terça-feira, 2 de maio de 2017

BATIDAS (OU SONS) BINAURAIS

PARTE FINAL


FINALIZANDO O TEMA, CONHEÇA ALGUNS DOS NUMEROSOS ESTUDOS DOCUMENTANDO OS BENEFÍCIOS POSITIVOS DO USO DAS BATIDAS BINAURAIS.

* Por Marcelo Dantas Fagundes

Nessa edição selecionei cinco bem documentados estudos de fontes respeitáveis que mostram a diversidade de benefícios a serem obtidos através da escuta regular das batidas ou sons binaurais.

Estudos...
Estudo 1: Dr. Vincent Giampapa, ex-presidente da American Board of Anti-Aging Medicine.

Pesquisas feitas pelo Dr. Vincent Giampapa descobriram que ouvir Batidas Binaurais  diariamente afeta a produção de três hormônios diretamente relacionados à longevidade da vida e bem-estar geral. Sua pesquisa mostrou que quando expostos a Batimentos Binaurais por períodos prolongados, os níveis de cortisol diminuíram e os níveis de DHEA e melatonina aumentaram.

DHEA (desidroepiandrosterona) é um hormônio produzido pelas glândulas adrenais do corpo. 


A produção de DHEA no corpo atinge seu pico depois dos 20 anos e começa a diminuir depois dos 30. A diminuição é mais rápida nas mulheres do que nos homens. Níveis mais baixos de DHEA também podem ser encontrados em pessoas com transtornos hormonais, HIV/AIDS, Mal de Alzheimer, doenças cardíacas, depressão, diabetes, inflamação, transtornos no sistema imune e osteoporose. Corticosteróides, anticoncepcionais orais e agentes de tratamento de transtornos psiquiátricos também podem diminuir os níveis de DHEA.

O suplemento de DHEA é geralmente usado para tratamento de desequilíbrios hormonais, mas fabricantes começaram a anunciar o produto como uma cura mágica para muitas coisas, como perda muscular, perda de peso, osteoporose e depressão. A DHEA também foi ligada ao uso por atletas como doping. Atualmente, a DHEA é rotulada desde “fonte da juventude”. Você poderá voltar a produzir este hormônio naturalmente com as Batidas Binaurais, sem o consumo dessas drogas sintéticas.

O Cortisol é um hormônio corticosteróide da família dos esteróides.

O Cortisol é produzido pela parte superior da glândula suprarrenal (no córtex suprarrenal, porção fasciculada ou média) diretamente envolvido na resposta ao estresse. Sua forma sintética, chamada de hidrocortisona, é um antiinflamatório usado principalmente no combate às alergias, à artrite reumatóide e alguns tipos de cancro. O nome cortisol deriva de córtex.

Tem três ações primárias: estimula a quebra de 1) proteínas, 2) gorduras e 3) providencia a metabolização da glicose no fígado. Considerado o hormônio do stress, ativa respostas do corpo ante situações de emergência para ajudar a resposta física aos problemas, aumentando a pressão arterial e o açúcar no sangue, propiciando energia muscular. 

Ao mesmo tempo, todas as funções anabólicas de recuperação, renovação e criação de tecidos são paralisadas e o organismo se concentra na sua função catabólica para a obtenção de energia.

Uma vez que o stress é pontual, superada a questão, os níveis hormonais e o processo fisiológico volta à normalidade, mas quando este se prolonga, os níveis de cortisol no organismo disparam (Enciclopédia Médica Ferato).

Melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo corpo humano e uma de suas funções básicas é a indução ao sono.

A melatonina está relacionada com a regulação do metabolismo ao longo do dia, o que inclui os períodos em que a pessoa está dormindo ou acordada.

A melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal dos vertebrados. Nos seres humanos, a glândula pineal está localizada na região central do cérebro (mais precisamente atrás do terceiro ventrículo). O hormônio foi descoberto pelo dermatologista Aaron Lerner, no ano de 1958. A melatonina tem, como principal função, a de induzir o sono. O hormônio também participa de outros processos fisiológicos e tem se mostrado um grande aliado no combate de muitas doenças.

Aqui está uma breve visão geral do porquê produzir a quantidade correta desses 3 hormônios é particularmente importante para o corpo:

O cortisol é conhecido como o "hormônio do estresse" porque é produzido quando ficamos estressados e ansiosos. Ele altera as respostas do sistema imunológico e suprime o sistema digestivo, o sistema reprodutivo e processos de crescimento. A superexposição ao cortisol pode perturbar quase todos os processos do corpo. Isso coloca o corpo em maior risco de inúmeros problemas de saúde, incluindo ansiedade, depressão, problemas digestivos, doenças cardíacas, problemas de sono e ganho de peso.

DHEA (dehydroepiandrosterone) é conhecido como o "hormônio da juventude" porque é usado como um ingrediente para praticamente todos os bons hormônios no corpo. DHEA é feito pelas glândulas suprarrenais e é então convertido em andrógenos, estrogênios e outros hormônios. Estes são os hormônios que regulam o metabolismo das gorduras e dos minerais, a função sexual e reprodutiva e os níveis de energia. Os níveis de DHEA aumentam até os nossos 20 anos e, em seguida, começam gradualmente a diminuir. A produção de DHEA no corpo também pode diminuir com o uso de certos medicamentos como a insulina e corticosteróides.

A melatonina ajuda a controlar o ciclo sono-vigília. Em parte, o pulso de disparo do corpo controla quanto melatonina é produzida pelo corpo. Normalmente, os níveis de melatonina começam a subir no meio da noite, permanecer alta durante a maior parte da noite, e depois cair no início da manhã. Os níveis de melatonina diminuem lentamente com a idade. Alguns adultos, mais velhos, fazem quantidades muito pequenas dele ou nenhum, por esta razão os idosos costumam dormir menos.

Estudo 2: Dr. Margaret Patterson e Dr. Ifor Capel do Departamento de Pesquisa da Fundação Marie Curie. Polônia

Dra. Margaret Patterson e Dr. Ifor Cape descobriram que Batidas Binaurais que levam o usuário para a produção da Onda Alfa aumenta a produção de serotonina, um hormônio que aumenta o relaxamento e alivia a dor.

Serotonina: regula sono, humor, apetite e ainda ajuda a combater a enxaqueca

Os neurotransmissores representam os mensageiros do cérebro. Eles são substâncias químicas que permitem que os neurônios passem sinais entre si e para outras células do corpo, o que os torna importantíssimos em nossas funções vitais. Há muitas funções e muitos neurotransmissores, mas um deles merece destaque: a serotonina.

A serotonina é um neurotransmissor produzido no tronco encefálico, no núcleo da rafe, e desempenha papel em muitas partes do organismo. Embora, todas as suas áreas de atuação ainda estejam sendo descobertas pela neurociência, estudos já apontam alguns lugares onde esse neurotransmissor age. 

7 benefícios de se produzir naturalmente a Serotonina:
1-Regulação do sono

A serotonina é responsável pelo estado de vigília de nosso cérebro, ou seja, ela que nos deixa em alerta. Para que uma pessoa tenha um sono adequado, ela age de duas formas diferentes. A princípio, regula a primeira fase do sono, chamada de "sono lento". No entanto, para que a fase mais profunda aconteça –  o sono REM –, esse neurotransmissor deve estar inibido.

2-Depressão e outros distúrbios de humor
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a depressão não significa, exatamente, a falta de seratonina em nosso organismo. A crença talvez tenha vindo da efetividade da ação de antidepressivos que aumentam a disponibilidade do neurotransmissor no cérebro. Na verdade, o que acontece em casos de depressão, ansiedade e outros distúrbios afetivos, é que a transmissão de serotonina não está tão efetiva quanto deveria. 

"Alguns antidepressivos atuam inibindo seletivamente a receptação da serotonina, aumentando dessa forma a quantidade dela nos espaços entre os neurônios, facilitando a neurotransmissão. Isso faz com que a pessoa tenha o seu humor melhorado, diminuindo também a ansiedade e irritabilidade". As Músicas com os Batimentos Binaurais fazem com que a serotonina não acabe no corpo e aumenta sua produção naturalmente.

3- Enxaqueca
Hoje, uma das chaves do trata-mento da enxaqueca está na serotonina. Os remédios usados para tratar as dores - geralmente antidepressivos - influem nos receptores da serotonina, diminuindo a sua receptação. Com isso, a disponibilidade do neurotransmissor aumenta e, com ela, a disposição do indivíduo. Mais disposto, as dores aliviam. Isso acontece porque a serotonina é uma importante reguladora das vias sensoriais de nosso corpo, inclusive da via dolorosa. Quando há diminuição da receptação, os estímulos também caem, o que leva à amenização da dor. 

4- Humor
A serotonina é um dos neurotransmissores responsáveis pelo humor. Estando com transmissão inadequada, é natural que o indivíduo se sinta irritado, mal-humorado, ansioso, impaciente, irritadiço, propenso a chorar etc. Melhorando a qualidade da transmissão, logo existe o alívio deste quadro. O nível adequado de transmissão evita também casos de agressividade, já que o neuro-transmissor está ligado ao controle de impulsos em nosso sistema límbico.

5- Saciedade
A relação entre saciedade e serotonina acontece em nosso hipotálamo. Em níveis normais de transmissão, o indivíduo se alimenta normalmente. No entanto, pessoas com transmissão abaixo da média ou à transmissão ineficiente, acabam abusando de doces e massas para se sentirem satisfeitas. Perceba que isso acontece com frequência em pessoas que declaram se sentir tristes. 

Essa relação existe porque a serotonina é responsável pelo chamado estado de vigília quieta, diretamente relacionado à saciedade. Esse estado previne a fome e a atividade sexual.

6-Atividade sexual
Embora muitos o chamem de "neurotransmissor do prazer", em excesso, a serotonina atrapalha o desempenho sexual. Essa relação acontece no hipotálamo. Quando há transmissão intensa, a libido cai, chegando a interferir no orgasmo de ambos os sexos. 

Essa relação acontece, por exemplo, quando um indivíduo toma antidepressivos, que melhoram a transmissão da serotonina em nosso cérebro e, logo, diminuem a libido. Muitas vezes, antidepressivos são ministrados para pacientes com ejaculação precoce.

7- TPM
Existe a hipótese de que os sintomas da TPM também estejam ligados à baixa transmissão de serotonina em nosso cérebro. Além dos sintomas clássicos de irritação existe, ainda, uma relação da serotonina com as cólicas. É ela a responsável por contraturas uterinas, ou seja, espasmos, que podem causar as indesejáveis cólicas e dores da TPM. "Entre as várias formas de tratar-se a TPM, medicações que regularizam o nível de serotonina também podem ser usadas". No entanto, com as Músicas com batidas Binaurais esta produção é natural.

Eles também descobriram que Batidas Binaurais que levam os usuários para a Onda Theta, impulsiona a produção de catecolaminas. As catecolaminas aumentam à frequência cardíaca, a pressão arterial, a frequência respiratória, a força muscular e o estado de alerta mental. Eles também diminuem a quantidade de sangue indo para a pele e aumentam o sangue nos principais órgãos como o cérebro, coração e rins.

Estudo 3: Dr. Siegried Othmer, PhD, BCIAC - cientista chefe do Instituto EEG. eletroencefalograma.

Pesquisas feitas por Dr. Siegried Othmer mostraram que o uso regular de Batidas Binaurais gerou um aumento médio de QI de 23%. Nos casos em que o QI era inferior a 100 para início, o aumento médio de QI foi de 33 pontos.

Dr. Othmer também relatou "melhorias dramáticas" na retenção visual das pessoas; memória, memória auditiva, leitura e aritmética.

Em um estudo de acompanhamento um ano depois, Dr. Othmer relatou grandes melhorias em longo prazo na autoestima e concentração e melhorias significativas nos padrões de sono, irritabilidade e organização.

Estudo 4: Terapia Alternativa Saúde e Medicina, 2001.

O estudo da Revista científica Terapia Alternativa Saúde e Medicina olhou para a eficácia de batidas binaurais no tratamento da ansiedade. Os sujeitos do estudo usaram batidas binaurais cinco vezes por semana, durante quatro semanas. Os resultados mostraram uma redução significativa na ansiedade dos sujeitos.

Estudo 5: O estudo de Peniston e Kulkosky, 1989.

Este experimento envolveu dois grupos de alcoólicos. O primeiro grupo observado foi sujeito a um programa regular dos Alcoólicos Anônimos de 12 passos para ajudar com a sua condição, enquanto outro grupo experimental foram feitas apenas 15 sessões de vinte minutos de batidas alfa e teta Binaural.

Treze meses mais tarde, o grupo de controle atendido pelos Alcoólicos Anônimos teve uma taxa média de volta ao uso do álcool de 80%. Não houve alteração no nível de depressão no grupo (Medido usando o Inventário de Depressão de Beck).

Já o grupo experimental com Batidas Binaurais mostrou uma taxa de volta ao uso do álcool de apenas  20% e os níveis de depressão reduziram-se para um terço do outro grupo.

Estes foram alguns dos diversos estudos sobre as Ondas Binaurais. Para saber mais, basta entrar no site http://www.cerebralmusic.com.br/

__________________________
* Marcelo Dantas Fagundes é músico, maestro, arranjador, compositor, pesquisador musical, escritor, professor, editor e membro da ABEMÚSICA (Associação Brasileira de Música).












Nenhum comentário:

Postar um comentário