terça-feira, 9 de fevereiro de 2016




Beethoven:245 anos Do gênio imortal


O LEGADO DEIXADO POR BEETHOVEN É CONSIDERADO UM DIVISOR DE ÁGUAS NA HISTÓRIA MUSICAL EM TODO MUNDO. POR REPRESENTAR UMA TRANSIÇÃO ENTRE A MÚSICA DO SÉCULO XVIII, CLASSICISTA, E A DO SÉCULO XIX, ROMÂNTICA, CONSEGUIU CONSERVAR O RIGOR, O EQUILÍBRIO E A DISCIPLINA FORMAL. ACOMPANHE UMA PEQUENA HOMENAGEM DA REVISTA KEYBOARD BRASIL EM FORMA DE LINHA DO TEMPO.

* Da Redação



17 de dezembro de 1770 – Nasce o gênio. Batizado na igreja de St Remigius, em Bonn, na Alemanha. Há quem diga que seu nascimento possa ter sido no dia anterior. 

1778 – Primeira aparição pública. Seu pai anunciava em Colónia a idade do filho prodígio: seis anos, embora tivesse de fato, sete, provavelmente para estabelecer comparações favoráveis ??com outra criança prodígio: Mozart. 

1780 – Passou a ter lições com Gottlob Neefe, que o descreveu: “Beethovem toca cravo muito habilmente e com poder. Esse gênio juvenil é merecedor de ajuda para capacitá-lo a viajar e certamente se tornará um segundo Wolfgang Amadeus Mozart se continuar como ele começou”.

1784 – É nomeado organista assistente da corte ao lado de Neefe.

1787 – Conhece Mozart. Beethoven alcança sua ambição de longa data ao viajar a Viena para se encontrar com Mozart. Pouco mais de dois meses e depois de ter impressionado Mozart que concorda em levá-lo como um aluno, Beethoven foi obrigado a voltar para Bonn, pois sua mãe estava morrendo. 

1790 – Músicos se recusam a realizar a Cantata Death of Joseph II alegando ser impossível tocá-la. Neste mesmo ano, Haydn em seu caminho para Londres, conhece Beethoven que, impressionado, encorajando-o a ir para Viena como seu aluno.

1792 – Um mês antes de completar 22 anos, deixa Bonn rumo à Viena para estudar com Haydn. Em 18 de dezembro seu pai morre.

1793 – Começa suas aulas com Haydn. Beethoven participa de competições de improvisação ao piano, derrotando cada um dos competidores. Rapidamente estabelece sua reputação como o melhor virtuoso do piano em Viena.

1795 – Beethoven apresenta seu Trio Piano Sonatas para Haydn, que o desaconselha a publicar. Beethoven fica furioso, mas, inteligentemente dedica as Sonatas para Piano a seu professor e, assim é desfeito o mal entendido.

1797 – Beethoven contrai possivelmente tifo. Isso pode ter marcado o início de sua surdez.

1798 – Em uma explosão extraordinária de criatividade, Beethoven compõe inúmeras obras.

1800 – Beethoven derrota o célebre virtuoso do piano prussiano Daniel Steibelt em um concurso de improvisação no palácio do príncipe Lobkowitz, e nunca mais foi convidado a participar desses concursos. Sua posição como o maior virtuoso do piano de Viena é seguro e permanece incontestada para o resto de sua vida. 

1801 – Em uma longa carta a seu velho amigo Dr. Franz Wegeler em Bonn, Beethoven menciona pela primeira vez a sua surdez: “... Minha audição tornou-se pior nestes três últimos anos...” 

1802 – Em 06 de outubro Beethoven escreve o Testamento Heiligenstadt, reconhecendo publicamente sua surdez pela primeira vez “... Oh, todas as pessoas que pensam ou dizem que eu sou hostil a você, ou que eu sou teimoso , ou que eu odeio a humanidade, você não percebe o mal que você me fazer ... Eu sou surdo ... ”

1825 – Já completamente surdo, Beethoven assistiu o ensaio de um grupo que executaria seu “Quarteto em Mi bemol maior op. 127”. Um dos violinistas, Joseph Böhm, disse que Beethoven “estava tão surdo que não podia ouvir o som celestial das suas próprias composições”. Porém, para o espanto de todos, Beethoven chamou a atenção do grupo para os menores erros de execução. “Seus olhos seguiam os arcos, e assim ele era capaz de notar as menores flutuações no tempo ou no ritmo, e corrigi-las na hora”, anotou Böhn.

1827 – Beethoven morreu em 26 de março. Naquele dia, as escolas de Viena foram fechadas. O compositor deixou um legado de 138 composições únicas e extraordinárias, além de outras 200 canções, cânones e danças.






Um comentário:

  1. Parabéns Helô pela matéria! Adoro Beethoven e ouço sempre as composições dele. Sua obra não tem nenhum ponto baixo!

    ResponderExcluir