quarta-feira, 27 de abril de 2016


HOME STUDIO - O COMPUTADOR
QUAIS FERRAMENTAS PODEMOS UTILIZAR PARA REALIZAR NOSSAS PRODUÇÕES? QUAIS DELAS FARÃO PARTE DE NOSSO ESTÚDIO? ESSE SERÁ O ASSUNTO ABORDADO A PARTIR DESTE MÊS INICIANDO PELO COMPUTADOR.
* Por Murilo Muraah 

Continuando nossa série de colunas apresentando conceitos básicos para quem pretende montar ou melhorar seu  home  studio, começamos agora  a  falar  sobre  as  ferramentas  que podemos utilizar para realizar nossas produções. É importante entender qual é a função de cada uma e como se conectam para podermos escolher quais delas farão parte de nosso estúdio, por isso esse será o assunto abordado nas próximas colunas.

Como já vimos anteriormente, o computador atualmente exerce uma função central em estúdios profissionais e home studios. A partir dos softwares que instalaremos nele, definiremos quais atividades poderemos realizar: gravação, edição, mixagem, masterização, notação musical, arranjo, etc.

Uma das discussões mais comuns quando falamos em computadores para produção musical é a plataforma que será utilizada. O antigo embate PC x Mac também domina as discussões nessa área,tendo defensores apaixonados de ambos os lados. Antes de mergulhar nessa  briga, é importante  lembrar que  alguns  softwares  não  funcionam  em ambas  as plataformas. Um exemplo é o software de produção musical que eu mais utilizo, Logic Pro, que desde a versão Logic 6 passou a ser desenvolvido pela Apple, funcionando exclusivamente em seus sistemas operacionais (Mac OS). Esse fato, portanto, já pode determinar a plataforma que você irá utilizar.

A capacidade de customização permite que usuários de PC montem computadores muito potentes por um preço mais acessível que os Macs. Por outro lado, por serem menos customizáveis, a estabilidade oferecida pelos Macs costuma ser melhor, minimizando os problemas entre hardwares e softwares e os sempre inconvenientes “crashes” e mensagens de erro durante a operação. A própria forma de trabalhar com o computador pode te ajudar a escolher entre Mac ou PC: se tiver a oportunidade de conhecer e testar diferentes versões do Mac OS e do Windows, perceberá que oferecem diferenças significativas e sua escolha será ainda mais segura. 

Independentemente da plataforma utilizada, a compatibilidade entre softwares e hardwares é um ponto que sempre merece muita atenção. Para dar um exemplo muito comum: sistemas operacionais mais novos ou mais antigos podem não trabalhar com alguns hardwares e softwares que você já possui. Assim, não apenas no momento da compra do computador, mas também ao realizar modificações e atualizações, é sempre importante checar no site dos fabricantes se seus hardwares e softwares serão compatíveis com seu software musical, com seu sistema operacional, com as peças de seu computador, etc.

Após definir se o melhor para você será trabalhar com Mac ou PC, é preciso definir se utilizará um computador desktop ou laptop em seu estúdio. Caso pense em realizar gravações em lugares diferentes, o laptop te proporcionará a mobilidade necessária – mas também pode ter desempenho inferior ao desktop, principalmente em relação ao número e tipo de conexões disponíveis e à velocidade para transferência de dados do HD, como veremos abaixo. Por isso, é importante se informar sobre as possibilidades que melhor te atendem, pois há maneiras de compensar essas diferenças de desempenho – utilizando um HD externo mais veloz via USB ou Thunderbolt, por exemplo.

Três pontos principais devem ser observados ao escolher ou montar seu computador: o processador, a memória RAM e o HD. Um computador com baixa capacidade de processamento poderá apresentar problemas ao tentar processar projetos com muitos plugins de mixagem, por exemplo. Buscar computadores que tenham múltiplos cores de processamento possibilitará uma performance ainda melhor – um computador com processador Quad Core é um bom ponto de partida.

Ter uma memória RAM acima de 8Gb é muito importante, pois isso permitirá que os dados que são armazenados na memória RAM possam ser acessados constantemente e de forma muito veloz pelo seu software de produção musical, por instrumentos virtuais, etc. Mesmo os usuários de Mac geralmente possuem a opção de aumentar a memória RAM de seus computadores, mas alguns modelos não permitem que se faça esse upgrade.

Como citamos acima, a escolha do HD também é crucial para a performance do nosso sistema. Além de considerarmos o espaço para armazenamento, é fundamental estarmos atentos também à velocidade de transferência de dados. Um HD de 5400 rpm, comumente encontrado em laptops, geralmente  será  muito  lento para  trabalhar  com produção  musical.  Um  HD  de 7200 rpm geralmente oferecerá uma performance melhor, mas caso tenha condições financeiras, o uso de um SSD (Solid State Drive) será um investimento do qual você provavelmente não irá se arrepender.

É  muito  comum  também  a  utilização  de  diferentes  HDs  (ou SSDs)  para  diferentes objetivos em um mesmo sistema. Podemos contar, por exemplo, com um HD para a instalação do sistema operacional e dos softwares de produção musical, outro exclusivo para realizar as gravações, onde salvaremos nossos projetos, outro para armazenar instrumentos virtuais, etc.

O número e o tipo de portas de conexão que você vai precisar também devem ser considerados com cuidado. Será muito frustrante chegar em casa com seu HD Externo USB novo e não poder utilizá-lo porque sua interface de áudio, teclado, mouse, controlador MIDI e outros equipamentos imprescindíveis talvez já estejam utilizando todas as portas USB disponíveis.  Existem  placas  de expansão para desktops e hubs que permitem aumentar o número de portas disponíveis, porém isso também exige muito cuidado: colocar seu mouse e teclado em um hub USB, por exemplo, provavelmente não trará problemas de performance, mas colocar uma interface de áudio ou um HD Externo deverá afetar ou até impedir o funcionamento destes equipamentos.

Caso tenha dificuldades para tomar essas decisões sozinho, buscar a opinião de pessoas com conhecimento nessa área é fundamental. Buscar maneiras de melhorar a performance de seu sistema e manter uma rotina de manutenção do seu computador também pode ser muito útil. Existem diversos sites de dicas e aplicativos que podem te ajudar nessas tarefas, de acordo com o sistema que você utiliza. Se possível, utilize seu computador exclusiva-mente para suas produções, evitando utilizá-lo também para armazenar e trabalhar com fotos, vídeos, arquivos pessoais, internet, etc. Isso possibilitará que você o mantenha mais leve, organizado e pronto para fazer aquilo que você mais precisa: a produção de seus projetos de áudio.


_________________________
*Murilo Muraah é Bacharel em Comunicação Social pela FAAP e proprietário da Muraah Produções, onde atua como professor de áudio analógico e digital, produtor musical, compositor de trilhas sonoras e músico. Possui vasta formação, com cursos realizados dentro e fora do Brasil, incluindo: Diploma de Música (Southbank Institute of Technology - Brisbane/AUS), Formação de Apresentadores de Rádio (Rádio 4EB FM – Brisbane/AUS), Radialista – Sonoplastia (SENAC), além de diversos cursos de composição, produção musical, áudio e acústica em escolas onde atuou também como professor. Atualmente vem apresentando cursos, palestras e workshops em importantes eventos e instituições de ensino, como a Campus Party Brasil, a Faculdade de Música do Centro Universitário FIAM-FAAM e a SAIBADESIGN, além de atuar como técnico de áudio no estúdio da Fábrica de Cultura Jardim São Luis.




   



Nenhum comentário:

Postar um comentário