quinta-feira, 30 de março de 2017

O TECLADISTA, O MUNDO DIGITAL E A PRODUÇÃO MUSICAL

A MESCLA PERFEITA EM UM EMARANHADO DE INFORMAÇÕES, NA BUSCA PELO CONHECIMENTO TECNOLÓGICO E MUSICAL. ESSE É O TEMA DA PRIMEIRA MATÉRIA DO NOSSO MAIS NOVO COLABORADOR BRUNO DE FREITAS!!

* Bruno de Freitas


É histórico e cultural no mundo da música ocidental que as 88 teclas do piano sejam a referência no campo da composição, da harmonia e do esboço inicial das ideias musicais.

Com o passar dos anos, especialmente na primeira metade do século XX, o mundo das teclas se entrelaçou com o mundo dos algorítmos e o que historicamente era o carro-chefe das composições e arranjos profissionais, se solidificou em tal função, seja em uma banda pop, num estúdio de gravação ou na sala da casa de um compositor de cinema ou televisão.

Quem passou a infância e adolescência entre as décadas de 1980 e 1990 notou que o desenvolvimento tecnológico digital foi rápido e continua crescente. Dos Atari's ao Playstation; dos telefones 'tijolões' aos smartphones que filmam em qualidade de cinema - e até são capazes de rodarem VST's - instrumentos musicais virtuais!

Com isso, se tornou um clichê entre os músicos, e uma curiosidade: a identificação do tecladista com o mundo dos computadores - o mundo digital. Qual (tecladista) nunca desmontou um teclado? Ou foi autodidata na computação? É comum encontrar profissionais das teclas fazendo a manutenção dos seus próprios PC's e notebooks.


Existe uma explicação lógica para isso tudo? É possível. Você tecladista leitor, lembra-se quando se encantou pelo painel dos teclados e sintetizadores, lá na sua infância/adolescência, ao ver os inúmeros leds e LCDs com cores vibrantes e chamativas? Creio que esse encantamento perdura até hoje. Conta muito o design de um novo teclado, tanto funcionalmente quanto esteticamente.

Paralelamente, o mercado de softwares notou a tendência e necessidade de novos e melhores timbres, e a dinastia VST's iniciara uma concorrida jornada virtual, que aliás, é gigante nos dias de hoje e cresce exponencialmente. Com esse vasto cardápio entre instrumentos físicos e virtuais, a maravilhosa e natural junção da tecnologia à música formaram os ingredientes perfeitos para o tecladista entrar no mundo da produção musical.

E não para por aí. O colossal mercado de conteúdo web demanda também de produção musical de qualidade. É aí que também naturalmente, o tecladista/produtor entra em cena. Com a vivência musical, mais o domínio das técnicas de produção, composição e mixagem, o músico, que não poderia deixar de citar, também professor de música, músico de bandas ou duplas também embarca no concorrido mundo das trilhas sonoras, no mercado web.

Entretanto com o mundo globalizado, a tecnologia e qualidade digital avança mais e mais. As imagens HD, Full HD, 4k e no futuro próximo 8k exigem uma qualidade sonora maior nas produções de trilhas: sejam elas corporativas, para aberturas de TV, web-design e muito mais.

Com isso é comum o músico das teclas se tornar um incansável pesquisador do melhor timbre, do melhor plugin, do melhor VST, do melhor teclado ou sintetizador, ah, e é claro, da melhor harmonia e tema melódico.

Assim o tecladista, o mundo digital e a produção musical se tornam uma mescla perfeita em um emaranhado de informações, sempre buscando conhecimento tecnológico e musical.
_____________________
* Bruno de Freitas é Tecladista, professor, produtor, demonstrador de produtos da Yamaha, endorser da Stay Music e colaborador da Revista Keyboard Brasil







Nenhum comentário:

Postar um comentário