quarta-feira, 29 de março de 2017

A VOZ DO JAZZ: TONY BENNETT

UM DOS MAIORES EXPOENTES VIVOS  DO JAZZ MUNDIAL E GANHADOR DE 17 PRÊMIOS GRAMMY. TONI BENNETT É CLÁSSICO E ETERNO, PARA TODAS AS IDADES.
* Por Hamilton de Oliveira

Aos 90 anos, Anthony Dominick Benedetto, conhecido mundialmente como Tony Bennett, é hoje um dos maiores expoentes vivos do jazz mundial. Ganhador de 17 prêmios Grammy, incluindo o prêmio de 1995 pela gravação do Cd MTV - Unplugged, que ajudou a divulgar sua obra para uma geração inteira de jovens por todo mundo.

Nascido no Queens, Bennett cresceu em Nova York. Seu pai era um imigrante italiano e sua mãe, embora americana, era filha também de italianos. A infância não era fácil em meio à Grande Depressão Americana. Porém, Bennett se distraía com seus dois irmãos mais velhos e utilizava a música como lazer nesta época, sendo grande admirador de Al Johnson, Bing Crosby e Judy Garland. Reflexo desta época se encontra no fato de Bennett se tornar um democrata.

Além de música, Bennett também estudou pintura na New York's School of Industrial Art, mas abandonou os estudos para ajudar os pais com as despesas da casa, trabalhando em subempregos. Porém, sua voz foi facilmente notada.


Bennett começou sua carreira gravando singles em 1950 pela Columbia Records incluindo sucessos como “Because of You,” “Rags to Riches,” e a regravação de Hank Williams “Cold, Cold Heart.” Ele teve 24 músicas entre o Top 40 americano, incluindo  “I Wanna Be Around,” “The Good Life,” “Who Can I Turn To (When Nobody Needs Me)” e seu maior sucesso, “I Left My Heart In San Francisco,” o qual ganhou 2 prêmios Grammy.

Tony Bennett é um dos poucos artistas a ter álbuns gravados em diversas décadas (anos 50, 60, 70, 80, 90, 2000 e 2010). Em 2006, ano de seu 80º aniversário, lançou o álbum Duets: An American Classic, que incluiu apresentações com Paul McCartney, Elton John, Barbra Streisand, Bono e outros - ganhou três Grammy Awards e passou a ser um dos melhores CDs vendidos do ano e da carreira de Tony. O primeiro Bennett Duets álbum também inspirou o especial de televisão  dirigido por Tony Bennett: An American Classic, que ganhou sete Emmys tornando o programa mais honrado no Emmy Awards 2007. 

Em comemoração ao seu 85º aniversário em 2011, o lançamento de Duets II, altamente aguardado, apresentou Tony com uma nova lista de celebrados artistas, incluindo a falecida Amy Winehouse (sua última gravação foi o dueto de “Body and Soul”), Michael Bublé, Aretha Franklin, Josh Groban, Lady Gaga, John Mayer e muitos outros. Duets II estreou em primeiro lugar nas paradas Billboard Album, tornando Tony o único artista da sua idade a conseguir isso na história da música. Bennett ganhou dois Grammys para Duets II na cerimônia do Grammy de 2012 e este ano marcou o 50º Aniversário da gravação e lançamento de sua canção de assinatura, “I Left My Heart em São Francisco”. 


Mais recentemente, ele lançou Viva duets, álbum bilíngue com artistas latino-americanos como Gloria Estefan, Thalía e as brasileiras Maria Gadú e Ana Carolina.  Crooner à moda antiga, Tony Bennett ainda consegue emocionar sem a necessidade de se amparar em grandes e novos artifícios ou mudar seu estilo, que permanece o mesmo desde sempre, para se adequar às exigências do mercado.

Tony Bennett tornou-se Kennedy Center Honoree em 2005, foi nomeado Mestre de Jazz da NEA em janeiro de 2006, recebeu o prêmio Cidadão do Mundo das Nações Unidas e um Prêmio Billboard Magazine Century em homenagem às suas destacadas contribuições para a música. Além de um excelente cantor, também é um pintor dedicado cujo interesse pela arte começou ainda criança. Ele continua a pintar todos os dias, mesmo em suas turnês pelo mundo afora, tendo exibido seu trabalho em galerias ao redor do mundo. Já teve obra encomendada pelas Nações Unidas, incluindo uma para o seu 50º aniversário. Sua pintura original, “Homenagem a Hockney”, está em exibição permanente no Instituto Butler de Arte Americana e, no marco National Arts Club, em Nova York é o lar da pintura chamada “Boy on Sailboat”. 

Em 2012, esteve no Brasil para shows em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, onde foi sucesso de público e crítica.

Curiosidades...

De um simples garçom, começou a acumular também a função de cantor e logo se tornou atração musical em nightclubs.

Em 1944, Bennett se alistou nas Forças Armadas Americanas e participou de inúmeras batalhas contra a Alemanha. Por várias vezes quase não escapou da morte nas batalhas, o que o tornou um pacifista. Em seus relatos, escreveu, “qualquer um que acha uma guerra romântica não participou de uma”. Tendo participado até mesmo em um frontline em batalhas, é compreensível o trauma deixado pela guerra. “É um pesadelo permanente. Eu apenas disse isso não é vida, não é vida”, completa Bennett em outro de seus relatos escritos.


Ao final da guerra, finalmente Bennett começou sua carreira, primeiramente em comerciais de TV. Seu primeiro sucesso foi a canção “Because of You”. A partir de então, sua carreira decolou, mesmo com a chegada do rock and roll. Bennett foi um dos poucos cantores pop jazz que não foram abalados com o novo ritmo.

Em 1956 Bennett também ganhou seu espaço na televisão, com seu programa semanal na NBC, o The Tony Bennett Show. Entre as suas mais conhecidas canções se encontra “I Left My Heart In San Francisco”, gravada em 1962. Além de ficar entre as Top-5 no rádio, Bennett ganhou um Grammy por esta e um prêmio de Melhor Performance de Solo Vocal Masculino.

Ao responder a uma pergunta sobre sua aposentadoria ele respondeu: “Me fazem essa pergunta o tempo todo e eu geralmente respondo: Me aposentar do quê? Me sinto sortudo por estar fazendo o que mais amo na vida, que é entreter o público. Sinceramente sinto que nunca trabalhei sequer um dia na minha vida”.

Em toda a carreira, vendeu mais de 50 milhões de cópias só nos Estados Unidos, de seus mais de 70 discos.

Tony Bennett é clássico e eterno, para todas as idades.
Até breve!





SAIBA MAIS SOBRE TONY BENNETT:
https://tonybennett.com/
__________________
* Hamilton de Oliveira iniciou seus estudos no Curso de MPB/Jazz no Conservatório de Tatuí, formou-se em Licenciatura pela UNISO no curso de Música e Pós-graduou-se pelo SENAC em Docência no Ensino Superior. É maestro, tecladista, pianista, acordeonista, arranjador, produtor musical, professor e colaborador da Revista Keyboard Brasil.









Nenhum comentário:

Postar um comentário