O SOM DO PIANO NO PIANO DIGITAL!
QUER
A RESPOSTA PARA A DÚVIDA DE QUEM REALMENTE PODE SAMPLEAR O SOM DO PIANO PARA
QUE ELE SEJA FIEL AO PIANO ACÚSTICO? LEIA
COM ATENÇÃO E FAÇA A ESCOLHA CERTA!
* Por Luiz Carlos Rigo Uhlik
Se
você tivesse que samplear o som do piano para desenvolver um Piano Digital ou
para, simplesmente, ter o som do piano que você gosta, como você agiria? Que
tipo de piano você escolheria?
Cauda
Concerto, Meia Cauda, Baby Grand, Upright? Qual
a marca do Piano, baseado na sonoridade que você gosta? Qual
a idade do piano e onde encontrá-lo? Quem
ajustaria e afinaria o piano para que você pudesse tirar o melhor som dele, é
claro?
Que
tipos de microfones você escolheria? Em
que posição estes microfones devem ficar para você captar o som do piano?
Quantos
microfones? Como
você resolveria a questão dos 'ruídos' provocados pelo acionamento do mecanismo
do piano? E os
ruídos da ambiência?
Como
você definiria o tipo de ataque, em cada tecla, para 'armazenar' o som do
piano?
Quantos
toques você definiria como suficientes para samplear o melhor da sonoridade do
piano?
Como
você processaria todos esses sons? Que
tipo de classificação e resposta você daria para cada velocity? Como
é o nome da sua mãe, mesmo?
Percebeu? Samplear o som do piano
não é para quem quer; é para quem pode. Aí vem a pergunta: quem pode samplear o
som do piano para que ele seja, realmente, fiel ao piano acústico? Afinal de
contas, não é essa a sua proposta? Ter o melhor som do piano acústico num
Instrumento Portátil e Digital?
Fiz um estudo aprofundado sobre a
forma de 'sampleamento' do som dos
pianos das diversas marcas de Pianos digitais disponíveis no Brasil. Se
precisasse escrever sobre os EPs disponíveis pelo mundo, também posso divulgar.
Tive o prazer e a honra de conhecer
as plantas dos melhores fabricantes de pianos acústicos do mundo. Mas, o Brasil
é o que interessa, o nosso mercado é que está em jogo. Vamos ao resultado?
Segue a classificação, através de nota, em ordem Alfabética dos Fabricantes, da
qualidade dos principais Pianos Digitais do Mercado Brasileiro.
Levo em consideração o quesito
"sampleamento" do piano; ou seja, a qualidade do som do piano como
ele realmente se apresenta. As notas variam de 1 a 10, onde 1 é o "sampleamento"
do piano no formato universal, MIDI, e 10 o "sampleamento" mais
próximo ao som "verdadeiro" do piano:
Casio
- 4
Fenix
- 1
Kawai
- 5
Korg
- 5
Kurzweil - 6
Michael - 1
Nord - 7
Roland - 4
Tokai - 3
Waldman - 1
Yamaha - 10
O que noto é uma diferença "astronômica" entre o som do Piano Digital Yamaha para os demais Pianos Digitais do Mercado. E isto é uma constante desde os modelos mais simples até os mais sofisticados. Agora, você pode me dizer: - Não concordo, Uhlik! O meu Piano Digital tem um som incrível!
A minha resposta para você é muito simples: você se identificou com o som do instrumento, assim como você jamais vai esquecer o seu primeiro beijo. Não tem como argumentar sobre o que você gosta ou não. O que descrevi é o resultado eminentemente técnico do sampleamento do som do Piano Acústico, exatamente como o Piano Acústico é.
E, olha, que mesmo os bons Pianos Acústicos de Concerto tem uma série de ruídos, diferenças de timbre nas notas de passagem, sonoridade diferente com o pedal, sem o pedal... Portanto, me atenho a fatos; contra fatos, não há argumentos.
Agora, vou fazer uma pequena menção com relação aos Pianos Digitais Yamaha e porque eles são melhores. Você sabia que a Yamaha produz TODAS as peças dos seus Instrumentos Musicais? Todos os demais fabricantes do mundo adquirem peças de fabricantes famosos, como por exemplo, a Renner, que é uma referência na fabricação do mecanismo de acionamento das teclas dos mais famosos Pianos Acústicos do Mundo.
Mas, na Yamaha, não tem moleza. Desde a cola, o parafuso, o enlace, o feltro, o 'aramezinho', a solda, o martelo, a Tábua Harmônica, o Frame, tudo é produzido pela própria Yamaha.
Portanto, não seria diferente com relação à produção e sampleamento dos Pianos Acústicos para os Pianos Digitais. Confiança tem nome. E não é Friboi! É Yamaha! Avante!
______________________
*Amante da música desde o dia da sua concepção, no ano de 1961, Luiz Carlos Rigo Uhlik é especialista de produtos e Consultor em Trade marketing da Yamaha do Brasil., além de colunista nas Revistas Keyboard Brasil e Música & Mercado ( http://musicaemercado.org/ ).
foto de Maurício Jelê
Nenhum comentário:
Postar um comentário