terça-feira, 2 de maio de 2017

A IMPORTÂNCIA DO INVESTIMENTO MATERIAL E INTELECTUAL DO MÚSICO TECLADISTA.


O LEQUE DE ATUAÇÃO DO MÚSICO TECLADISTA PROFISSIONAL É ENORME. PORÉM, NADA CAI DO CÉU. TUDO É QUESTÃO DE MUITO TRABALHO, DEDICAÇÃO, ESFORÇO, INVESTIMENTOS INTELECTUAL E MATERIAL, ALÉM DA IMPRESCINDÍVEL DIVERSIDADE NO CONHECIMENTO MUSICAL. SEM ESSES INGREDIENTES, O MÚSICO NÃO CONSEGUIRÁ SE REALIZAR PROFISSIONALMENTE.  ESSE É O ASSUNTO DA COLUNA DESTE MÊS.

* Bruno de Freitas

A caminhada do músico, como sabemos, é longa e intensa. A partir do momento em que o futuro músico profissional decide ou o destino vai o levando para este caminho, a necessidade de investimento em equipamentos e conhecimento é uma realidade.

Contudo, estamos mergulhados (como todas as atividades/profissões) à facilidade da tecnologia, em teclados com praticamente "tudo pronto", presets perfeitos e em enorme quantidade, além é claro, de computadores, tablets e smartphones. Para o tecladista de banda, igreja ou estúdio, basta pressionar um comando ou outro e o timbre ou combinação perfeita para sua necessidade, está à disposição.

Entretanto, apesar de dispormos de tecnologia avançada, nem sempre o músico tem condições financeiras para adquirir o teclado ou equipamento ideais. Estamos em uma realidade refém (também) do volátil mercado internacional: uma oscilação ou outra do dólar se torna o suficiente para disparar ou mesmo dobrar o preço final de um teclado. Aqui no Brasil, as taxas consideráveis de importação, além dos impostos elevam por demais o preço dos produtos.Se somando a tudo isso, juntarmos a crise política e consequentemente a financeira, adquirir instrumentos e equipamentos se tornou cada vez mais difícil.

Por outro lado, não podemos apenas culpar o sistema altamente burocrático e oneroso e desistir no desenvolvimento como músico profissional. Nós, como todo bom brasileiro, aprendemos a tirar água de pedra, e entre uma troca ou outra, além das enraizadas parcelas de 10, 12, 24 vezes, vamos nos virando no investimento do material de músico.

A preocupação e necessidade de investimento material é importante, porém de mesmo peso e valor, o investimento intelectual se faz presente na carreira como músico. O leque de atuação do músico tecladista profissional é enorme, e para atingir suas metas é necessário investimento intelectual constante.

Assim, a caminhada do músico vai amadurecendo enquanto o mesmo não apenas investe em equipamentos, mas em cursos, workshops, livros, professores particulares, conservatórios e universidades. Hoje, também é crescente os workshops e cursos online.

Especialmente os tecladistas sentem também a necessidade de se capacitar em áreas hoje afins, como arranjo,  produção, mixagem e por fim gestão de carreira - esta última destacando o marketing pessoal como foco.

Com uma gama de possibilidades tão grande, o músico tecladista profissional não pode abandonar a diversidade do conhecimento musical: do Cantochão ao Renascimento; da Música Barroca ao Romantismo. De Richard Wagner aos Beatles; do Jazz, do Metal e do Pop à música de Cinema. Isso tudo agregado à gigante MPB. Ouvir, analisar e ampliar o repertório para ter opções e oportunidades cada vez mais amplas como tecladista profissional.

_____________________
* Bruno de Freitas é Tecladista, professor, produtor, demonstrador de produtos da Yamaha, endorser da Stay Music e colaborador da Revista Keyboard Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário