quarta-feira, 27 de abril de 2016

CD Bailado 

A PARCERIA CRIATIVA  E FÉRTIL ENTRE O PIANISTA, ACORDEONISTA E ARRANJADOR DANIEL GRAJEW E O CONTRABAIXISTA E COMPOSITOR MARCOS PAIVA. 
* Da Redação

Para a construção do CD Bailado, os músicos Marcos Paiva e Daniel Grajew realizaram um trabalho de pesquisa e trouxeram à luz da contemporaneidade, as escolas do piano brasileiro e os contrapontos de Pixinguinha somados à influência do jazz, com seus espaços dilatados e sua improvisação. Tudo, redimensionado e transformado num trabalho em duo inédito no Brasil – contrabaixo e piano.

O contrabaixista Marcos Paiva cria um nova forma de conduzir o seu instrumento, usando a escola do violão de 7 cordas (as baixarias) de maneira inovadora. Essas contramelodias, nascidas no início do século XX e sistematizadas pelo genial Pixinguinha nas gravações ao lado do flautista Benedito Lacerda, são a artéria central para a ramificação promovida pelo contrabaixista para acompanhar sambas, choros, maxixes e outras misturas musicais. Seu contrabaixo conversa com o piano como numa engenhosa trama. 

Já o pianista Daniel Grajew mergulha profundamente na linguagem dos pianeiros, como eram conhecidos Ernesto, Chiquinha Gonzaga, Radamés Gnattali e os demais pianistas do início do século XX, para recolorir essa tradição. E o pianista usa os pincéis impressionistas de Debussy e, consequentemente, de Bill Evans para transformar as novas harmonias e os improvisos sincopados em requebros de suprema perfeição.

O CD Bailado foi gravado e mixado no Estúdio Arsis. Fotos e a arte da capa realizadas pelo artista plástico e fotógrafo Gal Oppido.


SOBRE OS MÚSICOS...

Daniel Grajew

Pianista de formação popular (ULM e Conservatório de Tatuí) e erudito (formado pela Universidade de São Paulo), Daniel Grajew lançou em 2013 seu primeiro CD ‘Manga’, tendo chamado a atenção pelo seu virtuosismo e inventividade composicional. Atua como pianista, acordeonista e arranjador em diversos gêneros como tango, choro, jazz, música de câmara, orquestras e cantores. Trabalhou com artistas como Carlos Malta, Blubell, Vânia Bastos, Marcelo Monteiro, Escualo Ensemble, Luiz Brasil, entre outros.

Considerado como um dos mais criativos músicos da atualidade, Marcos Paiva é contrabaixista e compositor. Possui quatro discos solo. Em 2015, lançou seu quarto CD solo ‘Choroso’, onde recebeu inúmeras críticas positivas da imprensa nacional e de jornalistas especializados. Atuou ao lado de Vânia Bastos e Maria Alcina no show Tributo a Pixinguinha, além de trabalhar como educador na Prefeitura da Cidade de São Paulo. Trabalhou ao lado de Zizi Possi, Bibi Ferreira, Teresa Salgueiro (portuguesa do Madredeus), Tânia Maria e Fabiana Cozza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário