sexta-feira, 3 de março de 2017

BRUNO DE FREITAS E SUA HISTÓRIA COM A MÚSICA 

O ENCANTAMENTO PELO UNIVERSO MUSICAL FEZ COM QUE O MÚSICO BRUNO FREITAS TIVESSE UMA GRANDE E INTENSA VIVÊNCIA SOBRE PRATICAMENTE TODOS OS ASPECTOS DA MÚSICA, RENDENDO GRANDES FRUTOS. TECLADISTA, PROFESSOR, PRODUTOR, DEMONSTRADOR DE PRODUTOS DA YAMAHA, ENDORSER DA STAY MUSIC E AGORA COLUNISTA DA REVISTA KEYBOARD BRASIL. CONHEÇA NOSSO MAIS NOVO COLABORADOR A ENTRAR PARA O TIME.

 *Redação

Tudo começou em 1994, aos doze anos de idade com um pequeno teclado, especificamente o PSR 110, da Yamaha. Desde então Bruno de Freitas iniciou de forma intensa os estudos da música, nos dois primeiros anos, de maneira autodidata.

Com ajuda de algumas revistas e o próprio manual do teclado deduziu a leitura inicial da partitura. Foi na igreja seu primeiro contato com o público, propriamente.

Em 1996, na oitava série, uma professora o flagrou desenhando uma partitura durante a aula de ciências – surpresa! A professora tocava saxofone. Notando sua paixão pela música, imediatamente o incentivou a ingressar na Escola Livre de Música da Universidade Estadual de Santa Catarina.

Já na Escola Livre de Música da universidade teve quatro anos de excessivos estudos de teoria musical, harmonia e contraponto, percepção, apreciação musical e piano. Lá, o encantamento pela música cresceu e a seriedade quanto às decisões futuras se solidificaram.

Desde então, seu passatempo favorito era ler sobre a história dos grandes compositores, transcrever partituras à mão, escrever (tentativas de) composições, sempre como base os Minuetos, Bourées, Tocatas, Fugas e Sonatinas, aos quais Bruno estudava ao piano. Como resultado, mais de duzentas pequenas, médias e algumas arriscadas grandes (em tamanho) composições guardadas até hoje em uma pasta. Resumindo aquela época: uma grande e intensa vivência sobre praticamente todos os aspectos da música, que hoje nota – rendeu grandes frutos na concepção e abrangência de sua produção atual.

Depois do ensino médio, veio a faculdade de Licenciatura em Música, a qual estudou durante cinco anos, com praticamente os mesmos professores da anterior Escola Livre de Música. Esse período foi uma continuidade daquilo que o músico havia iniciado, e uma observação: as tão esperadas cadeiras de Música e Mídia eram um prelúdio do que faz hoje. Estudou, anotou, rabiscou e colocou em prática as primeiras noções de produção musical, gravação, mixagem... E valeu a pena!

Em meio a esse contexto, iniciou os trabalhos em programação MIDI, sequencer, produção de ritmos e programação de synths; tecladista de uma importante banda da região (shows na Grande Florianópolis) e lecionava Artes na Rede Estadual e Municipal.

Como atuante de forma séria na música, as oportunidades foram aparecendo e a carreira se solidificando. Após a atuação no Ensino Público, desde 2008 Bruno é o responsável pela Arte Musical em uma renomada instituição de ensino da Grande Florianópolis – o Colégio Paulo Freire. Lá, o músico leciona Flauta Doce, Piano, Teclado, Técnica Vocal, Musicalização e Coral Infantojuvenil, além de desenvolver projetos internos de música com os educandos do fundamental II e Ensino Médio. Em 2010, foi convidado a reger um coral sacro no município de São José/SC, o qual esteve à frente até ano passado.

Em meio a todas as atuações, há quatro anos produz trilhas sonoras corporativas para cinema, TV, web e rádio, alimentando o mercado de conteúdo e marketing digital, especialmente na Austrália e EUA, distribuídos em todo o planeta.

Em 2014, produziu o EP do cantor de Jazz, Tony Vitti, francês, atualmente em Nova York. O EP está disponível no iTunes.

Há três anos o músico trabalha como Demonstrador de Teclas – Pianos Digitais, Teclados Arranjadores e Sintetizadores da Yamaha Musical do Brasil, tendo contato com diversos artistas nacionais e internacionais, bem como estudando e contribuindo com o desenvolvimento tecnológico e de marketing da música, com a equipe Brasil, Japão e de outras partes do mundo. Também é endorser da Stay Music desde 2015. 

Incansável, Bruno começa o ano de 2017 como o mais novo colaborador da Revista Keyboard BrasilSeja muito bem vindo!

SAIBA MAIS SOBRE BRUNO DE FREITAS:



Nenhum comentário:

Postar um comentário