sexta-feira, 26 de maio de 2017

MERCADO CERIMONIAL MUSICAL: busca pela excelência

 * Por Hamilton de Oliveira

ESSE MÊS, O ASSUNTO É  DISCIPLINA E VALORIZAÇÃO DO TRABALHO DO MÚSICO NO MERCADO DE CASAMENTOS NO BRASIL. UM DOS SETORES QUE MAIS MOVIMENTA A ECONOMIA DO PAÍS.

Segundo Friedrich Nietzsche, sem a música, a vida seria um erro. Essa frase caberia no mercado musical de cerimônias atualmente? Talvez o grande filósofo alemão teria repensado esse texto, caso ele vivesse no Brasil do século XXl, ao se deparar com músicas sendo executadas sem o devido profissionalismo e respeito merecido nas cerimônias matrimoniais.

De acordo com Instituto Data Popular e a Associação Brasileira de Eventos Sociais (ABRA-FESTA), o mercado de casamentos no Brasil cresce em torno de 10,4%, sendo considerado assim, um dos setores que mais movimenta a economia brasileira, mesmo em época de crise. 

No entanto, esse mercado tem atraído empresas de música que não estão preparadas para vender um produto de qualidade, no que se refere à execução musical, organização, logística de produção, entre outros fatores que fazem desse nicho um dos mais complexos do setor. Em muitos casos, é possível perceber o erro “gritante”  encontrado dentro desses grupos, como por exemplo o uso de playbacks mal feitos, dublagem na execução, músicos mal preparados tecnicamente para tocar um repertório exclusivo escolhido pelos noivos. Infelizmente a busca, na maioria das vezes pelo menor preço, faz com que os noivos não se atentem ao fato de que podem simplesmente estragar um ato cerimonial cuidadosamente planejado, por contratar empresas que não levam seu trabalho a sério.

Por outro lado, é possível reconhecer, com méritos, a visão com que várias empresas idôneas, tratam a música e as pessoas com o devido respeito, e mantém um profissionalismo eficiente e eficaz no seu trabalho. Grupos desse nível seguem uma rotina séria e exemplar, como ensaios regulares, arranjos exclusivos para cada cerimônia, contratação de músicos de qualidade, cachês compatíveis com o mercado de trabalho altamente exigente.

Uma dica que dou aos músicos que atuam nessa área é que se dediquem ao máximo, façam o seu melhor, procurem se organizar nos afazeres e estudem sempre. Além disso, mantenham a disciplina e evitem tocar por qualquer valor, pois só assim a classe musical será valorizada. 

Por outro lado, aos que buscam contratam alguém, é aconselhável observar se a empresa é conhecida no mercado, visitar pessoalmente o contratante em seu escritório e solicitar referências de outros casais que já o tenham contratado. Somado a isso, evitem barganhar o preço, pois quase sempre o barato sai caro. 

Parafraseando Nietzsche, a cerimônia com boa música seria um sonho, se todos os grupos levassem seu trabalho a sério.

Até breve.
Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor | João & Maria
__________________
* Hamilton de Oliveira iniciou seus estudos no Curso de MPB/Jazz no Conservatório de Tatuí, formou-se em Licenciatura pela UNISO no curso de Música e Pós-graduou-se pelo SENAC em Docência no Ensino Superior. É maestro, tecladista, pianista, acordeonista, arranjador, produtor musical, professor e colaborador da Revista Keyboard Brasil.













Nenhum comentário:

Postar um comentário