sexta-feira, 3 de março de 2017

O PROJETO CIBERPAJÉ

O ARTISTA TRANSMÍDIA EDGAR FRANCO É CONHECIDO NACIONAL E INTERNACIONALMENTE NO MEIO UNDERGROUND. POSSUI OBRAS PREMIADAS NAS ÁREAS DE ARTE E TECNOLOGIA, PERFORMANCE E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, ALÉM DE ÁLBUNS LANÇADOS POR GRAVADORAS EUROPEIAS. ESTE MÊS, A REVISTA KEYBOARD BRASIL APRESENTA AOS LEITORES, SEU PROJETO MUSICAL CIBERPAJÉ REALIZADO EM PARCERIAS COM MUSICISTAS DO EXTERIOR E DAS CINCO REGIÕES DO BRASIL.
*Redação

O projeto musical Ciberpajé nasceu no mês de setembro de 2014, próximo da data em que Edgar Franco completaria o aniversário de sua declaração de Ciberpajé.

O artista transmídia e pós-doutor em artes Edgar Franco é conhecido no Brasil e exterior por sua banda performática Posthuman Tantra, que em suas performances tem o grupo formado por Ciberpajé Edgar Franco (musicista e performer), I Sacerdotisa Rose Franco (musicista e performer), Luiz Fers (Performer e Figurinista) e Lucas Dal Berto (VJ).

A Posthuman Tantra já lançou CDs na Suíça, França, Inglaterra, Japão e Brasil, e já realizou suas performances multimídia em 4 regiões do país. Em 2014, Edgar Franco, o Ciberpajé, recebeu um convite inusitado do músico Genilson Alves, mentor da banda Each Second (SP) e da gravadora Lunare Music, ele sugeriu a criação de um projeto musical que musicasse os aforismos iconoclastas do Ciberpajé - escritos por ele quase diariamente e publicados em página no Facebook com cerca de 3 mil seguidores - também propôs que o nome do projeto fosse simplesmente "Ciberpajé".

Ao pensar no projeto, Genilson lembrou-se do escritor de ficção científica cyberpunk japonês Kenji Siratori - que inclusive participou do primeiro disco do Posthuman Tantra. Siratori grava recitações de seus textos viscerais e intrigantes e envia para bandas de industrial e darkwave musicarem, tendo participado de inúmeros álbuns pelo mundo afora.

A ideia foi fazer algo parecido, mas dessa feita com os aforismos criados e recitados pelo Ciberpajé. Assim, ele gravaria os aforismos com sua voz dando as impostações e emoções que sentia ao escrevê-los e as bandas e musicistas convidados criariam uma atmosfera musical para o aforismo.

A partir dessa concepção inicial foi gravado e lançado o primeiro EP do projeto Ciberpajé, "A Invocação da Serpente", com vozes e aforismos do Ciberpajé e música criada por Genilson Alves com seu projeto Each Second, importante representante da cena dark ambiente nacional. Ciberpajé também ficou a cargo da arte do EP, criando um padrão para o projeto com desenhos simples e simbólicos desenhados em branco sobre fundo negro. O EP foi lançado pelo selo brasileiro *Lunare Music, dedicado à música darkwave e experimental. E, assim, a Lunare tornou-se a casa do projeto Ciberpajé.

Todos os EPs são disponibilizados para streaming e download gratuito. Desde então, já foram lançados 7 EPs do projeto Ciberpajé, um CD reunindo 21 bandas de 5 países, uma performance-vídeo e 2 videoclipes.

Confira, a seguir, uma breve descrição de cada um deles.
 _____________________
* Lunare Music é um selo paulistano dedicado ao dark ambient, industrial, noise e outras alternativas do gênero. Clique nos links:
https://www.facebook.com/LunareMusic                                         https://lunarelabel.bandcamp.com/


O projeto Ciberpajé...

1. “CIBERPAJÉ – A Invocação da Serpente”
Parceria com Each Second/SP. (Lunare Music, 2014).

EP que abre a série, realizado em parceria com o projeto musical Each Second, do musicista Genilson Alves. O EP teve também uma tiragem numerada em versão CD, já esgotada. O trabalho criou ambiências ritualísticas densas para os aforismos propostos.


2. “CIBERPAJÉ – Lua Divinal” 
Parceria com Gorium/MT. (Lunare Music, 2015).
O segundo EP do projeto, "Lua Divinal", dessa vez em parceria com o vigoroso Gorium, veterana banda da cena Dark Ambient brasileira, radicada em Cuiabá (MT).


3. “CIBERPAJÉ – Heresia Cósmica”
Parceria com Léo da Heresia/ Brasília. (Lunare Music,  2016).
A obra foi gestada a partir do encontro do Ciberpajé com o artista ancestro-rebelde Léo da Heresia, figura lendária da cena underground de Brasilia, zineiro e músico experimental com extensa lista de lançamentos e apresentações ao vivo. O EP reuniu 4 aforismos do Ciberpajé recitados por ele e musicados por Léo da Heresia com o seu projeto (a)musical pUNk[A]I-sUIUk. Além das 4 faixas-aforismos o EP inclui uma intro especial ao som do berimbau elétrico de Heresia. Ciberpajé, além das vozes e aforismos também ficou responsável pela arte completa do EP, criando a arte da capa em sintonia com o som e proposta da obra. O EP gerou desdobramentos criativos como uma vídeo-performance do Ciberpajé recitando os aforismos com Heresia tocando-os e o projeto Inglês Mentufacturer remixando-os. Além de versões físicas em mini CD do EP original e da sua hackermixagem produzidos por Léo da Heresia. 

A vídeo-performance pode ser conferida nesse link: 

Este é um strEAm realizado a partir da filmagem de uma performance do CibeRPajÉ (edgar franco), onde ele recita seus aforismos, originalmente para a hackermixagem de mEntUfActUrEr (phil jones), mais as músicas do próprio ep "h[E]r[E]si[A] cÓsmic[A]".


4. “CIBERPAJÉ – O Estratagema da Aranha” 

https://lunarelabel.bandcamp.com/album/o-estratagema-da-aranha
Parceria com Quando os Céus e os Oceanos Colidem/SP-PR. (Lunare Music, 2016).
Nesse EP a parceria aconteceu com duas personalidades da cena darkwave brasileira, Genilson Alves e Gabriel Kalb que assinam a obra com o épico nome de seu novo projeto musical "Quando o Céu e os Oceanos Colidem". Dessa vez o trabalho inclui além de uma intro e de dois aforismos musicados, uma densa e obscura versão para a faixa Dawn in Blood, da banda portuguesa Wolfskin. A arte da capa ficou a cargo do Ciberpajé, mantendo a tradição dos EPs anteriores e retrata de forma mítica e metafórica a sua gata Ariel criando uma consonância com o clima e a proposta lírica da obra.
5. “CIBERPAJÉ – Verdades Voláteis” 
Parceria com Sérgio Ferraz/PE. (Lunare Music, 2016).
O EP foi lançado no dia 20 de setembro de 2016, dia do quinto aniversário da transmutação de Edgar Franco em Ciberpajé. A obra sonora, intitulada "Verdades Voláteis", celebra a parceria com o lendário musicista pernambucano Sérgio Ferraz. Ferraz está entre os pioneiros no uso do violino elétrico na música brasileira. Já gravou 4 álbuns solo e outros com os grupos Sonoris Fábrica e Quarteto Romançal. Paralelamente à carreira solo, participou das aulas-espetáculos ministradas por Ariano Suassuna. A música nordestina, o jazz, os sons da Índia e os elementos minimalistas e eletroacústicos influenciam a sua obra. Para o EP "Verdades Voláteis", Sergio Ferraz trabalhou em uma nova concepção sonora criando o que ele chamou de "aforismos-eletroacústicos-concretos".
6. “CIBERPAJÉ – Cura Cósmica” 
Músicas de Posthuman Tantra/GO & vozes do Granciberpajé Dimas Franco/MG. (Lunare Music, 2017).
O tema do EP é o nosso poder interior de autocura através da reconexão com nossa dimensão natural e Cósmica, ou seja, a reintegração com a natureza e nossa pura essência univérsica. A obra também é uma homenagem do Ciberpajé ao seu pai, o Granciberpajé Dimas Franco, demonstrando a força do amor e da conexão entre ambos. Dimas é o convidado especial do EP, recitando os aforismos nas 3 faixas criadas pelo Posthuman Tantra. O EP teve um videoclipe produzido a partir da faixa Aforismo I com direção de Anésio Neto e do Ciberpajé, e edição e fotografia de Daniel Rizoto e Diogo Vilela.


"A batida do meu coração dita o ritmo das mutações e da eterna renovação Cósmica"

7. “CIBERPAJÉ – Entranhas do Sol” 
Parceria com Alan Flexa/AP. (Lunare Music, 2017).
O EP "Entranhas do Sol" surgiu da parceria com  o notório musicista da região norte do país, Alan Flexa, e teve toda sua parte instrumental analógica criada por Flexa com forte influência das culturas ancestrais amazônicas. O Ciberpajé Edgar Franco selecionou 3 aforismos com forte conexão com a natureza e o Cosmos para a concretização do EP e gravou as vozes. Alan Flexa optou por um set de instrumentos acústicos para gerar as atmosferas imaginadas para as faixas. As vozes foram gravadas pelo Ciberpajé no estúdio Oca, em Goiânia; e as músicas foram gravadas, mixadas e masterizadas no Estúdio Zarolho Records, de Macapá, contando com o esmero e cuidado dos produtores Alan e João Flexa. O EP também teve um videoclipe produzido para a faixa Aforismo II, com direção e edição do Ciberpajé.

8. “CIBERPAJÉ – Egrégora” 
CD reunindo 21 bandas de 5 países musicando os aforismos do Ciberpajé. (Revista Gatos & Alfaces, 2015).
O CD "Ciberpajé - Egrégora", foi encartado na revista "Gatos & Alfaces # 6". Sendo um projeto organizado pelo Ciberpajé e pelo editor da revista, o poeta e ativista underground Luiz Carlos Barata Cichetto. O álbum tornou-se uma verdadeira egrégora, somando forças de músicos de várias partes do país e do mundo musicando com total liberdade os aforismos pré-gravados com a voz do Ciberpajé. A variedade de estilos, riqueza de melodias e antimelodias que surgiu surpreende. No CD temos desde o blues, passando pelo rock progressivo, pelo heavy metal e chegando a estilos como o dark ambient, o industrial e o noise. Uma viagem sonora pautada pela iconoclastia dos aforismos de Franco. As 21 bandas convidadas que integram o CD são: Posthuman Tantra & Luiz Carlos Barata Cichetto (Brasil); Muqueta Na Oreia (Brasil); Zemlya (Brasil); Blues Riders (Brasil); TransZendenZ (Suíça); Alpha III Project (Brasil); Poolsar (Brasil); Each Second (Brasil), Gorium (Brasil); Blakr (Inglaterra); Gabriel Fox (Brasil); Hidden in Plain Sight (Brasil); God Pussy (Brasil); Nix's Eyes (Brasil); Emme Ya (Colômbia); Vento Motivo (Brasil); Iamí (Brasil); 18 - ANT[ISM] (Brasil); Melek-tha (França); Kamboja (Brasil); Dimitri Brandi de Abreu (Brasil). A arte de capa ficou também nas mãos do Ciberpajé que optou por um estilo diferente do adotado na série de EPs. 

https://www.facebook.com/danyotima?lst=100003994400524%3A100002003118929%3A1487117465
http://ivsacerdotisa.blogspot.com.br/

SAIBA MAIS SOBRE CIBERPAJÉ:
https://www.facebook.com/Oidicius?lst=100003994400524%3A550131426%3A1488364227
https://www.youtube.com/user/posthumantantra
http://www.posthumantantra.legatusrecords.net/
https://myspace.com/posthumantantras
http://www.fotolog.com/edgar_franco/





Nenhum comentário:

Postar um comentário