quarta-feira, 26 de outubro de 2016

PROJETO ACALANTO


NO ACONCHEGO DO ÚTERO MATERNO, O SOM DE VOZES INVADE O SILÊNCIO. ACALANTO - PROJETO CRIADO POR ISADORA CANTO PROPÕE UMA VIVÊNCIA ÚNICA E PROFUNDA, UMA CONVERSA ATRAVÉS DA MÚSICA QUE FORTALECE O VÍNCULO ENTRE MÃE, PAI E BEBÊ ANTES E DEPOIS DO NASCIMENTO.

 *Por Heloísa Godoy Fagundes

CANTO E VIVÊNCIA MUSICAL NA GESTAÇÃO E PÓS-PARTO

Um dos fortes objetivos do Acalanto é fortalecer o vínculo afetivo mãe-bebê e facilitar a comunicação ainda na barriga ou após o nascimento. Por meio de jogos musicais, composição de canções, visualizações, sensibilização instrumental, canto, relaxa-mento e outras atividades musicais, o Acalanto ajuda a mãe a vivenciar de modo mais profundo sua experiência de maternidade e a aproximar-se do universo infantil ainda distante e imaginário. 

Nos encontros também são utiliza-das as músicas trazidas pelas mães - do repertório diário, cantigas tradicionais, cantigas de ninar - para que possam trabalhar a voz cantada e as manifestações tradicionais da nossa cultura, compondo uma ferramenta riquíssima no processo de vivência da maternidade.?Além do CD do Projeto Acalanto “Vida de Bebê”, indicado ao Grammy Latino, também gravamos o CD (Meus Sons) contendo as músicas vivenciadas durante o curso e os sons dos ricos instrumentos sobre a barriga, além do coração do bebê e da mãe! Este CD, você leva para casa e usa durante a gestação, parto, pós parto e para o resto de suas vidas!

No curso, a música e seus benefícios serão vivenciados de várias formas, são elas:
1.  Breve conversa sobre a comunicação da mãe com seu bebê e os benefícios da música nesse processo;
2. Sensibilização instrumental sobre a barriga e bebê;
3. Composição da própria canção e repertório gestacional;
4. Construção de um instrumento musical (útero materno) que será usado na gestação, parto e toda infância;
5. Vivências que trabalham o corpo, o novo ritmo de vida, a improvisação, já que nessa nova fase é importante saber improvisar;
6. Trabalhando medos e anseios através de movimentos e massagens no bebê;
7. Sensibilização auditiva para reconhecimento dos choros do bebê;
8. Relaxamento dirigido;
9. Técnica de canto e respiração, focando o períneo, preparando o corpo da mãe para o parto e vida.
10.  Filme a respeito da gestação e mais...

MANEIRAS DE ACALANTAR...
- Qualquer encontro tem a duração de uma hora que pode ser individual ou com o  casal;
- Acalanto semanal, quinzenal ou mensal, desde o início da gestação ou quando sentir vontade! Neste, apenas o Acalanto semanal dá direito também aos CDs Vida de Bebê e Meus Sons;
- Acalanto intensivo, apenas quatro encontros FOCADOS, inclusos CDs Vida de Bebê e  Meus Sons;
- Aulas de violão na gestação e pós parto, Canto popular e apenas a gravação do CD Meus Sons.

SOBRE ISADORA CANTO...
Isadora Canto é nascida no Rio de Janeiro em uma família extremamente musical.  Se formou em música pela Faculdade Santa Marcelina, quando nasceu seu primeiro filho, Theo. Essa gestação deu início a uma vivência extremamente sonora e criativa para Isadora, que juntou suas duas paixões: a música e a maternidade. Partindo da própria experiência de música com seu bebê ainda no ventre, ela realizou estudos e pesquisas por diversos países. Comprovando os benefícios da música para mães, pais e filhos durante a gravidez, fundou o  “Projeto Acalanto” de música na gestação. Em 2005, lançou o CD Vida de Bebê, que foi indicado ao Grammy Latino em 2007 na categoria Melhor CD infantil.

Em 2008, teve sua segunda filha, Lia, e comprovou a força do vínculo musical para um novo ser. Além do Acalanto, Isadora coordena o único coral do mundo formado por mães com seus bebês, o "Materna em Canto”, completando 8 anos de mergulho nesse universo musical e maternal. Esse ano lançou seu segundo álbum Vida de Criança, já em turnê por todo país.

SERVIÇO:
Onde Acalantar?
O Canto Acalanto fica na cidade de São Paulo, no bairro da Pompeia.
Ligue para Isadora Canto ou mande um email
(+5511) 9-8362 7202
contato@projetoacalanto.com.br


SAIBA MAIS SOBRE ISADORA CANTO:

____________________
* Heloísa Godoy Fagundes é pesquisadora, ghost writer e esportista. Amante da boa música, está há 10 anos no mercado musical de revistas. Já trabalhou na extinta Revista Weril e atualmente é publisher e uma das idealizadoras da Revista Keyboard Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário