sexta-feira, 3 de março de 2017

GEOFF NICHOLLS - O GIGANTE VICKING E MEMBRO OBSCURO DO BLACK SABBATH

Uma grande e dolorosa perda na história do rock 80. Geoff Nicholls, tecladista do Black Sabbath e que acompanhou a banda por duas décadas e meia, morreu aos 68 anos. Nicholls estava lutando contra um câncer de pulmão.

 * Por Amyr Cantusio Jr.


O tecladista Geoff Nicholls teve uma carreira de quatro décadas no rock, em gêneros que iam do pop psicodélico ao heavy metal - sendo mais conhecido neste último campo, como o tecladista de longa data da banda Black Sabbath (1979-2004).

Nascido em Birmingham, Inglaterra, no ano de 1948, Nicholls tocou em várias bandas locais, durante sua adolescência, em meados dos anos 60. Começou como guitarrista e os seus ídolos incluíam Chuck Berry e Buddy Holly. Geoff também estudou piano e órgão, contudo jamais abandonou inteiramente a guitarra, tornando-se um admirador de Jimi Hendrix.

Em 1968, Nicholls foi recrutado para a segunda linha de curta duração da banda de pop psicodélico World of Oz, sucedendo David Kubinec nos teclados, bem como a adição de uma segunda guitarra ao seu som em algumas músicas.
 
Em 1969, se juntou a Johnny Neal & the Starliners mas seu soft pop/rock não era aquilo que Geoff tinha em mente para sua carreira.


Esse problema foi resolvido com a formação de um grupo de heavy metal originalmente conhecido como Bandylegs, que posteriormente mudaria seu nome  para Quartz. Em ambas as bandas, Geoff tocava teclado e guitarra. Da Quartz, o músico tornou-se membro oficial em 1974. Em  1976, a banda assinou um contrato com a Jet Records, lançando no ano seguinte seu primeiro álbum "Quartz", produzido por ninguém menos que Tony Iommi, que tocou flauta na musica "Purple Rain". 

Em 1979, Geoff deixou a banda a convite do Tony Iommi, para se juntar ao Black Sabbath como um segundo guitarrista para tocar baixo, no lugar de Geezer Butler, que havia saído. 

Neste ano, Ronnie James Dio, ex-Rainbow, entrou na banda a convite do Iommi. Algum tempo depois, Geezer Butler retornou para comandar as quatro cordas do baixo, no lugar de Geoff Nicholls, que passou a tocar teclado.

Nicholls então mudou para baixo quando Geezer Butler saiu brevemente, e então tornou-se o tecladista da banda após o retorno de Butler e a decisão de manter o nome do grupo. 

A primeira aparição de Nicholls em um álbum de Black Sabbath foi em "Heaven and Hell" (1980), e assim, foi creditado como tecladista em cada lançamento do Sabbath a partir de então até 2013, embora não fosse um membro oficial até 1986. Embora seu papel principal com Sabbath fosse no teclado, Nicholls também tocou guitarra  algumas vezes na base. Por exemplo, durante o solo de Iommi em " Snowblind " e algumas faixas durante as turnês Headless Cross (1989) e Forbidden (1995). 


Além de nem sempre ser creditado como um membro completo da banda, Nicholls raramente aparecia no palco propriamente dito durante os shows. Em vez disso, costumava ficar nos bastidores. Uma dessas raras exceções foi na turnê em apoio ao álbum Seventh Star (1986), onde tocou no palco. 

Geoff também realizou parcerias com o vocalista Tony Martin e o baterista Cozy Powell em seus respectivos projetos solo. 

Descanse em paz!











SAIBA MAIS SOBRE A BANDA BLACK SABBATH:
http://www.blacksabbath.com/

______________________
*Amyr Cantusio Jr. é músico piano, teclados e sintetizadores) compositor, produtor, arranjador, programador de sintetizadores, teósofo, psicanalista ambiental, historiador de música formado pela extensão universitária da Unicamp e colaborador da Revista Keyboard Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário