sexta-feira, 3 de março de 2017

BATIDAS OU SONS BINAURAIS: VOCÊ SABE O QUE É?

PARTE 1
UMA ENORME DESCOBERTA QUE PODE MODIFICAR NOSSAS VIDAS VERDADEIRAMENTE E COMBATER DIVERSOS PROBLEMAS PSICOLÓGICOS E TAMBÉM FÍSICOS. ESTAMOS FALANDO SOBRE AS BATIDAS (OU SONS) BINAURAIS.
* Por Marcelo Dantas Fagundes

As Batidas Binaurais são batimentos sonoros numa determinada frequência que conseguem modificar o nosso cérebro tornando-o, por exemplo,  mais calmo, mais consciente, mais produtivo, mais atento, mais inteligente, criativo... Tudo de acordo com a frequência com que é usada.

Embora a criação de Batidas Binaurais só tenha sido possível através do avanço tecnológico nos últimos 100 anos ou mais, as culturas antigas estavam conscientes de como as frequências decorrentes de padrões de batidas repetitivas afetam o cérebro bem antes de a ciência moderna ser capaz de provar seus benefícios.

Naturalmente, nos séculos passados, as tribos não estavam cientes da ciência de como alterar as ondas cerebrais. O que sabiam era que o som consistente e rítmico tinha poderosos benefícios curativos e espirituais.

A ciência por detrás das Batidas Binaurais tem desempenhado um papel importante na interação social e desenvolvimento da maioria das culturas antigas, como mostrou a cientista Melinda Maxfield, PhD, ao conduzir uma pesquisa sobre os tambores usados durante rituais de culturas antigas.

Com essa pesquisa, descobriu-se que, em média, as batidas eram produzidas a uma taxa constante de 4,5 batimentos por segundo. Comprovou-se que esse padrão de batida consistente induz um estado de transe para o ouvinte porque o cérebro segue e produz ondas cerebrais a 4,5 Hz, que é um estado de ondas cerebrais de Theta, como você entenderá mais adiante.

Usando tambores repetitivos e cantando, monges tibetanos, xamãs nativos americanos, curandeiros hindus e mestres Yogis foram capazes de induzir estados de ondas cerebrais específicas para transcender a consciência, a cura, a concentração e o crescimento espiritual.

Esta ciência foi descoberta pela primeira vez em 1839 por um físico prussiano e meteorologista chamado Heinrich Wilhelm Dove. Foi só em 1973, que um biofísico chamado Gerald Oster trouxe a ciência para a comunidade científica através de um artigo acadêmico chamado "Auditive Beats In The Brain" (Scientific American, 1973). Em seu artigo, Oster concluiu: "É possível que alterações de comportamento fisiológico induzidas hormonalmente possam ser tornadas aparentes através da medição das Batidas Binaurais".

A pesquisa de Oster levou-o a acreditar que as Batidas Binaurais poderiam ser usadas para alterar o cérebro para estados específicos conducentes ao bem-estar. 

Vale à pena notar que, ao contrário da crença popular, Oster não inventou as batidas Binaurais. O fenômeno Batido Binaural é uma ciência natural que ocorre no cérebro, como Heinrich Wilhelm Dove descobriu 100 anos antes.

Somente nos últimos 40 anos os engenheiros de som e os cientistas conseguiram provar os pressupostos de Oster e demonstrar os benefícios de usar batidas binaurais em diferentes aspectos do desenvolvimento pessoal e bem-estar.

Os sons binaurais também foram estudados pela NASA por ser uma tecnologia eficaz e comprovada. Contudo, é uma técnica muito pouco divulgada no Brasil e com muito conteúdo para explorar.

Como agem?

Os sons ou batidas binaurais funcionam com sons transmitidos aos nossos ouvidos. Para que isto funcione, é necessário ouvi-los com uns headphones, uma vez que para haver eficácia cada ouvido receberá sons com diferentes Hertzs.

Vamos supor o seguinte exemplo:

O ouvido esquerdo ouve um som de 100hz, enquanto que o ouvido direito ouve o mesmo som com 107hz. Isto significa que se criou uma batida binaural de 7hz.

Como consequência, as ondas cerebrais irão seguir essas batidas. Sabendo que cada batida corresponde a um determinado estado cerebral, podemos manipular assim a nossa forma de estar. 

Por exemplo, se estamos agitados e com stress, podemos ouvir um som binaural com uma frequência baixa, para que as nossas ondas cerebrais correspondentes ao stress (ondas gama) diminuam a frequência para um estado de calma (ex: ondas alfa).

Por outro lado, se estamos demasiado calmos e necessitamos uma maior concentração, podemos aumentar as ondas cerebrais e otimiza-las para o estado que queremos por via dos sons binaurais.

Para que servem?

Você pode obter inúmeras utilidades, como o combate a depressão, redução do stress, aumento do hormônio do crescimento, aumentar a concentração, melhorar a memória e habilidades de aprendizagem, uma consciência mais aberta sobre a vida, controle do sono, controle de dores, vícios, e muitas outras doenças do homem moderno.

Estes sons são também muito interessantes para quem pratica meditação, pois com o seu auxílio, podemos atingir estados mais profundos, mais conscientes, e mais reparadores, como as poderosas ondas delta.

[...]  Continua na próxima edição.

SAIBA MAIS SOBRE BATIDAS BINAURAIS:
__________________________
* Marcelo Dantas Fagundes é músico, maestro, arranjador, compositor, pesquisador musical, escritor, professor, editor e membro da ABEMÚSICA (associação Brasileira de Música).








Nenhum comentário:

Postar um comentário