terça-feira, 2 de maio de 2017

O SOM DO PIANO NO PIANO DIGITAL!

QUER A RESPOSTA PARA  A DÚVIDA DE QUEM  REALMENTE PODE SAMPLEAR O SOM DO PIANO PARA QUE ELE SEJA  FIEL AO PIANO ACÚSTICO? LEIA COM ATENÇÃO E FAÇA A ESCOLHA CERTA!

 * Por Luiz Carlos Rigo Uhlik

Se você tivesse que samplear o som do piano para desenvolver um Piano Digital ou para, simplesmente, ter o som do piano que você gosta, como você agiria? Que tipo de piano você escolheria?

Cauda Concerto, Meia Cauda, Baby Grand, Upright? Qual a marca do Piano, baseado na sonoridade que você gosta? Qual a idade do piano e onde encontrá-lo? Quem ajustaria e afinaria o piano para que você pudesse tirar o melhor som dele, é claro?

Que tipos de microfones você escolheria? Em que posição estes microfones devem ficar para você captar o som do piano?
Quantos microfones? Como você resolveria a questão dos 'ruídos' provocados pelo acionamento do mecanismo do piano? E os ruídos da ambiência?

Como você definiria o tipo de ataque, em cada tecla, para 'armazenar' o som do piano?
Quantos toques você definiria como suficientes para samplear o melhor da sonoridade do piano?

Como você processaria todos esses sons? Que tipo de classificação e resposta você daria para cada velocity? Como é o nome da sua mãe, mesmo?

Percebeu? Samplear o som do piano não é para quem quer; é para quem pode. Aí vem a pergunta: quem pode samplear o som do piano para que ele seja, realmente, fiel ao piano acústico? Afinal de contas, não é essa a sua proposta? Ter o melhor som do piano acústico num Instrumento Portátil e Digital?

Fiz um estudo aprofundado sobre a forma de  'sampleamento' do som dos pianos das diversas marcas de Pianos digitais disponíveis no Brasil. Se precisasse escrever sobre os EPs disponíveis pelo mundo, também posso divulgar.

Tive o prazer e a honra de conhecer as plantas dos melhores fabricantes de pianos acústicos do mundo. Mas, o Brasil é o que interessa, o nosso mercado é que está em jogo. Vamos ao resultado? Segue a classificação, através de nota, em ordem Alfabética dos Fabricantes, da qualidade dos principais Pianos Digitais do Mercado Brasileiro.

Levo em consideração o quesito "sampleamento" do piano; ou seja, a qualidade do som do piano como ele realmente se apresenta. As notas variam de 1 a 10, onde 1 é o "sampleamento" do piano no formato universal, MIDI, e 10 o "sampleamento" mais próximo ao som "verdadeiro" do piano:
Casio - 4
Fenix - 1
Kawai - 5
Korg - 5
Kurzweil - 6
Michael - 1
Nord - 7
Roland - 4
Tokai - 3
Waldman - 1
Yamaha - 10

O que noto é uma diferença "astronômica" entre o som do Piano Digital Yamaha para os demais Pianos Digitais do Mercado. E isto é uma constante desde os modelos mais simples até os mais sofisticados. Agora, você pode me dizer: - Não concordo, Uhlik! O meu Piano Digital tem um som incrível!

A minha resposta para você é muito simples: você se identificou com o som do instrumento, assim como você jamais vai esquecer o seu primeiro beijo. Não tem como argumentar sobre o que você gosta ou não. O que descrevi é o resultado eminentemente técnico do sampleamento do som do Piano Acústico, exatamente como o Piano Acústico é.

E, olha, que mesmo os bons Pianos Acústicos de Concerto tem uma série de ruídos, diferenças de timbre nas notas de passagem, sonoridade diferente com o pedal, sem o pedal... Portanto, me atenho a fatos; contra fatos, não há argumentos.

Agora, vou fazer uma pequena menção com relação aos Pianos Digitais Yamaha e porque eles são melhores. Você sabia que a Yamaha produz TODAS as peças dos seus Instrumentos Musicais? Todos os demais fabricantes do mundo adquirem peças de fabricantes famosos, como por exemplo, a Renner, que é uma referência na fabricação do mecanismo de acionamento das teclas dos mais famosos Pianos Acústicos do Mundo.

Mas, na Yamaha, não tem moleza. Desde a cola, o parafuso, o enlace, o feltro, o 'aramezinho', a solda, o martelo, a Tábua Harmônica, o Frame, tudo é produzido pela própria Yamaha.

Portanto, não seria diferente com relação à produção e sampleamento dos Pianos Acústicos para os Pianos Digitais. Confiança tem nome. E não é Friboi! É Yamaha! Avante!

______________________
*Amante da música desde o dia da sua concepção, no ano de 1961, Luiz Carlos Rigo Uhlik é especialista de produtos e Consultor em Trade marketing da Yamaha do Brasil., além de colunista nas Revistas Keyboard Brasil e Música & Mercado (  http://musicaemercado.org/ ).
 foto de Maurício Jelê 






Nenhum comentário:

Postar um comentário