sábado, 29 de outubro de 2016

O HALLOWEEN

NO DIA 31 DE OUTUBRO COMEMORA-SE O HALLOWEEN, MAIS CONHECIDO NO BRASIL COMO O “DIA DAS BRUXAS”. QUE TAL CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE ESSA DATA ASSOMBROSA? ALÉM DAS CURIOSIDADES, A REVISTA KEYBOARD BRASIL PREPAROU UMA PEQUENA SELEÇÃO MUSICAL DE ASSUSTAR! 
* Redação

As comemorações do Halloween são mais comuns nos países anglo-saxônicos, em especial nos Estados Unidos. No Brasil, o Dia das Bruxas se infiltrou em nossas comemorações de forma tímida. Apesar de sua pequena influência, pode ser visto em escolas, clubes, casas noturnas e shoppings de várias cidades. 

Muitos nacionalistas dão créditos à influência do imperialismo cultural americano à vinda do Halloween. Desse modo, alguns brasileiros localizados em São Luiz do Paraitinga, cidade paulista, decretaram o dia 31 de outubro como o dia oficial do Saci Pererê – em protesto à inclusão do Halloween. A maioria das manifestações criticavam a posição dos brasileiros em importar a cultura americana, já que o país tem grande diversidade folclórica que não é aproveitada e muito menos comemorada.

História...
O Halloween é uma tradição praticada há mais de 3 mil anos, iniciada pelos povos Celtas e celebrado na noite de 31 de outubro. A palavra “Halloween foi adaptada ao longo do tempo, por conta do Dia de todos os Santos, comemorado em 1º de novembro, que em inglês significa 'All Hallows Eve', cuja abreviação se tornou Halloween.

A prática de se fantasiar nessa data se deu justamente pela crença que os celtas tinham neste dia especial. Esses povos afirmavam que, na noite do dia 31 de outubro, o véu que cobre o mundo astral e a Terra deixava de existir exatamente à meia noite. Para se protegerem de possíveis perigos, os celtas se cobriam com peles de bichos e máscaras de Deuses para não serem reconhecidos por espíritos ruins, já que neste momento eles teriam mais facilidade de fazer "travessuras" com os seres da Terra. Essa prática, então, começou a ser adotada e é perpetuada até hoje, por meio das fantasias usadas no dia de Halloween.

“Jack O Lantern”...
Símbolo típico do Halloween, a abóbora iluminada por uma vela em seu interior é feito com o objetivo de pedir as boas vindas dessa data e desse novo ciclo que se inicia na vida de todos.

“Gostosuras ou travessuras?”...
A prática de oferecer doces no Halloween, que costuma ser mais presente na América do Norte, na qual as crianças batem de porta em porta e dizem: Gostosuras ou Travessuras?, também tem origem no povo celta. 

Algumas canções...
Lançado em 1983, “Thriller” é um clipe que revolucionou a história da música. O sucesso criado por Michael Jackson foi tanto,  que é constantemente eleito por inúmeras revistas especializadas em música, como o melhor vídeoclipe de todos os tempos.


Composta em 1989, pela banda americana de Punk Rock Ramones, ‘‘Pet Sematary’’ foi originalmente escrita para o filme - de mesmo nome - de Stephen King. Na época de lançamento, tornou-se um dos maiores hits executados nas rádios. 


A canção ‘‘Sympathy for the Devil’’,  da banda britânica de Rock, The Rolling Stones, foi lançada como a faixa de abertura de seu sétimo álbum de 1968. Escrita por Mick Jagger e creditado por Jagger e Richards, a música foi classificada em 32ª posição pela Revista Rolling Stone na lista das 500 melhores canções de todos os tempos. Segundo algumas fontes, a música seria inspirada em uma visita de Jagger a um centro de candomblé na Bahia. Mas foi Keith Richards quem sugeriu o ritmo, que lembra um samba, além de ser motivou para várias acusações de satanismo feitas contra a banda. 


‘‘Toccata e Fuga em Ré Menor’’, composta por Johann Sebastian Bach é uma música no mínimo misteriosa.Não se sabe o porquê da associação dessa peça para órgão - um instrumento utilizado em igrejas cristãs - a filmes e desenhos de mistério ou terror, como o 
‘‘Fantasma da Ópera’’. Seja como for, não existe outra peça para órgão mais conhecida que esta, composta entre 1703 e 1707. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário