sexta-feira, 26 de maio de 2017

DEPECHE MODE ENJOY THE SILENCE

   * Por Amyr Cantusio Jr.


ESTE MÊS, A DICA TÉCNICA É COM O SINGLE MAIS POPULAR DA BANDA DEPECHE MODE ATÉ A ATUALIDADE. MESMO MAIS DE DUAS DÉCADAS APÓS SEU LANÇAMENTO, ENJOY THE SILENCE CONTINUA A SER UM DOS TEMAS FAVORITOS DOS FÃS, COM PRESENÇA OBRIGATÓRIA EM TODOS OS CONCERTOS.

Esta música virou um clássico. Pegajosa, simples, mas muito bonita. Enjoy the Silence é o 24º single da banda britânica Depeche Mode, lançado em 16 de Janeiro de 1990, pela editora Mute Records. A canção foi escrita por Martin Gore e foi o segundo single do álbum Violator. O single foi relançado em 2004, numa versão remixada por Mike Shinoda, com o título “Enjoy the Silence 04”.

Depeche Mode, lançado em 16 de Janeiro de 1990, pela editora Mute Records. A canção foi escrita por Martin Gore e foi o segundo single do álbum Violator. O single foi relançado em 2004, numa versão remixada por Mike Shinoda, com o título “Enjoy the Silence 04”.

A canção ganhou o prêmio de “Melhor Single Britânico” no Brit Awards de 1991. Inicialmente planejado como uma balada calma, com o próprio Gore na voz. Durante a gravação do álbum Violator, Alan Wilder, então ainda membro da banda, sugeriu a reestruturação do tema musical e a inclusão de uma linha de baixo marcada. O grupo gostou das ideias e a canção final acabou por ser interpretada por David Gahan.

Após o lançamento, “Enjoy the Silence”, tornou-se o single mais popular da banda até então. Mesmo mais de duas décadas após seu lançamento, continua a ser um dos temas favoritos dos fãs, com presença obrigatória em todos os concertos.

O videoclipe da versão original foi realizado por Anton Corbijn e filmado em diversos países europeus como Portugal, Espanha e Suíça. Nele, existe uma alternância de imagens da banda, com cenas que mostram o vocalista David Gahan disfarçado de rei com uma cadeira desdobrável debaixo do braço. O personagem passeia por diversas paisagens, em busca do silêncio, incluindo as planícies do Alentejo e praias do Algarve, até encontrar a paz num cenário montanhoso, coberto de neve. 

Aqui no vídeo tutorial da página 42  (Youtube/Piano) é exata a combinação de acordes. Você pode criar arranjos a partir desta harmonia básica/baixos, mão esquerda simples e tríades na mão direita. Eu toco assim também. Só que com arranjos mais complexos.

Divirta-se  !!


______________________
*Amyr Cantusio Jr. é músico (piano, teclados e sintetizadores) compositor, produtor, arranjador, programador de sintetizadores, teósofo, psicanalista ambiental, historiador de música formado pela extensão universitária da Unicamp e colaborador da Revista Keyboard Brasil.







Nenhum comentário:

Postar um comentário