quinta-feira, 28 de abril de 2016


QUEM ESTÁ NOS REPRESENTANDO?


TEMOS QUE COLOCAR NA MESA ALGO QUE MAIS FALTA AO BRASIL: A INTOLERÂNCIA COM A CORRUPÇÃO, COM A INCOMPETÊNCIA E COM O DESPREPARO DEMONSTRADO POR NOSSOS PARLAMENTARES PARA A IMPORTANTE FUNÇÃO 
QUE É GOVERNAR UM PAÍS. VAMOS REFLETIR?
* Por Luiz Bersou

A televisão nos deu a oportunidade de observar o comportamento dos nossos parlamentares no momento do voto. O que vimos preocupa. Sem percepção do momento histórico que estavam vivendo, muitos mostraram a falta da dimensão humana, a falta do estadista que se faz tão necessária no momento presente. Seres pequenos que não estão preparados para essa importante função.

O que foi demonstrado é que esse tipo de representação não nos interessa. Temos que colocar na mesa algo que mais falta ao Brasil que é a intolerância com a incompetência, com a corrupção e com a distância entre governantes e população. 

Os que estão desempregados que hoje são mais de 10 milhões de cidadãos, não aceitam as firulas do atual Estado de Direito, onde os criminosos, os corruptos e os incompetentes tem todos os rituais ao seu favor para manter tudo como está.

Qual o significado de termos 514 deputados em Brasília? 
Qual seria a diferença se, em vez de termos 514 
representantes de baixa qualificação, tivéssemos 
apenas 26 representantes reconhecidos pela sua dimensão 
intelectual e humana?


Quem pode nos representar?
Há aqui um erro histórico. Achar que a quantidade de representantes no Congresso substitui a mediocridade desses mesmos representantes. Governar o Brasil requer competência, formação e capacidade de entendimento das consequências das ações desses mesmos representantes. 

Se existem regras para a formação profissional, por que não existem regras de formação desses representantes que estão instalados no Congresso Nacional, nas Assembleias estaduais e municipais? 

Qual o significado de termos 514 deputados em Brasília? Qual seria a diferença se, em vez de termos 514 representantes de baixa qualificação, tivéssemos apenas 26 representantes reconhecidos pela sua dimensão intelectual e humana? Qual seria a velocidade de ação desses 26 representantes diante a procrastinação sistêmica e fuga de responsabilidade que caracterizam tantos desses 514 representantes?

Estados e Municípios
O que se passa em Brasília assusta. O que vemos nas assembleias estaduais e municipais assusta mais ainda. O crime, a corrupção a e incompetência que estamos descobrindo em Brasília e que está sendo foco de nossa atenção nesse momento é replicado pelas assembleias regionais. A diferença é que vemos muito pouco do que está acontecendo. O nosso desconhecimento ajuda na manutenção do “status quo” e seu Estado de Direito que protege essa sujeira toda.

Eleições gerais
Preocupa a sugestão de eleições gerais imediatas. Aqueles que a propõem estão confortáveis com o dinheiro que ganham e com sua qualidade de vida. Eleições gerais significa, na prática, adiar as providências necessárias por pelo menos um a dois anos. 

Não estão percebendo que enquanto medidas necessárias não entram em ação, mais empregos são perdidos a cada dia que passa. Precisamos de ação imediata. Um grupo de notáveis precisa se fazer presente.

A representação do empresariado
Somente agora começam a aparecer algumas vozes tímidas. A visão socialista de que o empresário é inimigo e perseguidor como é verbalizado às claras pelos bolivarianos, gerou uma espécie de timidez e complexo de inferioridade entre tantos grandes empresários.

É verdade que muitos não quiseram associar o seu nome ao atual estado de representatividade política e empresarial que cheira tão mal. 

Acontece que o Brasil precisa de quem trabalha. Sem eles todos perdem. Atualmente são muito poucos. Com o atual processo de destruição de empresas, onde vamos parar? Com o atual processo de imposição de impostos escorchantes, onde vamos parar?

Sabemos que o atual sistema de representação das empresas na sociedade precisa ser completamente revisto. A bandeira da competitividade precisa ser colocada no lugar das demandas de tantas empresas que no atual padrão de representação apenas querem mais proteção para a sua falta de competitividade. Mas, acima de tudo, o empresário precisa - como aquele que mais trabalha - se fazer mais presente.

Idealogias e desempenho
Volto a comentar algo que, para mim, é absolutamente claro. Governos tem que demonstrar desempenho na gestão e na ação, qualquer que seja a linha ideológica que esteja prevalecendo. Essa é a verdade acima de todas as verdades.
_____________________
Atualmente dirigindo a BCA ConsultoriaLuiz Bersou possui formação em engenharia naval, marketing e finanças. É escritor, palestrante, autor de teses, além de ser pianista e esportista. Participa ativamente em inúmeros projetos de engenharia, finanças, recuperação de empresas, lançamento de produtos no mercado, implantação de tecnologias e marcas no Brasil e no exterior. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário