das teclas e o comportamento sonoro dos bons pianos acústicos, tem som de piano muitas vezes melhor que a maioria dos acústicos que você encontra em escolas e instituições musicais, são leves, fáceis de transportar, tem especificações técnicas que ajudam no desenvolvimento da habilidade musical, tem a facilidade da utilização do fone de ouvido, não desafinam, você pode gravar as suas performances, e por aí vai.

Se mencionarmos, então, os Pianos Digitais, com características de Teclado Arranjador, ficaríamos páginas e páginas detalhando as maravilhas destes Instrumentos. Já o Piano Acústico é o bom e velho piano de sempre: um investimento razoável que revela, digamos assim, a magia da música. 

Se você entrar num ambiente qualquer e se deparar com um piano, naturalmente você percebe a energia e a vibração da música no local. Isso é fantástico e basicamente só o piano consegue essa proeza.

O Piano Acústico reúne a energia, a vibração e o encanto do som original, produzido aí mesmo, na ação das suas mãos, teclas, martelos, cordas, tábua de ressonância, feltro, ferro, couro, madeira, tudo. A física, a química, a sensibilidade, a alma, fazem do Piano Acústico o sonho de todo pianista.

A boa notícia é que existem empresas que já conseguem produzir pianos acústicos com qualidade e tecnologia dos pianos digitais. Além da vibração e da energia do piano, você tem as facilidades que as modernas tecnologias podem oferecer: fone de ouvido, gravação MIDI e de áudio, acesso aos diferentes sons e vozes, sistemas de amplificação, conexão com a internet e um sem número de artimanhas do mundo da informática.

Vou reforçar: quem tem condições financeiras deveria, como obrigação, ter um Piano Acústico e um Piano Digital dentro de casa. Vou mais além: os pianistas eruditos deveriam ter um Piano Digital Portátil como parte da sua bagagem. No hotel, no camarim, este é o meio mais fácil de “aquecer os dedos” e não ter o inconveniente de que as outras pessoas possam “participar” dos seus estudos.


E PARA O INICIANTE, ENTÃO?

Veja que maravilha as características do Piano Digital: barato, fácil de transportar, grande poder de revenda, você pode, com o fone de ouvido, estudar sem atrapalhar as outras pessoas, não precisa de afinador e é o show na hora das performances.

Resumindo: venha para o Mundo do Piano; venha para o Mundo da Música. Quer com o Piano Acústico, quer com o Digital, ou mesmo, os dois, as vantagens são fantásticas. Reserve um momento, só seu, para desfrutar das maravilhas que só a Música pode proporcionar. Os “pianistas” vão ficar loucos; os “pianeiros”, mais ainda...

Avante!

_______________________
Luiz Carlos Rigo Uhlik é amante da música desde o dia da sua concepção, no ano de 1961, é especialista de produtos e Consultor em Trade Marketing da Yamaha do Brasil. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário