sexta-feira, 21 de outubro de 2016

VIOLETA DE OUTONO LANÇA SEU NOVO ÁLBUM


A BANDA "CULT" PSICODÉLICA BRASILEIRA VIOLETA DE OUTONO ESTÁ DE VOLTA COM UM NOVO ÁLBUM DE ESTÚDIO.  

 * Por: Mateus Schanoski


O Violeta de Outono possui uma trajetória bastante sólida dentro do rock brasileiro. Liderado pelo guitarrista Fabio Golfetti (atualmente também guitarrista da lendária banda psicodélica GONG), único integrante da formação inicial de 1984, o grupo continua com sua proposta original, fazendo um som psicodélico de influências progressivas, com uma boa dose de improvisação – receita essa que os mantém em atividade criativa, produzindo sempre novas ideias ao longo dos anos.    

‘Spaces’, classificado como o 9º álbum de estúdio, completa uma trilogia iniciada em 2007 com o álbum Volume 7, e consolida a segunda fase da banda, agora um quarteto, em contraste com o trio psicodélico pós-punk dos anos 1980. Fabio Golfetti, integrante original, mantém a unidade sonora da banda, com sua guitarra psicodélica e atmosférica, reminiscente da vertente "space rock", e seu vocal etéreo de paisagens atemporais. Gabriel Costa, na banda desde 2005, desenha linhas de baixo inquietas, em movimento constante. José Luiz Dinola, que se juntou ao grupo em 2011, traz um aprimoramento rítmico com excelência técnica, e Fernando Cardoso, o primeiro a integrar essa nova formação, em 2005, tece as texturas de órgão, piano e sintetizadores com sofisticação erudita.

O novo álbum conta com 7 composições e tem como destaque duas longas faixas: Imagens, composta em grupo como uma suíte em 4 movimentos, e Cidade Extinta, que reúne elementos  temáticos do trio original transportados para o panorama de composição da atual fase. A balada Kevinland traz a simplicidade melódica e lírica, enquanto a instrumental Parallax T-Blues proporciona uma viagem através de camadas de pianos e glissandos sobre base rítmica hipnótica. Flowers On The Moon é uma composição de Fernando Alge, de quem o grupo já gravou outras músicas nos álbuns anteriores, e traz a participação de Alge e sua guitarra de harmonias inesperadas. A Painter Of The Mind transita pelo universo do artista suíço Paul Klee, com letra constituída por extratos de seus poemas. De Paul Klee veio também a inspiração para o conceito visual do álbum, que usa um de seus desenhos.

Spaces foi gravado e mixado no Estúdio Mosh em São Paulo, por Alex Angeloni; masterizado por Andy Jackson, no Tube Mastering, em Londres, e produzido por Fabio Golfetti.
__________________________

Mateus Schanoski é graduado em Piano Erudito (Conservatório Bandeirantes), Piano Popular (CLAM e ULM), Teclado e Tecnologia (IT&T). É tecladista, pianista, organista, sideman, arranjador, produtor musical, professor e colaborador da Revista Keyboard Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário