sexta-feira, 3 de março de 2017

PIANO DIGITAL

QUER CONHECER A CLASSIFICAÇÃO QUE IMPUS AOS PIANOS DIGITAIS DISPONÍVEIS NO BRASIL? ME ESCREVA E FIQUE SURPRESO!

 * Por Luiz Carlos Rigo Uhlik

Quem nunca errou que atire a primeira pedra! Pof! Bem na testa de Maria Madalena.
- Você nunca errou? - pergunta o Mestre, desconsolado!
- Desta distância, não!
Percebeu? Até para sacanagem tem “Ponto de Vista”.

Isto significa que falar de Piano Digital depende disso: “Ponto de Vista”.Portanto, tenha bons argumentos se você, realmente, quiser falar sobre Pianos Digitais! Mas, vamos lá, direto ao assunto.

Quando falo em Piano Digital preciso, é claro, levar em conta o Piano Acústico!
Piano Acústico? Lógico! 

Para você ter noção sobre o Piano Digital você precisa ter, como referência, o Piano Acústico. Aí é que a questão do “Ponto de Vista”, do cidadão que acertou a testa da Maria Madalena, prevalece:

- Que Piano Acústico você tem como referência para falar sobre a qualidade do Piano Digital? Pof!

Mais uma pedrada certeira! Isso, mesmo! Certeira! 

Dos cem bons pianistas populares que conheço, duzentos nunca tocaram em bons pianos acústicos. Pof! Mais uma Pedrada!

Então como esse pessoal pode falar de Piano Digital?  Como podem argumentar se este, ou  aquele piano é bom ou ruim? Quais referências?

Bem, meus amigos. Desta distância acerto todas! Já ouvi o seguinte:
- Baixei o “sample” do Steinway que é “matador”, impressionante. Nunca toquei num piano assim! Pof! Mais uma pedrada!

Como o Piano que você “baixou” é bom se você nunca tocou num Steinway?

O que dizer de um Bösendorfer, um Yamaha CFX, um S6, um C7, um Blüthner, um Estônia, um Mason & Hamlin? Pof! Pedrada certeira e mais pedrada certeira.

Desde que entrei para o mundo do Piano Digital tenho estudado estes maravilhosos equipamentos. Adoro o Piano, e a condição de Piano Digital é espetacularmente vantajosa. Senão, vejamos:

- Sensibilidade de toque das teclas (condição "sine qua non" para que o Piano Digital abrace o nome Piano).

- Quantidade de teclas que você usa normalmente, que pode variar de 76 até as 88 do piano acústico (número de teclas que você usa normalmente).

- Polifonia - quanto maior a polifonia melhor para o desempenho, principal-mente dos arpejos e das notas sob a ação do pedal.

- Bons sons de piano; igualmente, alguns timbres dos consagrados EPs e dos sons de instrumentos que mais estão ligados às teclas, como órgãos, strings, pads, etc...

- Tamanho e peso do instrumento, principalmente se você precisa levar para lá e para cá.

- Metrônomo. Se este metrônomo for convertido em ritmos, melhor ainda!

- Alto-falantes, com capacidade para reproduzir, verdadeiramente, o som do piano.

- Qualidade e reputação do fabricante.

- Custo X Benefício!

Mas, para classificar o que é bom e o que não é tão bom (porque não tem Piano Digital ruim demais) é preciso conhecer, a fundo, o fabricante. 

Percorri boa parte das fábricas dos bons pianos acústicos e digitais pelo mundo. Posso, com absoluta tranquilidade, descrever, avaliar e indicar, corretamente, o que é bom e o que é "falsidade" em termos de Piano Digital. Ainda mais quando o Marketing sabe maquiar, de forma arrasadora, a apresentação do produto.

Agora, vem a ousadia: Piano Híbrido! Meu amigo, só tem uma fabricante que consegue, realmente, simular, de forma híbrida, o piano acústico: a Yamaha. (Que bom que trabalho com ela!)

Mas, é claro, não posso me esquecer dos pianos de Koichi Kawai (que foi parceiro de Torakusu Yamaha), mas que, infelizmente, não são negociados no nosso país. O restante é um conjunto exantemático, misógino, estratosférico, batiscáfico, de falsidade.

Onde já se viu imaginar que uma tecla de madeira torna um piano digital híbrido?

Onde já se viu imaginar que um espelho sobre o martelo possa indicar que o piano digital é híbrido? Só com Marketing (e a Marketaria) isso é possível! Com a realidade, com a referência da realidade, não, não, não, não, e não!

Vou jogar mais uma pedra: Pof! Se tivesse que produzir um Piano Digital Brasileiro faria o seguinte: Samplearia um Fritz, misturaria com o Brasil e arremataria com um Essenfelder.

Mas, para que o piano adquirisse “corpo”, porque todos estes modelos não tem o “corpo” do som do piano, colocaria a verdadeira pimenta para criar um Super Piano Natural: Acrescentaria “Síntese FM” ao sample. Pof! Que pedrada. (Não espalhe a ideia porque senão vamos ter um enxurrada de Pianos Digitais no mercado).

Na década de 80, quando produzia trilhas, não havia uma solução econômica para gravar um naipe de violinos. Era difícil - e caro - reunir bons violinistas que tocassem afinados! Então, gravava UM violino e "dobrava" este violino com o Polysix, da Korg. Pof! Que conjunto espetacular de cordas.

Mas, só “Ponto de Vista”. Na verdade, o naipe era falso! Simples, assim! Se você quiser conhecer a classificação que impus aos Pianos Digitais disponíveis no Brasil, é só me escrever e você vai ficar surpreso com o que você vai apreciar.

E mais: se alguém quiser falar comigo sobre Piano Digital, que tenha, pelo menos, a experiência de ter tocado em bons pianos acústicos. Fora isso, meu amigo, só plástica, maquiagem, Marketing, e o seu Ponto de Vista! Avante!

______________________
*Amante da música desde o dia da sua concepção, no ano de 1961, Luiz Carlos Rigo Uhlik é especialista de produtos e Consultor em Trade marketing da Yamaha do Brasil., além de colunista nas Revistas Keyboard Brasil e Música & Mercado (  http://musicaemercado.org/ ).
 foto de Maurício Jelê 




6 comentários:

  1. Boa tarde! Gostaria de comprar um piano digital para mim e meus filhos. Tenho um teclado Yamaha mas gostaria de ter algo mais específico. Você poderia me mandar a sua lista de sugestões? godoi.giovani@gmail.com . Se for possível mandar a melhor relação custo x benefício para amadores exigentes fico grato. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite! Gostaria de comprar um piano digital para minha esposa. Tinhamos um piano de armário zimmermam e tivemos que vender por motivos de mudança,ostaria de ter algo mais específico. Você poderia me mandar a sua lista de sugestões? Paulopaulovitordossantos@iclou,obrigado

    ResponderExcluir
  3. Eu quero proporcionar para minha filha um bom aprendizado de piano, ela tem gostado muito das aulas de piano, moramos em apartamento e por isso procuramos comprar um piano digital, não tenho muitas condição financeira para o melhor no momento, mas gostaria de comprar um que possa durar sem decepcionar... Hehehe gostaria de receber a sua lista de pianos digitais. Agradeço pelo seu maravilhoso post

    ResponderExcluir
  4. Eu também quero uma relação custo benefício dos pianos digitais do mercado. E sim, já toquei num steinaway. Pra mim, Fritz dobert é o pior dos piores. Mas sobre os digitais, gosto muito dos timbres da Roland. Mas são caríssimos, não acho que é pra tanto.

    ResponderExcluir
  5. Olá, estou interessada em um piano digital, mas não entendo nada sobre eles e nem como avaliá-lo no momento da compra. Estudei piano durante toda minha infância e parte da adolescência. Agora quero muito retomar meus estudos. No momento não tenho condições para comprar um "dos melhores". Penso em algum intermédiário. Ao mesmo tempo sou um pouco chatinha em relação às estética. Gostaria muito de obter sua ajuda nisso. Muito agradecida.

    ResponderExcluir
  6. Muito engraçado, adorei o seu texto! Mas realmente preciso de ajuda, minha filha já faz aula de piano há 6 anos sem ter um piano em casa e agora está me pressionando pra comprar um. Não tenho casa própria e nem dinheiro pra comprar um piano acústico, o que eu faço? Me ajuda por favor!?

    ResponderExcluir