sexta-feira, 3 de março de 2017

Minueto em Gm (Sol menor)

DANDO CONTINUIDADE AO ESTUDO DO PIANO E TECLADOS, AQUI UM DOS INÚMEROS MINUETOS DE BACH.

 * Por Amyr Cantusio Jr.

Antes de iniciarmos nossa aula do mês, vamos falar um pouco sobre a música, seu surgimento e organização.

Sem sombras de dúvidas, a música organizada e catalogada nasceu na Itália, na Idade Média. Assim como 80% dos instrumentos musicais de orquestração, contidos nas Orquestras Sinfônicas, quartetos e sextetos, entre outros... Inclui-se aqui ainda os gêneros como a música “cantada” (Ópera) e instrumental.

Toda terminologia é itálica, valendo atualmente para a música erudita em todo mundo. Nomes como: Allegro, Allegroma non Troppo, Alegretto, Andante, Fermata, cadenza, piccolo, pìu, etc., são terminologias de condução, andamento e leitura musical. A priori, criada por Guido D'Arezzo na Itália (séc. X) as notas (UT,RE, MI, FA, SOL, LA, SI, DO = UT) e a pauta ou Pentagrama onde se escrevem as notas musicais. Antes disto, havia o NEUMA  medieval.

Posteriormente no século XV, outro italiano trocou o UT (latim) por DÓ. Que era a inicial de seu nome, Giovanni Battista Doni (para facilitar a leitura musical).

Não há o que se contestar. A Itália deu ao mundo a “urbis” organizada da música e os maiores compositores do planeta, entre os séculos XI e finais do XIX. Isto no terreno da música “ocidental”.

Mais tarde, a Alemanha no século XIX seria a detentora de grandes gênios na área, exceto pela Ópera Italiana que ainda lidera, de longe, a produção de 1000 anos de música!!

E, assim, depois de um pouco mais de conhecimento, partiremos para nossa aula do mês.

Ao estudarmos um dos inúmeros minuetos de Bach, note que a cadência musical deve ser rígida e matemática. A métrica da música barroca (séculos XVII e XVIII) é extremamente pontilhada, cheia de acentos e enfeites musicais (staccatos, pzzicatos trinados e apogiaturas) e foi feita para execução de clavicórdio ou harpsichord (cravo) posteriormente transcritas para o “piano”.



Até a próxima! Hare!

______________________
*Amyr Cantusio Jr. é músico piano, teclados e sintetizadores) compositor, produtor, arranjador, programador de sintetizadores, teósofo, psicanalista ambiental, historiador de música formado pela extensão universitária da Unicamp e colaborador da Revista Keyboard Brasil.









Nenhum comentário:

Postar um comentário