quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016


O QUE ESTAMOS FAZENDO COM A CLASSE MÉDIA?  - PARTE 1  

O QUE TEMOS EM COMUM COM OS SOFISTAS GREGOS DO PASSADO? PARA RESPONDER ESSA PERGUNTA TÃO ATUAL, BASTA LER O TEXTO DO PROFESSOR BERSOU!
* Por Luiz Bersou


TALES DE MILETO E A SÉTIMA PERGUNTA...
Tales de Mileto foi considerado um dos sete sábios da Grécia Antiga. O seu legado se perdeu no tempo e hoje só nos restam citações dos seus contemporâneos. Outro dia ganhei um presente que foram as 9 respostas de Talesàs perguntas dos sofistas gregos. Todas brilhantes, mas a 7a é muito adequada ao nosso momento atual.

SOFISTAS GREGOS...
A Grécia teve um momento em que o centro de interesses da sociedade era a educação, pois no imaginário da época, era o caminho para a perfeição e virtude. Nesse ambiente, os debates públicos, as palestras de quem tivesse o que falar atraiam público. Foi nesse contexto que nasceu o sofismo.

Sofistas privilegiavam a beleza do discurso, a retórica e o brilho da oratória, tudo em prol do poder do convencimento. Nesse contexto de valorização do poder do convencimento, perde-se no tempo, o compromisso com a verdade. A verdade ficou em segundo plano. Um registro interessante desse momento histórico, nos diz que os sofistas foram os primeiros advogados da história ocidental!!

Volto então o pensamento para os juízes no Supremo Tribunal Federal. Percebo a preocupação com o brilho da oratória, a beleza do discurso e a preocupação clara em aparecer bem na fotografia. Voltando no passado, aparece o registro de quantas vezes esse tribunal deixou de ser tribunal onde fica o altar da honra e da justiça para ser partícipe em jogadas de interesses de políticos de ocasião, na defesa de temas de Estado de Direito de honra duvidosa. Faço, então, a pergunta delicada: Que pensamento posso elaborar sobre juízes e sofistas?

A CIÊNCIA DA VERDADE...
Ampliando as considerações sobre juízes, coloco essa questão no contexto atual, afirmando que socialistas, petistas e comunistas de hoje nada mais são do que os sofistas gregos do passado, que a sociedade de então soube identificar e rejeitar. Foi nessa luta que se reforçaram as bases da filosofia,que nasceu lá e que nada mais é do que a ciência da verdade!

Continua na próxima Revista Keyboard Brasil...

_____________________
Atualmente dirigindo a BCA ConsultoriaLuiz Bersou possui formação em engenharia naval, marketing e finanças. É escritor, palestrante, autor de teses, além de ser pianista e esportista. Participa ativamente em inúmeros projetos de engenharia, finanças, recuperação de empresas, lançamento de produtos no mercado, implantação de tecnologias e marcas no Brasil e no exterior. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário